Os rádios UHF são uma excelente opção para aquele que necessita de comunicações seguras e bem-sucedidas, sem apresentar dependência de telefones ou celulares. Existem lugares em que na verdade há um obstáculo em se propagar as ondas de comunicação, dessa forma, o rádio é a excelente escolha para muitos setores onde a retransmissão exata é essencial.

Os rádios UHF trabalham utilizando ondas de alta frequência (UHF- Ultra High Frequency) e por isso podem ter seu funcionamento em locais em que outros tipos de comunicações não seriam possíveis de vir a ocorrer. Há muitas variáveis que atrapalham a comunicação das ondas de frequência, como a umidade atmosférica, a corrente de partículas solares, e também àquela hora do dia em que está acontecendo a retransmissão do sinal. A onda energética que vem a partir da onda de rádio é retida por partes pela umidade atmosférica, ou moléculas úmidas. A absorção atmosférica enfraquece a transmissão dos sinais de rádio quando aplicada em extensas distâncias. Os fenômenos dessa diminuição são maximizados em relação com a onda. Normalmente, os sinais de UHF pioram grandemente por causa do ar úmido em relação as ondas de frequências restritas como as de VHF. A camada da atmosfera vista como ionosfera poderia ser muito útil nas transmissões em distâncias amplas de sinais com frequências enfraquecidas como VHF. Já a comunicação por UHF pode ser melhor por meio da camada de ar que esquenta e esfria durante o dia todo.

Os rádios de UHF são muito utilizados em sistemas de transmissão e captação para as comunicações públicas seguras e de negócios, fazendo uso de repetidoras caso se mostre necessária uma retransmissão maior, considerando que as frequências nesta faixa apresenta mais atenuação atmosférica, o que torna mais fácil toda a comunicação, considerando locais de perigo ou com temperaturas variadas.

Na hora em que uma firma deseja ter um rádio UHF em primeiro lugar o que deve observar é em que circunstâncias ele será usado, qual o período de uso e qual o nível de segurança que pretende obter usando esse equipamento. Um representante possui experts no setor que poderiam auxiliar extensivamente no instante de falar a respeito de qual poderia ser o melhor para a área a ser aplicada, quais as vontades mais urgentes de seu usuário. Porque são equipamentos caros, por conta de sua sofisticada utilização, observar qual seria o modelo em destaque a ser comprado é essencial na hora de resolver a compra.