O Brasil passa por uma fase de desenvolvimento econômico, segundo dados do IBGE, o país bateu recorde em empregos. Além da redução do índice de desemprego, aumenta o número de empregos formais. Apesar de animador, esse quadro traz preocupações para os empresários, em especial nas franquias de escola de idiomas. Devido à procura por profissionais qualificados, torna-se cada vez mais difícil manter o quadro de colaboradores, além da dificuldade em se contratar professores.

Por isso, as redes de franquias em geral têm um grande desafio a superar, aumentar a produtividade dos funcionários em cada unidade para não comprometer seus resultados. É preciso que os franqueadores preparem e invistam em programas de capacitação e motivação. Quando pensamos em cada franqueado, a situação se torna mais preocupante, visto que muitos são ex-professores e não possuem experiência em administração, necessitando ainda mais do suporte do franqueador.

 Soluções para esse quadro nas franquias de escola de idioma

A corrida por profissionais tem preocupado os economistas no sentido do surgimento de uma inflação nos salários. Não adianta ceder à pressão por melhorar os salários sem trabalhar a capacitação. Só assim a produtividade aumentará os impactos desse cenário nas franquias das escolas de idiomas serão reduzidos. O melhor caminho para amenizar a questão do emprego é o aceleramento do processo através de ferramentas e programas modernos de capacitação. Os recursos são vários e cada um vai ser mais apropriado para determinado modelo de negócio, o importante é ter uma estratégia e ser ágil.

Os franqueadores apontam que uma das maiores dificuldades para eles hoje tem sido a seleção do franqueado ideal e a manutenção de um bom relacionamento com ele. Isso mostra que, no momento, o foco das redes precisa ir além da seleção, com atenção para a capacitação e retenção desses profissionais. As redes de franquias de escola de idiomas precisam pensar rápido e rever estratégias para que a melhora do índice de empregos, muito positiva para o país, não seja negativa para o segmento.