Introdução

Neste trabalho realizamos um diagnóstico para verificar a existência ou não de Quintais Agroflorestais na Vila Santana, município de Paraíso do Tocantins, onde localiza-se o Campus de Paraíso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins- IFTO.

Os quintais agroflorestais são tipos de sistemas agroflorestais geralmente localizados perto da casa, onde são cultivadas misturas de espécies agrícolas e florestais, envolvendo também a criação de pequenos animais domésticos ou domesticados, manejados pelos membros da família. É uma forma de arranjo eficiente de uso da terra, tradicionalmente encontrada nas regiões de clima tropical e com configurações formadas por diversos extratos (MACEDO, 2000).

Os quintais agroflorestais são o modelo de SAF mais antigo e comum encontrado em todo trópico úmido, tendo como característica principal a grande diversidade de componentes, as quais fornecem uma produção variada e diversificada de alimentos e outros produtos úteis durante todo ano (SCHIMITT, 2003).

São características gerais dos quintais, sejam eles urbanos ou rurais: a produção de alimentos para o consumo familiar; a criação de pequenos animais; servirem como local para adaptação de variedades ou espécies novas de plantas; a produção de matéria prima para o artesanato; a produção de plantas medicinais e ornamentais; servirem como local de beneficiamento de produtos agrícolas produzidos em outras áreas da propriedade; servirem como espaço de convivência agradável e recreação. Além disso, pode-se afirmar que, através de sua diversidade, garantem a segurança alimentar da família.