1.0)Antecedentes científicos
Introdução


A descoberta da AIDS( Síndrome de Deficiência Autoimune) em 1978 é relativamente recente na medicina quando é relatado os primeiros casos nos Estados Unidos.Por Pesquisadores do Centro de Controle de Doenças, nos Estados Unidos.
"A palavra síndrome indica que não se trata de uma doença, mas de um conjunto de males - nesse caso, os mais importantes são formas raras de câncer e de tuberculose, entre outros, sempre precedidos de uma falha generalizada das defesas do corpo, ou seja, do sistema imunológico"
Fonte: http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/Enciclopedia/1535.htm Acessado dia 22/12/10

Apesar da importante teoria de Darwin ocorre entre os meios de divulgação para conscientização popular da AIDS frases Lamarckistas que desperta a curiosidade se no vírus HIV seria diferente nele ocorreria exceções na teoria de Darwin.
Estas frases apresentam um teor alarmista que desperta interesse da suposta capacidade de o vírus controlar as suas mutações"está sempre tentando alterar o seu material genético, escapando do controle das drogas".
Mas são erros que poderiam e deveriam ser evitados.
São pessoas leigas que lêem mas mesmo que não necessitem saber um conhecimento tão aprofundado na virologia devem não receber incorretas .
"Infelizmente, a replicação viral nem sempre pode ser bloqueado". O HIV está sempre tentando alterar seu material genético.
Essas alterações são chamadas mutações permitem que o vírus escape do efeito das drogas.
O vírus se torna resistente"
(HIV Positivo- O que faço agora? Distribuidora Roche ,s/d)
"A produção de vacinas é ainda uma esperança dificultada pelo vírus ser altamente mutável"(Brasileiro Filho,2004)
"(...) O HIV,vírus da AIDS ,conhecido por sua capacidade de se mutar frequentemente e assim driblar o sistema imunológico"(Giraldi,2007)
Na verdade o vírus obedece as leis da teoria sintética da evolução.
A teoria de Jean ?Baptiste Lamarck apesar de ser a explicação para o HIV e fácil de ser compreendida pela ampla variabilidade do HIV sendo muito conveniente na hora de falar de sua mutação não é o que realmente acontece. Essa teoria foi proposta no seu livro "Philosophie Zoologigue" (1809).
Assim para compreender a variabilidade do HIV teria que lançar como base a Teoria de Darwin e mais especificamente a Teoria sintética da evolução.


Pois " as modificações adquiridas durante a vida ,são automaticamente transmitidas ao seus descendentes integrando assim a hereditariedade"(Stebbins 1970)
" Evolução é a mudança genética numa população"
(Metter & Gregg(1973))
O que despertou o interesse e a curiosidade no desenvolvimento do tema da pesquisa foram citações como essas:
"Infelizmente, a replicação viral nem sempre pode ser bloqueada. O HIV está sempre tentando alterar o seu material genético".
Essas alterações são chamadas mutações que permitem que o vírus escape do efeito das drogas.
"O vírus se torna resistente."
(HIV Positivo - O que faço agora? Distribuidora Roche, s/d).

A hipótese orienta a busca do entendimento na ordenação dos fatos, a dedução. E origina novas hipóteses verificadas a partir da construção teórica, é um conhecimento cíclico.
Alguma causa ou até causas levou-os a se reproduzirem mais em seu habitat que é o plasma sangüíneo e a linfa, favorecendo s mutantes mais bem adaptados.
As mutações ao contrario do que afirmam as citações não são espontâneas porque ocorrem em elevado número como é demonstrado no trabalho de Mueller (1928) não se sabe na verdade as suas causas.
Quando são naturais os tipos são erros de replicação do DNA e alteração espontânea dos nucleotídeos ,mas ocorre em geral nos seres vivos em número baixo.
Outro tipo de mutação do vírus é conhecido é dos retrotranspossons que mudam de posição no genoma via ação da enzima transcriptase-reversa, sintetizada por eles mesmos. Aqui jaz a explicação para não receber a defesa do ser humana pelos anticorpos.

Entretanto ao habitar esse novo ser e não ser capaz de reproduzir sozinho e com outros co-fatores para uma morte que não estava preparado.
Que vai levar a sua destruição também.Apesar de conviver com a ameaça silenciosa da IgA e IgE não é suficiente para a extensão da população.
Com sua reprodução que as células sofrem lise tem cada vez lugares menores pra morarem tornando a inversão das células T4 que passam ter menos T8.Que é a mais de sua preferência de seu gosto pessoal por afinidade química.
Esta é a razão da variabilidade do vírus e também outra razão que alguns vivem mais tempo como soroposivo como foi relatado com mais detalhes na minha obra virtual As condições adversas em pacientes com HIV/AIDS .


Essas condições como nutrição , uso de drogas podem contribuir para uma melhor mecanismo de adaptação do paciente para enfrentar a doença chegando até em alguns paises 30 anos sem o aparecimento de sintomas.

Para compreender as causas dessas mutações deve perceber que é melhor entender com a ajuda da ciência da evolução na da hereditariedade que é a consciência exata do material, entretanto sem a evolução que é a mudança.
Pois o seu material genético está mudando.Pois o HIV está passando por transformações como David Ho foi o pioneiro nessa área.
1.1) A Origem e evolução do HIV

A descoberta de David Ho de uma mulher há mais de cinquênta anos morreu de HIV revela que apesar da pesquisa sobre o caminho do vírus do chimpanzé para o homem tem muito que se discutir para chegar um caminho mais próximo da verdade.

