Compostagem é a maneira mais correta de se livrar do seu lixo orgânico, pois até mesmo os aterros sanitários não são usuais, porque alguns lugares não têm onde e como purificar o chorume (uma substância liquida resultante do processo de putrefação).

E o processo de purificação que cria chorume é extremamente poluente para o meio ambiente, quando se fala sobre a poluição que um lixão pode trazer a pior delas é o chorume.

Ecologia

Além disso, lixões atraem pragas urbanas, devido à quantidade de material orgânico contida nele, e essas pragas transmitem doenças infectocontagiosas muitas vezes contraídas no próprio chorume, ou o próprio animal é portador da doença, como o rato que transmite a leptospirose, por exemplo.

Uma das vantagens da compostagem é essa, ela produz pouco ou nenhum chorume, isso depende dos materiais que são colocados em sua composteira, mesmo o pouco chorume que ela produz não é poluente e pode ser utilizado como fertilizante para as plantas.

E o resultado da compostagem é um adubo de alta qualidade que não afeta o solo, ao contrário dos adubos químicos, que além de destruir o solo são poluentes e as plantas produzidas a partir dele são afetadas pelos elementos químicos contidos nele.

E com esse adubo, famílias podem começar sua própria plantação caseira e melhorará a qualidade de sua alimentação. Reciclar o lixo inorgânico todos comentam, porém disseminar a compostagem é tão importante quanto reciclar, pois somente assim vamos fazer um planeta realmente sustentável.

E compostar não é difícil e pode ser feito em qualquer lugar, para compostar basta fazer um composteira com minhocas ou comprar um modelo comercial, tudo depende de sua necessidade.