Os refrigeradores estão em todos os lares e são de enorme utilidade, se mostrando essenciais atualmente no momento em que tantos produtos alimentícios só podem durar enquanto estão bem frios. Em tempos passados, na época em que não se conhecia as geladeiras, os alimentos precisavam ser comidos em pouco tempo, durante o mesmo dia, ou em poucas horas, o que fazia com que os usuários só comprassem o que pudessem comer em pouco tempo. Afora isso, outra alternativa era conservar os produtos por meio de mantê-los salgados, o que transformava seu sabor e consistência. Com o advento dos refrigeradores, esta cena se transformou muito e tornou a geladeira uma das grandes constatações da vida atual.

Atualmente, as pessoas podem adquirir os mais variados produtos que requeiram refrigeração e guardá-los na geladeira ou mesmo no congelador contido no equipamento, fazendo com que aconteça uma duração bastante maior dos comestíveis considerando ficarem sempre saudáveis e com o sabor mantido. Os derivados de leite, por exemplo, , se ficarem por um período de tempo fora da refrigeração ficam estragados facilmente. Igualmente as carnes e peixes obviamente não poderiam ser colocados externos a um ambiente resfriado de forma alguma, porque seu nível de proliferação de bactérias que ficam no ar é altíssimo.

Os refrigeradores têm vários modelos e desenhos diferentes, que abrangem desde aparelhos simples, com uma capacidade pequena, e que são específicos para famílias pequenas, até enormes aparelhos, com duas portas, extensa capacidade de estoque, servindo a muitas pessoas. Entre esses existem inúmeros outros modelos que obviamente se adequarão às necessidades existentes de cada indivíduo. Esse fato poderá ser observado na hora da compra, ao se visitar o distribuidor de eletroeletrônicos, que além de oferecer os equipamentos ainda pode dispor uma boa colaboração por meio de seus funcionários que estão aptos a resolver as dúvidas a respeito das geladeiras, como poderão ser mais bem aproveitadas e qual será a mais adequada para ser comprada.

As geladeiras poderão ser somente refrigeradores ou podem apresentar um congelador ( que proporciona a temperatura abaixo do zero) ou um freezer ( que deixa a temperatura abaixo do zero). Em ambos os locais os alimentos poderão ser refrigerados e apresentarem sua duração aumentada, o que facilita extensamente a vida da dona de casa que pode contar com as alimentações congeladas que só necessitam ser esquentadas ou outros alimentos cujo tempo de duração pode chegar até alguns meses, em vez de algumas semanas, tendo economia em suas compras.