? "Estabelecida nova data para o surgimento do vírus HIV, considerado o causador da Aids. Segundo pesquisadores do Laboratório Los Alamos, nos Estados Unidos, ele teria passado dos macacos para o homem por volta de 1930, em algum país da África. Os cientistas usam supercomputadores para analisar os genes do HIV e determinar quantas mutações foram necessárias para o vírus se adaptar ao organismo humano, ganhando, assim, a habilidade de infectá-lo. Depois, conhecendo a velocidade com que o HIV se transforma os seus genes, concluem que ele já estava pronto para atacar o homem há 60 anos. A data anterior, baseada em antigos exames de sangue feitos no Congo, era 1959."
Fonte: http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/Enciclopedia/1535.htm Acessado dia 22/12/10
"O primeiro relato de humano HIV-positivo foi um homem de etnia bantu, no Congo, Kinshasha (antigo Zaire), em quem o HIV foi detectado no plasma sanguínio, de uma amostra coletada em 1959. O HIV foi encontrado em amostras de tecido humano de um jovem afro-americano de 15 anos de idade, que morreu em St. Louis em 1969. O HIV também foi encontrado no plasma de um marinheiro Noroeguês que morreu por volta de 1976"
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/374297-origem-hiv/ Acessado dia 22/12/2010
Apesar da discussão em torno de quando o vírus chegou de quando alcançou os homens pelo menos é menos discutível é quase um consenso que veio da África de animais primatas do costume Africano de comer animais selvagens " bush meat" como gorilas e chimpanzés, inclusive a cabeça ou poderia ser também da mordida desses animais ou poderia durante a caça ter sido arranhado por suas presas.Provavelmente da África Central e Camarões por onde ficou há anos.
Dados que ajudam comprovar essa hipótese são a grande similaridade entre o HIV-1 e o SIV(Vírus da imunodeficiência símia) que apresenta 98 % de similaridade.

Reforça esses dados com estudos sorológicos, com amostras de soro coletadas e armazenadas de soro durante a década de 50 e 60.
Desde 1970 com as migrações começou a espalhar pela África.Isso tem várias causas como as guerras civis que força o deslocamento de soldados e o aumento de prostitutas devido a presença do exercito.
Assim a doença atingiu outros paises , mais tarde outros continentes com países distantes como Haiti, e Estados Unidos e em seguida na Europa , na Oceania ,na Austrália.


1.2)Árvore filogênica
Apesar de sempre procurar agrupar os seres vivos ,os vírus é muito difícil pela sua forma e tamanho.
Em 1982 ,Isao Myoshi do Japão foi identificado o tipo de leucemia na África e no Caribe.É um tipo raro de câncer, chama-se vírus linfotrófico das células T humano tipo I (HTLV-I).Denominada leucemia humana "hairy cell".
O HTLV-II causa também leucemia. São três vírus semelhantes .


O HIV classifica-se em dois tipos o HIV-1 e o HIV-2 são mais relacionados filogenicamente ao SIV do que entre si, o que faz os cientistas suporem que tiveram ao ser transmitidos entre diferentes espécies de símios e o homem Assim ao traçar a sua arvores filogenica o HIV-1 tem grau parentesco maior com o SIV ?cpz do que com o HIV-2.
Ao analisar as seqüências dos genes ou de proteínas virais, pela organização gênica só em algum vírus, ou a ordem deste ao longo do material genético.
Por exemplo: O gene vpu, por exemplo, só existe na linhagem do HIV-1 e do SIVcpz, enquanto o gene vpx é exclusivo da linhagem do HIV-2 e do SIVsm.
Os diferentes subtipos do HIV tem pesquisadores também acreditam que tenham sido originados de diferentes momentos de infecção para o homem.





1.3)Reprodução


Nas primeiras semanas após uma pessoa ter sido infectada, o vírus se multiplica absurdamente: chega a 1 milhão de cópias por milímetro cúbico de sangue, ou mais.



Ciclo de vida do HIV

O HIV por ser um vírus tem incapacidade de realizar sua auto-reprodução ou também chamada de replicação,precisam infectar inclusive uma célula que serve como hospedeira para a produção de seus novos filhotes.



Antes de entrar na célula recebeu o nome de virion, e é circundado por um envelope protetor, o qual circunda também uma determinada quantidade de proteínas virais e algum material genético.
A primeira parte é a Fusão :
Por afinidade o parasita infecta células que apresenta na superfície da molécula de CD4 em suas superfície. A CD4 é encontrada em células imunológicas, principalmente nas T-auxiliares que são responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico, e, também, nos macrófagos, estas células percorrem o organismo combatendo bactérias e outros germes.
Para penetrar na célula, o HIV une-se ao receptor da CD4 através da molécula gp 120 que está em sua superfície.
O HIV ativa outras proteínas na superfície da célula humana conhecida como CCR5 e CXCR4, completando assim a fusão.
São chamados inibidores de fusão os medicamentos anti-HIV que atacam o vírus nesse estágio do seu ciclo de vida.


A transcrição reversa:
A enzima viral denominada transcriptase reversa decodifica o material genético do HIV, ou seja, o RNA para DNA.

Integração:O DNA viral, recém-formado,integra-se ao de DNA da célula hospedeira humana através da enzima chamada integrase. Ainda em fase inicial de desenvolvimento, os inibidores de integrase retardam esse estágio do ciclo de vida do HIV.


Transcrição
Ocorre a transcrição em que gera o RNA viral.

Decodificação

Em seguida, os blocos de construção das proteínas que formarão a nova partícula do HIV agrupam-se dentro da célula humana, organizando-se a partir da decodificação das informações contidas no RNA mensageiro.


