Assim como a maioria dos brasileiros você sente aquela vontade incontrolável de abrir seu próprio negócio e já está preparado para dar um passo a mais e realizar seu sonho.

Conheça os quatro passos essenciais para obter sucesso na abertura de seu negócio

1° passo - Conhecer bem o ramo que pretende atuar: você tem algum conhecimento sobre o negócio que pretende abrir? Não precisa ser um expert, mas ter algum conhecimento é de extrema importância. O mercado está cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais informados, portanto nem pensar em amadorismo! Caso saiba muito pouco ou nada, o conselho é: procure um emprego ou estágio em alguma empresa do ramo, trabalhe alguns meses assim você conhece melhor o negócio,  ver as dificuldades (talvez até identifique possíveis oportunidades) e passa a ter certeza se realmente o negócio é como você esperava ou não.

2°passo - Fazer planejamento: faça um levantamento inicial de quanto vai gastar com compra de estoque, equipamentos, abertura da empresa, móveis, software  etc  e depois quanto será seu gasto mensalmente com  aluguel do imóvel, funcionário, telefone, energia, água, quais tributos terá que pagar  e todas as demais despesas  que dê para mensurar. Analise: estes valores estão de acordo com oque você tem para investir? Alem disso é muito importante o novo empreendedor saber que deve ter uma reserva porque raramente um novo negócio se inicia dando lucro ou retorno nos primeiros meses, daí a necessidade de ter um capital reservado.

3°passo-Segmentar o mercado: saiba que não há produto ou serviço que sirva para todos os consumidores que existem, afinal, não se pode ser tudo para todos. Saber separar e identificar quais são os consumidores que você quer e deve atingir, aumenta as chances do seu negócio ser bem sucedido. Faça um levantamento dos seus clientes-alvo: o produto ou serviço que vai ser ofertado, vai ser consumido por pessoas de qual faixa etária? Qual sexo e qual idade?De quais ou qual classe social? Por exemplo, se o seu negocio é uma loja de roupas feminina que comercializa grife de luxo, seu público-alvo, é feminino, provavelmente de 25 a 45 anos (podendo variar dependendo do estilo de roupa que vai trabalhar), e pertencentes á classe A. É Importante levar em consideração também quais cidades que vai atingir ou qual é a região, dentro do município.

4°passo-Posicionamento: uma vez escolhido o segmento de mercado que irá atuar (público-alvo), você deve posicionar seu negócio. Posicionar consiste em desenvolver ações e a imagem que você deseja que seus consumidores tenham do seu produto ou serviço. Ao fazer isso, você estará criando na mente do seu potencial consumidor o que é o seu produto em relação aos outros existentes dos seus concorrentes. Se a posição que ele ocupar for importante e de valor você terá uma grande vantagem competitiva.  Procure escolher um único atributo que defina seu produto ou serviço, qual benefício tem a oferecer e qual a sua utilização. Defina também se seu produto vai ter preço ou qualidade, mas nunca associe os dois, caso contrário os consumidores ficarão desconfiados porque na sua percepção ou se tem um bom produto ou se tem um bom preço com qualidade inferior.

Bons Negócios e Sucesso!