Há dois tipos de rádios muito utilizados no nicho da comunicação, aqueles que usam os sinais analógicos e os que usam o sistema que é digital. A sinalização dos rádios digitais transmudam os sinais antes de haver a comunicação o que os eleva em um nível onde o som é melhor e feito mais claramente com os comunicadores.

 O sinal digitalizado não permite a presença de ruídos externos, a chamada estática espacial, e mostrando grande capacidade os rádios digitais podem ser extensivamente utilizados em ambientes com acessos com dificuldades, lugares de risco, lugares em que os climas mostram mudanças rápidas ou temperaturas extremadas, não inibindo a qualidade sonora.

 Diversas empresas esperam que sua transmissão seja de alto nível e que seus colaboradores fiquem em conexão ininterruptamente. 

 Há empregados que precisam ser monitorados remotamente e precisamente, esperando ordens para determinado trabalho ou monitoramento por parte de seus superiores. Ficar em contato direto, durante o tempo todo, e de uma maneira bem segura é requisito para alguns nichos cuja central poderia estar longe dos locais em que há a necessidade de se apresentar funcionários em campo. Esse ambiente direciona com que rádios digitais sejam os artigos preferidos para determinadas firmas.

 Setores governamentais, como aqueles ligados à segurança possuem nos rádios digitais grandes aliados para gerenciar suas ações à distância, assim como seus funcionários. Quando se apresentam em ações, a transmissão de alto nível é importante e leva a que não exista dificuldades em se passar uma orientação ou esclarecer uma dúvida de longe.

Há duas opções usáveis em relação aos rádios que poderão ser móveis ou portáteis. Essas especificações são determinantes para que o comprador possa escolher qual o melhor deles para suas exigências e funcionalidades. É muito importante que o cliente de um aparelho desses esclareça quaisquer questões que possua antes de desenvolver sua compra, dessa forma, logrará mais sucesso ao comprar o equipamento certo e adequado.

 O ramo de transportes é o que usa muito o rádio digital. Ele tem o equipamento de GPS, o que auxilia a identificar onde o transporte se encontra ou para eu lugar está indo. Isso ajuda na tranquilidade da transportadora e do condutor, melhorado o patamar de tranquilidade. Afora isso, é um artigo que poderia ser monitorado de forma remota, planejando novos caminhos ou gerenciando a que foi feita em uma hora anterior. Isso não permite que o carro seja desviado e a carga seja perdida no caminho planejado.