Formação Viral
A enzima viral que tem função proteolítica que corta os blocos de construção das proteínas em partes menores,formando a estrutura da nova partícula do HIV que inclui todas as enzimas e proteínas necessárias para a repetição do processo reprodutivo.
Durante a sua existência ocorre na célula humana seu desenvolvimento e na corrente sanguínea ,podendo assim infectar outras células
Taxa de reprodução
Estima-se que aproximadamente 10,3 bilhões de novos virions são formados diariamente em pessoas que não usam o HAART (terapia anti-retroviral altamente potente).
1.5)Expectativa de vida
A expectativa de vida de cada vírus é em média 2,2 dias


Soropositivo.org


No começo o HIV se reproduzia lentamente como se percebe no gráfico ao contrário do que se pensava antigamente. Na fase de infecção primária, assintomática se reproduz lentamente como demonstra o trabalho de David Ho com Georg Shaw da Universidade de Alabama são dez bilhões de novos vírus que são destruídos pelo sistema de defesa.O nome latência clínica como parece no gráfico é incorreto pois se fosse latente não se reproduziria o que não corresponde a realidade:



Fonte: http://pt.wikilingue.com/ca/V%C3%ADrus_da_immunodefici%C3%A8ncia_humana Acessado dia 31/12/10
Aqui percebe-se que está em um ambiente hostil que o desfavorecce pois seu crescimento na fase de infecção primária , de latência clínica é baixa mas algo favorece a um crescimento na fase de sintomática, acredita nessa pesquisa que é os co-fatores e a variabilidade do HIV
Mas como reproduz exageradamente"atinge as taxas mais altas de reproduçao deixam mais genes responsáveis que aumentam na população (2003)
Uma dessas regiões é o gp120, uma glicoproteína por meio da qual o HIV se liga a outra proteína, a CD4, localizada nas células hospedeiras. A união do gp120 com a CD4 forma o caminho da invasão
o ponto de contato inicial do CD4 é uma área frágil do gp120 e um ponto de reconhecimento para o b12.

Este é desemcapado a sua membrana, Fonte: http://pt.wikilingue.com/ca/V%C3%ADrus_da_immunodefici%C3%A8ncia_humana Acessado dia 31/12/2010












Uma dessas regiões é o gp120, uma glicoproteína por meio da qual o HIV se liga a outra proteína, a CD4, localizada nas células hospedeiras. A união do gp120 com a CD4 forma o caminho da invasão

O vírus HIV se reproduz predominante por assexuada, mas já foi observado muito importante para este trabalho que um vírus HIV ao entrar mais do que um pode ocorrer recombinação gênica.
O co-receptor CCR5 , após a ligação ao CD4, a gp 120 liga-se ao co-receptor para entrar nos linfócitos T e nos macrófagos .Pode-se também ocorrer a fusão gp 40









1.6)Resistência ao HIV
10% das de raça caucasiana ? que apresentam uma mutação genética que danifica essa chave são muito mais resistentes à infecção pelo HIV.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Epidemiologia_gen%C3%A9tica Acessado no dia 21/12/10



1.7)Teoria da evolução

A Teoria da evolução foi proposta há mais de cem anos atrás em 1859 pelo cientista inglês Charles Darwin apesar de não saber da existência do HIV nem tão pouco do material genético o seu livro traz uma visão ampla e profunda evolução que pode ser relacionado com o que ocorre hoje com a imensa variabilidade do HIV.
Assim como David Ho , outro cientista o britânico Steve Jones tenta relacionar com a doença.

"Segundo ele, assim como os seres humanos, o HIV vem sofrendo mutações e evoluindo ao longo dos anos. Na Rússia, por exemplo, há uma epidemia de quatro subtipos do vírus. Uns mais resistentes a medicamentos, outros que demoram mais para se manifestar no organismo."


"Soropositivos de países como o Brasil, a África e os Estados Unidos chegam a manifestar até seis subtipos diferentes do HIV."

"Entender este processo e as diferentes formas de o HIV evoluir no organismo é fundamental para o desenvolvimento de um tratamento que combata todos os subtipos do HIV", explicou Jones.

1.8)Macacos resistentes
No macaco causa nos animais pouco mais do que um simples resfriado.Ao longo dos anos resistente ao vírus se tornou o chimpanzé.
Resistência do homem
Tomando com base a evolução das espécies ,principalmente do homem e dos primatas.
Provavelmente o homem vai adquirir resistência, como se observa em alguns indivíduos que já tem resistência, mas não se dá para esperar isso passivamente.
Pois até este dia que vai demorar anos vai ser a custo de muitas vidas humanas.




1.9)Mutações
Devido à várias causa como reações erradas de seu próprio metabolismo, a fatores externos de origem química e física como Raio Ultravioleta(200-300 nm) .
Em geral são mais prejudiciais que benéficas.Entretanto como essa espécie quando encontra um ambiente favorável ao seu desenvolvimento se reproduz rapidamente pelo menos uma mutação entre os milhões de descedentes.
1.10)A variabilidade do HIV

Variação da seqüência de codificação de proteína do envoltório viral que varia até cinquenta por cento.
Tendem ?se agrupar em regiões hipervariaveis




1.11)Estrutura do virus


www celulando.blogspot.com Acessado dia 01/01/2011

O vírus (partícula infectado) do HIV se diferencia na estrutura previamente conhecidos retrovirus.
Mede de diametro 120 nm, e é esferico.O seu genoma baseia-se fisicamente em duas cópias de RNA positivo protegidas por proteínas, que formam a nucleocàpside, e fechadas dentro de uma càpside, ao seu turno rodeada por um embolcall de bicamada lipídica , roubada primeiro à membrana plasmàtica da cèlula hóspede, mas dotada de proteínas próprias.
O glicocálix ou licoproteína é constituído por hidratos de carbono, uma cadeia pequena associada à proteína.Constituíndo os receptores CD4.


O genoma do HIV-1, quando está integrado no DNA do hóspede, isto é, como provirus, mede 9,8 kpb (9.800 pares de nucleòtideos ). Os dois extremos iniciam com sequências repetidas (LTR, por Long Terminal Repeats).

O provirus contém apenas 9 genes. Três deles codifiquen por proteínas estruturais comuns a todos os retrovirus (os genes gag, pól e env), sendo os seis restants nada não estruturais, que codifiquen por duas proteínas reguladores ( tat e rev) e quatro para proteínas accessòries (nada vpu , VPR, vif e nef).


