Os rádios portáteis ou os rádios analógicos portáteis são equipamentos bastante utilizados no momento de passar mensagens de maneira bem clara e sem interromper ou condições externas, disponibilizando a eles uma especificidade de confiabilidade como nenhum outro aparelho de comunicação como telefones ou aparelhos celulares poderiam fazer. Assim, eles alcançam confiança e são equipamentos escolhidos por diversos nichos.
 O nicho de transportes, o setor militar O setor do exército, os grupos de empresas e governamentais, todos fazem uso dos rádios portáteis para se manter em contato e haver uma comunicação com certeza e de forma segura.

 Grupos como o de segurança também preferem fazer uso de tal tipo de rádio pois tem a certeza de que as comunicações chegarão mesmo que os envolvidos ficarem em áreas perigosas ou de acesso difícil, como ambientes distantes ou em missões específicas, sabendo que contatar a central de retransmissão é bastante importante para um término bem sucedido.

 O item que é muito importante e faz diferença n momento de optar qual equipamento de comunicação será usado fica por conta dos tipos que possuem GPS, mostrando mais facilidade para a identificação do lugar em que o indivíduo está, e, especialmente no ramo de transportes, em que se pode descobrir a localização correta da carga transportada, seu caminho e se o destino está chegando de forma segura.

Os rádios portáteis disponibilizam opções para se falar em particular, em grupos, com exterior ou interior, o que dá uma particularidade à comunicação que está tendo lugar. Certos modelos são produzidos de materiais muito rígidos, que aguentam as mais fortes temperaturas ou temperaturas variáveis, mostrando mais segurança aos utilizadores. 

 Citando os modelos, como há muita variedade no comércio, é essencial que se faça uma pesquisa estendida sobre o que se precisa adquirir. Tal processo será bastante ajudado pelos distribuidores das empresas das fábricas de aparelhos de retransmissão. Eles possuem as habilidades e a especialização para esclarecer aos clientes os itens de cada rádio, como funcionam e quais podem ser os rádios mais corretos em relação as exigências apresentadas.

Além disso, hoje em dia as fábricas colocam à disposição de seus consumidores diversas opções relacionadas locar equipamentos. Existem consumidores que desejam fazer um evento sazonal, uma feira de negócios, por exemplo, , e necessitam de uma transmissão precisa e eficiente. Nesse caso, se recomenda que o consumidor faça o aluguel dos equipamentos que se utilizará por um tempo e que sejam bem orientados pelos colaboradores para essa finalidade.