Aprender a conhecer, Aprender a fazer,  Aprender A conviver com os outros e Aprender a ser.

       O Neoliberalismo  é um estilo  de governar  em que  o governo  central  não exerce influencia direta  na sociedade, deixando  para iniciativa  privada e a livre concorrência, todas as decisões  com relação ao mercado  e ao preço,  assim podemos afirmar que estamos vivendo uma sociedade  neoliberal. Primeiramente cabe destacar que o termo “pilares”  é tomado no sentido de, bases, fundamentos e definição.

      Há quatro pilares  importantes para a construção da sociedade que são  necessária para que a pessoa possa se adaptar  aos novos meios  e possuir um bom convívio em sociedade. O primeiro desses pilares é, aprender a conhecer, ou seja adquirir os instrumentos  da compreensão, significa estar atento a tudo o que acontece   a nossa volta, perceber os detalhes de tudo que envolve o ser humano e as circunstancias ao seu redor, dar à pessoa a capacidade  de poder decidir  sobre o que fazer  com a sua vida  e desse modo  buscar o caminho mais adequado para alcançar a realização pessoal.

      O segundo pilar é  aprender a faze, para poder agir sobre o meio envolvente, esta estreitamente ligado  a questão  da formação profissional. Nas sociedades assalariadas que se desenvolvem  a partir do modelo industrial   ao longo do  século XX, as substituição do trabalho  humano por maquinas tornam-se cada vez mais imaterial e acentuou o caráter cognitivo  das tarefa. Aprender a fazer não deve limitar-se apenas  a uma tarefa material  bem definida, e refere-se essencialmente a formação  técnico profissional do educando, consiste em ampliar  na pratica os seus  conhecimentos  teóricos. Essa segunda fase  dos pilares apresenta  uma serie de técnicas  a serem trabalhadas.

      O terceiro pilar  é aprender a conviver  com os outros, afim de  participar  de todas as atividades humanas. A prender a viver juntos em sociedade, colaborando  e cooperando uns com os outros em tudo, vivendo sempre em comunidade . A vivência entre culturas, realizar projectos comuns e preparar-se para gerir conflitos, respeitando o pluralismo, a compreensão mutua e a paz.  Este pilar implica em construir uma identidade própria e cultural, situar-se com os outros seres compartilhando experiências e desenvolvendo responsabilidades sociais.

      O quarto e ultimo pilar, para uma boa convivência em sociedade é aprender a ser, este ultimo  é o ponto de ligação  mais importante entre os outros três pilares  pois possuem entre si  múltiplos  pontos de contato. Este ultimo, nos leva a refletir sobre o papel da educação que é, ao mesmo tempo, um processo individualizado e também uma construção social interativa.  Esse tipo de aprendizagem depende  diretamente  dos outros três , considera-se que a educação deve ter como finalidade o desenvolvimento  total do individuo, como  espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade. Aprender a ser esta relacionado com aprender a conhecer o mundo  que nos rodeia e para que isso aconteça, é fundamental  que haja  uma educação de qualidade. Não há receitas prontas de como agir, mas a educação pode preparar o indivíduo para que o mesmo tenha liberdade de pensamento, para que saiba discernir e que seja responsável por suas escolhas, fazendo uso do que adquiriu na escola, na vida familiar, em suas relações em geral. O conhecimento  destes quatro pilares da sociedade é fundamental, para um bom convívio em sociedade.

Referencia: Material de apoio.

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO – Jaques Delors (FICHAMENTO) in: http://blogdonikel.wordpress.com/2014/05/06/os-quatro-pilares-da-educacao-jaques-delors-fichamento acesso em  01/03/15 .

 DELORS, Jacques. Educação. Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a educação para o século XXI. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC, 2001.

                                                                Wania Bruna Dos Santos.