Dentro há também enzimas pròprias do vírus, incluídas uma transcriptase reversa, uma integrase - dentro da càpside - e uma protease. A primeira é necessária para a retrotranscripcçao , e a segunda é-o para facilitar a integração da DNA viral no genoma humano.
O genoma do HIV-2 é um pouco mais longo (10,3 kpb) e falta-lhe o gene vpu, apresentando no seu lugar outro denominado vpx.
O genoma do HIV apesar de já ter sido decifrado foi visto sempre em fragmentos não de forma global como foi em seis de agosto de 2009 capa da Revista Nature, estudo publicado na Nature pelo químico , Dr Kevin Weeks, equipe de investigadores da Carolina do Norte(EUA) em Chapel Hill.
a uma nova tecnologia ? «Shape» (forma) ?, estruturada pelos próprios cientistas norte-americanos. O «Shape» forma não só uma imagem dos nucleotídeos do RNA, onde se integra toda a informação genómica, onde comungam várias estruturas com um papel importante no ciclo vital da patologia, mas mostra ainda as dobras das pequenas tiras do RNA
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=33911&op=all Acessado dia 03/01/11

A composição dos nucleotídeos influencia a produção de proteínas, mas o estudo também mostrou que a tradução e a capacidade de se dobrar também são influenciadas por esses elementos estruturais do RNA.
O HIV carrega sua informação genética em uma fita única de RNA, em vez da fita dupla (em hélice) do DNA. A informação codificada em DNA corresponde quase que inteiramente à sequência de seus componentes elementares - os nucleotídeos.
Mas a informação codificada em RNA é mais complexa: o RNA é capaz de se dobrar em intrincados padrões e estruturas tridimensionais. É muito grande, composto por duas fitas de quase 10 mil nucleotídeos cada.



1.11)Recombinação gênica
Ocorrem em HIV mais raramente quando dois entra na mesma celula

1.12)Ciclo de replicação do HIV


Ciclo de replicação do HIV.
O HIV apresenta em sua composição, o RNA por necessita a transcriptase reversa para formar o DNA para ocorrer a reprodução.
Tem que ocorrer o encaixe proporcionado pela gp 120 e gp 41 os receptores da célula branca, os CD4. Este reconhecimento não é possível sem ajuda de coreceptors próprios das células susceptíveis de ser invadidas.
No caso dos macròfagos, estes são os CCR5 e no caso dos LT4, são os CXCR4, que interactuen com a proteína superficial. Macròfagos e LT4 têm em comum o seu principal receptor: o receptor CD4.
Nesse tipo de reprodução nao ocorre variabilidade genética.
Entretanto pode acontecer de duas pessoas contaminadas trocarem virus e estes ao penetrarem na mesma célula ocorre variabilidade genica gerada por recombinação genica.

1.13)A chegada do retrovírus

Esses diversos tipos de contato para o pequeno ser abre a possibilidade de imigração para o pequeno ser que alcança diversas pessoas que são novas formas de contato com diferentes locais de existência.
Através do contato sexual, do contato com o sangue como a transfusão sem cuidado .Hoje pouco acontece pois se sabe disso mas no inicio muitos hemofílicos contraíram como Betinho. Ainda pela reutilização de seringas e agulhas entre usuarios de drogas.
Teve que enfrentar nessa viagem os meios mais diversos dentre diversas pessoas de origens e diferentes.E enfrentar ainda as diferença entre o sistema de defesa do homem e o chimpanzé.
O HIV ao imigrar de um portador a outro não vai sozinho muitos o seguem nessa viagem.
O HIV não vive isolado, mas sim em um grupo de individuo da mesma espécie, limitado a um espaço de tamanho caracteristico.
O vírus não vive isolado, constituindo com seus companheiros de habitat, mas sim em um grupo de individuos da mesma especie limitado a um espaço e tamanho caracteristico, constituindo uma população.
A população mantem suas caracteristicas apesar da sua constante renovação.Novos individuos dessa população começa a constituir pelo nascimento de filhos e imigração (fatores que determinam seu crescimento) individuos deixam uma população pela morte e e pela emigração transmissão e fatores que determinam sua diminuição( o uso de remedios ,por exemplo).
O tamanho constante da população é mantido pelo equilibrio desses fatores que estes que a gente deveria conhecer.
Se o meio mudar esses fatores farão novos ajustes no tamanho da população, para que ela possa sobreviver nessas condições.
Pierre François Verhust propôs uma hipótese que a velocidade de uma população não controlada.Formando uma equação. Ru= Ku*N
Seja a Ru= a velocidade do crescimento de uma população de um tamanho não controlado
N=o número de individuos de uma população
Ocorre em crescimento em progressao geométrica .Verificou o suprimento de alimento as taxas de nascimento, emigração e s relações entre os membros da comunidade viral, regulando assim o número de individuos da população.
O resultado sempre é de uma população em PG (Progressão geométrica).



