Os rádios transmissores apareceram na sociedade restritamente , porque eram aparelhos com algumas limitações de banda e uma retransmissão problemática. Com o passar do tempo, as empresas fabricantes estabeleceram foco e encontraram outros caminhos para um amplo desenvolvimento desse tipo de aparelho. 

Com mais capacidade de transmissão, maior captação e um leque de produtos derivados importantes, focados em diversas áreas, os rádios transmissores se estabeleceram como um dos principais artigos de transmissão de voz e dados por meio de aparelhos altamente desenvolvidos e que serviram a muitos setores em destaque da nossa sociedade.

Atualmente, os rádios transmissores se encontram em um nível de exatidão na retransmissão que é produto imprescindível para as as empresas em destaque e vários áreas do governo.

Os setores de segurança fazem uso de tais aparelhos frequentemente para que suas turmas fiquem ligadas durante todo o tempo e se certifiquem de que as informações corretas serão passadas na hora certa e do modo mais correto e com exatidão. Não existe como abrir mão da presença de um bom equipamento de retransmissão quando há referência aos departamentos de segurança que gerenciam as grandes cidades, em que se apresentar a um lugar rapidamente quando acontece uma precisão pode ser essencial e significar a vivência de uma pessoa. A transmissão dos dados com exatidão, passando a mensagem exata no mesmo instante poderá fazer uma grande e real diferença.

Já equipes de segurança que têm a necessidade de fazer um trabalho em lugares onde há um ambiente inóspito ou com temperaturas variáveis que podem ser de graus bastante altos ou temperaturas muito baixas entretanto ser específicas para a comunicabilidade. Os aparelhos de comunicabilidade normais, como fones ou aparelhos celulares, não podem funcionar em alguns ambientes e onde não há torres transmissoras para tal tipo de equipamentos. Já os rádios transmissores podem ter um perfeito funcionamento em qualquer ambiente, não deixando de lado a exatidão em transmitir as mensagens de forma perfeita. 

 Esses artigos necessitam de um certo investimento pelas fábricas, no entanto, o que retorna é tão premente do ponto de vista da segurança total que utilizar parte do orçamento da firma é uma coisa essencial e não dispensável. Afora isso, é essencial que o contorno desse usuário seja bem conhecido num período antes de fazer a aquisição dos aparelhos. A fábrica pode auxiliar fazendo um perfil com cuidado das maiores necessidades da fábrica compradora.