Do mesmo modo que há construções feitas exclusivamente por pedreiros sem a presença técnica de engenheiros ou arquitetos, existem gestões empíricas - baseadas apenas na "experiência" exercida por diversos profissionais, sem usarem paradigmas e métodos modernos de administração e com base na ciência.

Por incrível que possa parecer, até nas universidades as pessoas têm dificuldades de entender isso. Será que a vaidade não permite? Ou não conseguimos enxergar a realidade com clareza.

Dependemos uns dos outros para viver melhor. Um exemplo disto é o trânsito. Poderemos sair de casa e não voltar. A solução de todos os problemas que afligem as pessoas está na gestão profissional e competente, a partir de uma combinação de teoria e prática.

Não devemos apenas usar a "experiência", pois esta muitas vezes repete erros. Portanto, administrar de modo empírico não é solução para um mundo tão complexo, veloz e cheio de turbulências como o atual.

Não há segurança, faltam condições de mobilidade urbana, a saúde pública é precária, as estradas são construídas e logo aparecem buracos por todos os lados, as drogas invadem as cidades e destróem a vida das pessoas...

Como resolver tudo isso? A resposta chama-se gestão profissional. Aplicar planejamento e ações eficazes. Quando dirigentes públicos, as elites e a sociedade perceberão dessa maneira?

Edinaldo Marques
Engº Civil e Professor
Consultor e Palestrante