1.14)O meio ambiente: o habitat
O meio ambiente do vírus HIV é tudo aquilo que é afetado pela sua presença diretamente.Foi escolhido nessa pesquisa o local que escolheu para viver que é o sangue e a linfa.
Verificando que vários fatores como distribuição de alimento que no caso é fornecimento do alimento pelo portador afeta o desenvolvimento e o crescimento da população.Não se sabe até ponto isso poderia interferir e como.
É o conjunto de condições favoráveis e/ou desfavoráveis do meio ambiente in vivo que envolve o HIV.
O HIV fora do organismo humano não sobrevive bem.Assim se torna remota a chance deste sobreviver fora do organismo, não consegue se reproduzir sozinho sem a ajuda do hospedeiro..
E é frágil é bastante sensível ao seu meio externo.Não resiste ao ambiente externo por muito tempo sendo muito perigoso e mortal perdendo o seu poder de infectar poucos minutos depois de entrar no meio externo, mesmo ainda conservando as caracteristicas vitais.
A pele para estes seres como uma imensa barreira para estes pequenos micro-organismos.
O seu mundo é microscópico assim as escoriações que observam o homem ao olho nu são grandes e ao microscópio tem outras pequenas que se observam ao microscópio óptico.
A pele tem a presença de glândulas salivares e folículos pilosos que não conseguem vencer os obstáculos do sistema de defesa.
Muitos fatores ameaçam a sua sobrevida nesse momento decisivo como a quantidade de sangue presente na superfície,exposição ao sol, tipo de material que ficou depositado,temperatura desse meio, presença de substâncias que inativam ou destroem o minúsculo ser como água sanitária, glutaraldeido ,álcool , água oxigenada e outras situações podem também encontrar.
Se o meio não ser drástico mais favorável sem sangue, sem sol e temperatura amena aproximadamente uma hora no máximo mas não é fixo.
Quando carregados pois não conseguem se locomover sozinhos leite materno, sangue ,secreções conseguem chegar na outra pessoa consegue realizar seu intento.Mas nas fezes ,suor, urina não conseguer romper as barreiras imunológicas, assim a sua carga viral é baixa.
Assim quando chegar nesses locais a morte é iminente.Outros que vão ao outro meio com sangue ,secreções a nova viagem recomeça.
Esse é seu meio é o plasma e o linfa do homem é o habitat do vírus lugar favorável a sua existencia ou sua dificuldade e que pode levar até a sua morte, incluindo as forças defensivas presentes no organismo do hospedeiro.
Apesar de tentarem entrar por saliva,lágrimas, não conseguem a sua carga viral não é suficiente para conseguir o intento.
As cavidades do organismo é viscosa para estes virion sendo pegajoso se aderindo facilmente na boca , no nariz , na uretra , na vagina e no reto.
Apesar da dificuldade e da morte de muitos colegas alguns caem na secreção vaginal , no esperma e no sangue .
Pois esses locais são protegidos no caso dos dois primeiros até por uma secreção especial que tenta impedir a sua entrada.
"Num estudo divulgado na revista "Cell Host and Microbe", os investigadores referem ter estudado a proliferação do HIV nos macrófagos (glóbulos brancos) e demonstrado que as partículas virais se acumulam em compartimentos específicos dentro dos macrófagos infectados.


Quando funcionam normalmente, estes compartimentos possuem um pH ácido onde o HIV não deveria sobreviver. No entanto, as medições do pH realizadas pelos investigadores, liderados por Philippe Benaroch, revelaram um defeito de acidificação nestes compartimentos: o HIV modificava esse meio hostil e criava um ambiente favorável à sua sobrevivência e ao seu armazenamento."
http://www.alert-online.com/pt/news/health-portal/hiv-modifica-ph-e-resiste-a-accao-antimicrobiana-dos-macrofagos Acessado dia 25/12/2010

O ph da vagina é básico e o pênis é ácido , para o vírus é mortal um ph ácido mas devido a encontrar sempre esse meio hostil foi selecionado alguns que tinham a capacidade de mudar o ph sendo modificado.
Durante essa entrada muitos companheiros são vencidos e morrem mas um só é suficiente para começar a nova jornada.
Inicia a luta contra esse invasor e o organismo humano.São duas a quatro semanas de batalha para chegar no novo lar.Tem que enfrentar mais suprimento de sangue a pessoa .
Um aumento da temperatura corporal, com febre pode enfrentar tudo para destrui-lo , o linfonodo inchado que tem a função de ajuda a proteger e a manter o ambiente fluido do corpo, gerando, filtrando e transportando linfa e produzindo várias células sangüíneas
O homem, Homo sapiens é um organismo complexo é mais bem organizado, apresenta um ambiente nutritivo, tornando um ambiente para esse ser para ser colonizado.Cada um para se manter necessita parasitar o ser humano.
Mas entre estes apesar de muitos morrerem, devido a resposta iminitaria que lentamente o combate.
A imunidade humoral é um dos exércitos mais dificeis tem que enfrentava.
Reconhece como imprópria "não-self".É algo diferente, estranho e encaro como oponente e inimigo.
São muitos "pré-processados" por células fagocitárias, podem deparar com o linfócito B no tecido linfático, que se encontra em diversas regiões em que pode corpo que pode cruzar o baço,fígado ,medula óssea e linfonodos.
Em que a simples presença estimula as células B a proliferarem-se e convertem-se de forma assustadora em plasmócitos e em células de memória.
Secretando molecular anticorpos.A quantidade é assustadora para os vírion que não compreende mas percebe.
Pois são secretadas 2000 moléculas de anticorpos por segundo por plasmócito.Isso continuo em longas horas que se transformam em dias de 4 a 5 dias.
Assim muitos vírus HIV morrem.Assim as células de memória , clones da célula mãe estimulada quando se deparam com estes .Lembram do anticorpo esepecifico e rapidamente a resposta imunitaria que matam muitos.
Entretanto basta um entre esses milhões de minúsculos seres , que tenha algo diferente para que esses anticorpos não destruam.
Entretanto basta um entre esses minúsculos seres que tenha algo diferente para que esses anticorpos não destruam.
Entretanto basta um entre milhoes de minúsculos seres , que tenha algo diferente par que esses anticorpos não os reconheçam e seja o sistema imunologico capaz de destruir.E para esse vírus é a esperança na nova ambiente.

Esse meio será mais propício a terminar com a morte do individuo que para o HIV não é o ideal , para este seria bom viver longamente para não ter que aventurar novamente na buscar de um novo lar.
Basta apenas um sobrevivente para recomeçar a nova vida pois "Durante uma infecção aguda pelo HIV, o vírus replica-se largamente na ausência de qualquer resposta imune de adaptação, atingindo níveis acima de 100 milhões de cópias/ml."
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/10225 acessado dia 25/12/10.
Chegando na sua morada gerando novos filhotes .


