Os romances espíritas são criticados em alguns momentos pela quantidade de livros novos que veem surgindo num curto espaço de tempo. Além disso, muitas pessoas preferem dar ênfase nas obras de estudo do que propriamente aos romances.

O que muitos não param para avaliar é que nem todos aprendem da mesma maneira. Cada ser tem sua metodologia própria de aprendizado, muitas vezes até em seu subconsciente. E é claro que podemos aprender muito com os romances espíritas, até porque grande parte deles contam histórias verídicas, o que nos faz ter por princípio, se aconteceu com alguém, também pode acontecer comigo. Assim percebemos de certa forma a punição ou recompensa por determinados personagens no contexto da história.

Mas como saber se os livros espíritas que você anda lendo têm realmente um bom conteúdo? Esse é realmente um ponto importante, pois é a partir dele que você pode dizer que leu livros maravilhosos, indicando aos amigos e contribuindo também para o aprendizado deles. Acredito que se você só tem interesse pelos romances, seria melhor pedir a indicação de bons livros aos amigos que tenham mais vivência com leituras do gênero. Se não tiver amigos que possa perguntar, utilize a internet a seu favor, por exemplo perguntando nos grupos relacionados do Facebook ou YahooRespostas. Com isso, aos poucos você começará a distinguir as fantasias da realidade.

Você pode também fazer suas próprias análises sobre os livros a ponto de indicá-los, mas para isso seria importante que tivesse uma boa base de estudo doutrinário, a começar pelas obras básicas de Allan Kardec.

Alguns autores são sempre lembrados quando o assunto é romance espírita ou espiritualista, pois já são muito conhecidos por suas diversas publicações, como Zíbia Gasparetto, Mônica de Castro, Vera Lúcia Marinzeck e Robson Pinheiro.

Ler é muito bom, mas saber avaliar o que se está lendo é muito melhor!