As altas frequências nas quais os rádios VHF se apresentam são o que caracterizam esse modelo de comunicador. As Very High Frequency são utilizadas por forças armadas, retransmissão de sons e imagens, e vários outros pelo fato de que são setores importantes quando a retransmissão não deveria demonstrar nenhum problema tanto para o transmissor quanto para o receptor. A propagação das ondas através dos rádios VHF poderia ser extensamente usada em pouca distância, em áreas restritivas, sem haver interferências de fora, como obstáculos altos (prédios) e também sem fazer interferência em outras comunicações.

Os rádios VHF mais vanguardistas possuem o funcionamento igualmente em UHF. Basta para isso trocar seu sistema de comunicação se encaixando a qual atuação será mais adequada na hora. As antenas de transmissão de VHF são construções mais simples e são importantes da mesma forma para a comunicação de TVs e rádios, certas comunicações marinhas e aéreas, por entre outros que são beneficiados desse processo. Por serem mais baratas terminam por incentivar a utilização dos rádios dessa faixa de frequência.

Para comprar um aparelho VHF, o essencial é ter certeza que maneira será utilizado. Se o tipo do cliente é o certo para ele e quais serão as orientações de uso. Ao saber disso, é bastante importante procurar o representante da marca de escolha para proceder um estudo pensando nos modelos à disposição, como deveriam ser utilizados, e da mesma forma os custos. O preço desse tipo de aparelho não é muito econômico, mas compensa, por conta de seus vários empregos em muitas variadas áreas.

Os rádios VHF são operados utilizando pilhas, que possuem alta durabilidade o que deve ser considerado ao proceder à comparação desse tipo de equipamento com outros disponíveis no mundo de retransmissão. Essa alta durabilidade influi no custo do aparelho, assim como a antena que deverá ser instalada, que é muito econômica. Isto igualmente deveria ser observado com cuidado pensando em sua aquisição.

Para operar o rádio VHF é importante pesquisar a frequência na qual será retransmitido. Existem diversas interferências de aparelhos eletroeletrônicos, computadores e de outros modelos de rádios por conta da faixa baixa de funcionamento. Para que tal problema não continue é importante observar bem a faixa de frequência, evitando funcionar na mesma frequência de muitos artigos elétricos. O ponto positivo dos aparelhos de UHF é que eles possuem uma frequência de funcionamento maior e não apresentam interferências extensas, sendo variadas vezes preferidos por empresas.