Fonte: sites.google.com Acessado dia 01/01/2011

"Dois indivíduos contaminados pelo vírus HIV podem agredir ainda mais a própria saúde se mantiverem relações sexuais entre si sem preservativos porque, nestas circunstâncias, a troca de secreções genitais cheias de vírus aumenta a quantidade de vírus de cada um, o que acelera o aparecimento dos sintomas."
http://www.csst.com.br/dicassaude/Aids/ComoPega.htm Acessado dia 26/12/210


As pessoas que são desnutridas não tem o desenvolvimento do colaração , assim como outros músculos assim a disponibilidade de oxigênio não é igual.Ao realizar a respiração utiliza a mitocondria humana sendo possivelmente afetado.
O seu meio mais proximo seria as células de defesa e o sangue.As celulas de defesa em pessoas subnutridas estaria em menor número ,sendo assim um mundo mais inospito e competitivo, necessitando entres os novos virion um mais bem adaptado.
O sangue e a linfa é o local que encontra as células de defesa , e pode ter ausência da anemia ferropriva.
Para o vírus formar seu capsideo, suas proteinas necessita indiretamente dos mesmos nutrientes fornecidos pela alimentação.Uma alimentação desiquilibrada o afeta ´pois ao formar suas estruturas ou energia para quebrar seus alimentos terá em menor disponibilidade.
Pois esse meio além de pequeno é muito complexo para controlá-lo com exatidão.
No sangue em que se encontra tem fagocitos, linfocitos , macrofagos.
O potêncial de cada espécie vária de cada um com seu material genético, as suas condições de existência que forneceram situações que favoreceram o modo como é hoje com a resistência do meio externo.
Esse meio é complexo fica imerso entre as hemáceas , a linfa , e as condições do organismo que permite viver em homeostase , subtâncias que encontra em seu meio como fármacos que atrapalham e/ou impedem seu desenvolvimento como AZT, D4T e outros.
E outras substâncias que podem favorecer ou lhe impedir como nicotina.
Assim ao contruir o meio a presença de nicotina dos portadores poderia ser assim baseada na escala de 35.Com base no número de cigarros fumados todos os dias.



Substância da nicotina Concentração
0 Não fumante
5 Falta

15
Nivel habitual de nicotina com menos de dois maços
35
Fumante (Excesso com mais de maços ao dia)

Tabela :Fumantes
Com base tirada no site http://www.comoparardefumar.com.br/parar_de_fumar.htm 24/12/10
Tudo isso age como selecionador desses novos vírus assim os mais bem adaptados sobreviveram e os outros pereceram.A presença de nutriente interfere na construção de novos virus.
Pessoas com alta pressão arterial , aterosclerose e Diabetes melittus interferem na concentração de glicose,colesterol LDH e disponibilidade de oxigênio.No vaso sanguíneo atrapalhando o fluxo do sangue em que está vivendo e transportado pela corrente sanguínea.
Uso dos remédios para essa doenças e outras como depressão , uso continuo e antibioticos.Alteram a composição do mesmo.A sua concentração existindo no sangue.
Drogas como Cannabis sativa como o THC(delta-9- tetraidrocanabinol) e outras ilegais e o álcool ,dificultando o virus ou favorecendo o seu desenvolvimento no organismo humano.
A cocaína muda a concentração no sangue de varios como os neurotransmissores."Ficando as drogas no sangue por vários dias a maconha por exemplo em usuarios crônicos e diários, o organismo fica limpo do THC de 19 a 27 horas.
No caso dos usuários menos crônicos, demora de 50 a 57 horas."

http://br.monografias.com/trabalhos/maconha-cannabis-sativa-substancias/maconha-cannabis-sativa-substancias.shtml Acessado dia 24/12/2010

E as condiçoes de seu meio de cada organismo são geradas pelo plasma.


A concentração de álcool no sangue depende de fatores como o volume consumido em um determinado tempo, a massa corporal, o metabolismo de quem bebe e a quantidade de comida no estomago. Quando o álcool já está no sangue, não há comida ou bebida que interfira em seus efeitos. Os sintomas que se observam são mostrados a seguir e a quantidade ingerida é diferente na mulher por conta da absorção maior e da quantidade de gordura corporal, proporcionalmente maior que no homem, o que aumenta a biodisponibilidade do álcool.



Concentração de álcool no sangue(g/l)

Efeito
Até 0,16 Nenhum efeito aparente
0,200 a 0,30 Falsa estimativa de distância e de velocidade
0,30 a 0,50 Começo de risco de acidente
0,50 a 0,80
Euforia do condutor, risco de acidente multiplicado
por quatro
1,50 a 3,00 Visão dupla, condução perigosíssima
3,00 a 5,00 Embriaguez profunda, condução impossível
Mais que 5,00
Coma, podendo levar a morte

Tabela 2 Efeitos do alcool em um individuo, em função da concentração no sangue

Fonte : http://www2.furg.br/projeto/portaldeembalagens/quatro/bebidas.html Acessado dia 24/12/10


1.15)A linfa

É um fluído incolor presente nos vasos linfáticos é" o "meio interno" segundo o fisiologista francês Claude de Bernard está composto de sangue , linfa e líquido extra-celular (LEC)."
http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/linfa.htm Acessado dia 30/12/2010
A linfa é um tecido linfático que circula no sentido da periferia para o coração.
Este último banha as células e se contrapõe ao líquido intra-celular .Acompanha o fluxo sanguíneo na grande maioria dos órgãos. Localiza-se dentro de um sistema de capilares, vasos e ductos linfáticos
Existem vários órgãos do organismo humano que não apresenta linfa mesmo assim a recebem em forma de canalículos intersticiais que são o Sistema Nervoso Central(S.N.C.), Medula Óssea, Timo, Placenta, Poupa Vermelha do Baço, Cartilagem, Ossos, Dentes.
O sistema linfático é composto por estas estruturas capilares,vasos,ductos,linfonodos(gânglios linfáticos ou nódulos linfóides.Os vasos aferentes formam um emaranhado de diminutos de canais revestidos pelo endotélio e os macrófagos.

