Os saberes docentes e o PPP.

Todos nós possuímos saberes/conhecimentos, as diversas áreas dependem de saberes próprios, por exemplo, a profissão docente exige habilidades, conhecimentos e saberes pedagógicos, uma pessoa ao chegar à faculdade de pedagogia, por exemplo, já possui seus próprios saberes, com o passar do tempo esses conhecimentos se solidificam através de experiências e práticas, fazendo assim com que essa pessoa se torne reflexiva e tendo conhecimento especifico naquela área passando a ter saberes pedagógico.

Esses saberes são de muita valia para a construção do projeto político pedagógico que é a referência norteadora de todo processo escolar e necessita da participação e colaboração de todos os envolvidos na instituição, de forma organizada.

          O Projeto Político Pedagógico é exigência legal, foi instituído na Lei 9394/96, sua elaboração deve ser constantemente examinada e suas finalidades devem ser um aspecto constante no fazer e no refazer pedagógico, corrigindo as falhas do presente, sempre com vistas num futuro mais propício.

O Projeto Político Pedagógico é interessado na realidade de todos da escola, com isso fica claro que é preciso agir em conjunto, só assim, é possível haver um bom funcionamento no cotidiano da vida escolar; através de problematizações e discussão das dificuldades da escola podem movimentar forças para mudanças necessárias, esse trabalho coletivo inclui os saberes de todos e possibilita a aproximação entre a escola e a comunidade, com o fim de refletir as dificuldades do processo educativo e apontar as possibilidades para resoluções futuras. Para que alcancem os objetivos necessários é importante a colaboração de todos em prol de enriquecer a qualidade do serviço educativo e do ensino.

O PPP busca responder às perguntas mais indispensáveis para um bom andamento democrático da instituição, perguntas essas que anseiam respostas reflexivas, o desejo de responder nossos objetivos, o que queremos alcançar com o projeto; o que precisa ser feito para mudar situações-problemas na instituição; que cidadãos se querem formar; o que pretendemos com o projeto, entre outras.

Os saberes docentes compõem na confluência de conhecimentos, que ajudam na construção do Projeto Político Pedagógico coletivo e de qualidade, estudando as melhores propostas educacionais a favor de beneficio de todos os envolvidos.

Se envolvendo no Projeto Político Pedagógico os colaboradores/funcionários e docentes se sentem mais valorizados, podendo expor suas opiniões, e podendo assim influenciar na possibilidade de promover a escola rumo ao sucesso, contribuindo assim na superação de problemas ou dificuldades encontradas na organização do trabalho pedagógico.

Claudinéia Roque Maciel Santos.

Referências:

BETTINI. Geraldo Antonio. A construção do projeto político pedagógico da escola. Disponível em: http://www.escolapadrereus.com.br/portal/JP/JP_texto_01.pdf Acesso em: 28 de maio de 2013 às 19h34min.

 CASTRO. Franciana Carneiro de. Planejamento disciplinar: uma rotina necessária na ação docente. Disponível em:  http://www2.unimep.br/endipe/2764d.pdf Acesso em: 23 de maio de 2013 às 22h22min.

 CASTRO. Patrícia Aparecida Pereira Penkal de. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Disponível em: http://www.faculdadeexpoente.edu.br/upload/noticiasarquivos/1243985734.pdf Acesso em: 24 de maio de 2013 às 20h30min.

CRUZ, Bruna Cardoso. Planejamento e o trabalho docente. Disponível em: http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/didatica/co/109-172-1-SP.pdf Acesso em: 23 de maio de 2013 às 13h25min.

GOMES, Carlos José. Saberes docentes – da teoria a prática da ação à reflexão. Disponível em: http://www.dombosco.com.br/colegio/pdf/Saberes_Docentes.pdf Acesso em: 01 de junho de 2013 às 14h04min. 

HAHN, José Carlos. A importância do projeto político pedagógico na educação escolar. Disponível em: http://www.ceap.br/artigos/ART13022011151619.pdf Acesso em: 31 de maio de 2013 às 23h35min.