Fonte:www.boasnoticias.pt Acessado dia 01/01/2011
No plasma, na linfa existem os elementos figurados.São diversas células que exercem funções diferentes mas com o intuito de defender a célula.Entretanto é o mesmo local que o HIV parasita.
fonte:
Fonte: cienciaviva.org.br Acessado dia 01/01/2011
Fonte: arcoirisnews.com.br Acessado 01/01/2011
1.16)"COMPOSIÇÃO
A linfa é um sistema coloidal polifásico heterogêneo cujo MEIO de Dispersão é a ÁGUA
É coloidal pela presença de proteínas (colóide), polifásico (por apresentar várias fases: gorduras, proteínas), heterogêneo por não conter apenas um elemento disperso e está disperso em água por ser o seu solvente principal. É ligeiramente salgado, tem cor transparente, e ligeiramente opaca (em jejum) e branco leitoso após a digestão (principalmente gorduras). Além disso a cor varia para mais opaco quando se origina dos linfáticos intestinais. Sua densidade varia entre 1,007 e 1,043, dependendo do local onde é recolhida. Seu pH é ligeiramente alcalino e se coagula, mas, fracamente
? FASE CELULAR Þ constituído por glóbulos brancos. Os elementos figurados são os leucócitos, principalmente linfócitos e monócitos e variam em número de acordo com as espécies (homem 8.000/mm 3 ; cão 5.000/mm 3 ; coelhos 11.000/mm 3 )
? FASE MICELAR Þ Micelas de proteínas e lipídios
? FASE MOLECULAR Þ Moléculas orgânicas (glicídios, uréia, Acido Úrico
? FASE IÔNICA Þ Sais minerais dissociados em seus íons (Cloretos, fosfatos e bicarbonatos)
A composição da linfa varia de acordo com local em que é produzida:
Se músculo Þ é transparente
Se mesentério Þ leitosa (proteinas +++, lipídios+++, etc...)
Composição da linfa em comparação com o plasma sangüíneo - (elementos que apresentam maiores diferenças)
Plasma Linfa
proteínas 6,9 g/100 mL 2,6 g/100 mL
cloretos 392,0 mg/100 mL 413,0 mg/100 mL
Obs* A linfa mais rica em proteínas, albumina e globulinas é a que drena o fígado. "
http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/linfa.htm Acessado dia 30/12/2010

A sua composição é semelhante a do plasma entretanto não apresenta as células sanguíneas.

"O sistema imunitário é composto por células e substâncias solúveis. As células mais importantes do sistema imunitário são os glóbulos brancos. Os macrófagos, neutrófilos e linfócitos são tipos diferentes de glóbulos brancos. As substâncias solúveis são moléculas que não fazem parte das células, mas que se dissolvem num líquido como o plasma."

http://www.manualmerck.net/?id=193&cn=1621 Acessado dia 30/12/10


1.17)O sangue
O sangue apresenta na sua composição o plasma, é líquida,formada principalmente por proteína e água , que tem a função de transporte no organismo do oxigênio,alimento , hormônio e excreta.
Nesse tecido estão mergulhados os elementos chamados figurados glóbulos vermelhos(hemácias),glóbulos brancos leucócitos) e plaquetas.
Ficam cercadas por um muro, que se chama essa vaso sanguíneo.
No plasma , na linfa diversas células que exercem funções diferentes mas com o intuito de defender a células.Como os leucócitos,linfócitos,macrófagos, hemácias ou glóbulos vermelhos e plaquetas que quando há uma hemorragia e outras que constituem o sistema imunitário.
O plasma sanguíneo é o componente líquido do sangue, no qual as células do sangue estão suspensas.É um líquido de cor amarelada e é o maior componente do sangue sendo 55% do total.
Nesse líquido é o local em que estão suspensas todas as células que constituem o sangue.
Apesar do plasma ter coloração amarelada a maior parte do material suspenso é formado de hemoglobina que dá uma coloração vermelha.
O plasma em sua constituição contém água (92%) em sua maior concentração , proteínas e sódio (7%),
Existem diversas proteínas como fibrina , fibrinogênio , albumina, a mais abundante é a albumina.

O local em que o vírus escolheu para viver por afinidade quimica é um local que tem função de transporte dos elementos figurados , das substancias dissolvidas como nutrientes, medicamentos ,drogas, farmacos que como foi analisado na obra As condições adversas do HIV afeta a evolução no paciente.Aparentemente poderia afetar o HIV mas como mesmo por analogia é muito delicado afirmar alguma coisa.
A nicotina tem papel mutagenico mas o HIV no sangue poderia ser afetado?!
Outras substâncias dissolvidas no plasma e as moléculas de água, contudo, se difundem
"O HIV reconhece a proteína de membrana CD4, presente nos linfócitos T4 e macrófagos, e pode ter receptores para outros dois tipos de moléculas presentes na membrana celular de células humanas: o CCR5 e o CXCR4. O CCR5 está presente nos macrófagos e o CXCR4 existe em ambos macrófagos e linfócitos T4, mas em pouca quantidade nos macrófagos. O HIV acopla a essas células por esses receptores (que são usados pelas células para reconhecer algumas citocinas, mais precisamente quimiocinas), e entra nelas fundindo a sua membrana com a da célula. Cada virion de HIV só tem um dos receptores, ou para o CCR5, o virion M-trópico, ou para o CXCR4, o virion T-trópico. Uma forma pode-se converter na outra através de mutações no DNA do vírus, já que ambos os receptores são similares."
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_da_imunodefici%C3%AAncia_adquirida Acessado dia 30/12/10

1.18) O sistema imunitário : o ambiente do vírus
Essas células que forma o sistema imunológico que são os linfócitos (glóbulos brancos ) que tem a importante de defender o organismo humano de doenças e infecções .É nesse local que o HIV vive.
Nos linfócitos principalmente por afinidade química.É um endoparatito. A sua relação com homem é mais complexa que predador e presa como gato e lagartixa.Por isso é tão difícil analisar a fundo.

1.19)Os leucócitos
São células incolores ,de forma esférica em sua composição no sangue e participam das defesas celulares.São classificados em dois grupos :
Os granulócitos (apresentam grânulos no citoplasma) ou polimórfonucleares e os agranulócitos (não apresentam grânulos no citoplasma).
Tabela 1: As células do sistema imunológico
Neutrófilo Eosinófilo Basófilo Linfócito Monócito
Característica geral Núcleo geralmente trilobulado. Núcleo bilobulado Grânulos citoplasmáticos muito grandes, chegando a mascarar o núcleo Núcleo muito condensado, ocupando quase toda a célula Núcleo em forma de rim ou ferradura
Função Fagocitar elementos estranhos ao organismo Fagocitar apenas determinados elementos. Em doenças alérgicas ou provocadas por parasitas intestinais há aumento do número dessas células Liberar heparina (anticoagulante) e histamina (substância vasodilatadora liberada em processos alérgicos) Linfócitos T auxiliares ou células de "memória imunológica" orientam os linfócitos B na produção de anticorpos; linfócitos T supressores determinam o momento de parar a produção dos anticorpos; linfócitos T citotóxicos que produzem substâncias que mudam a permeabilidade das células invasoras (bactérias) ou de células cancerosas, provocando sua morte.
Linfócitos B, que formarão os plasmócitos do tecido conjuntivo, são os responsáveis pela produção de anticorpos específicos no combate imunológico aos antígenos invasores. Fagocitar bactérias, vírus e fungos
Nº aproximado em cada mm3 4.800 240 80 2.400 480
www.manualmerck.net/?id=193&cn=1621 ? Portugal Acessado dia 29/12/2010
Os linfócitos apresentam cerca de 20 a 30%.São células pequenas que tem diâmetro entre 7 e 10 µm (linfócitos pequenos ); entre o diâmetro varia entre 10 e 12 µm (linfócitos médios) e grandes linfócitos ( maior que 12 µm).
Seu núcleo é muito denso e central.A relação núcleo ?citoplasma é importante.O citoplasma é pouco abundante contém grãos azurófilos são inespecíficos.
Os linfócitos são um tipo de células que se dividem em duas classes : os linfócitos B e os linfócitos T.
São os linfócitos B que protegem contra os micro-organismos que fabrica os anticorpos presentes no sangue dos pacientes com HIV.Entretanto não conseguem impedir de agir.
Entre os linfócitos T,os T4 também chamados CD4 são os responsáveis pela proteção do organismo e avisa o sistema imunológico para se defender.Se não receber esse aviso o sistema imunológico não funciona.
"Os anticorpos contra o HIV aparecem no soro ou plasma de indivíduos infectados, em média, 3 a 12 semanas após a infecção. Em crianças com até 18 meses, o resultado dos testes são de difícil interpretação, já que freqüentemente os anticorpos detectados contra o vírus são decorrentes da transferência passiva de anticorpos maternos. Nesses casos, os testes imunológicos não permitem a caracterização da infecção.(...) por isso é necessário que decorra algum tempo entre o contato de risco e a formação de anticorpos. Só haverá anticorpos circulantes no sangue depois de decorrido este período, chamado janela biológica, varia de três a doze semanas (1½ mês a 3 meses, com média de aproximada de 2,1 meses) após a exposição de risco e aquisição do vírus.
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/olho_vivo/aids/tes_dia.htm Acessado dia 30/12/10
Os linfócitos T8(CD8) destroem as células do sistema de defesa já infectadas ou doentes.
Os linfócitos estão presentes na linfa ,no sangue (parte figurada) nos órgãos chamados gânglios linfáticos.Estes com a chegada do novo invasor leva um aumento desses locais que leva um aumento das células de defesa.
Entretanto em seu caminho pode deparar com o macrófago e ser seu fim englobando-o para isso tem que ter uma ligação com seu co-receptor.
Mas isso não é comum de acontecer tem preferência pelo linfócito T CD4, existem entre esses vírus o que conseguem enfrentar o macrófago alterando o seu ph.
Sua principal função é capturar e transportar os antígenos como o HIV para a drenagem nos linfonodos. As células dendríticas amadurecem para se tornarem eficientes na apresentação do antígeno. A maturação ocorre em resposta aos produtos microbianos ou aos sinais emitidos pela célula T ativada.A cada 20 minutos sintetiza resposta em forma de moleculas ao verificar o que está acontecendo em cada célula visitada.Se coletar dado que algo está errado avisa as outras células de defesa.
As células de defesa formam um todo integrando , cada uma afetando o desempenho da outra, sendo um mecânismo em equilíbrio.

"Segundo um estudo publicado hoje na revista científica "Nature", a interacção entre o VIH e as células dendríticas impede que estas, que representam um por cento do total de linfócitos e desempenham um crucial para iniciar a resposta imune, possam activar o sistema imunológico
Dirigida por Alison Simmons, do Instituto de Medicina Molecular Weatherall, da Universidade britânica de Oxford, a investigação avaliou o efeito da intersecção entre o VIH e o GD-SIGN, um receptor proteico que se encontra na superfície das células dendríticas, que estão habitualmente sob as mucosas.

Segundo o resultado do estudo, esta interacção não só impede que as células dendríticas possam desenvolver a resposta imune, mas aumenta, também, a possibilidade de propagar o vírus aos linfócitos T próximos.

Os linfócitos são responsáveis pela resposta imune das células, assim como pelas funções de cooperação para o desenvolvimento de todas as formas de resposta imunológica, razão pela qual, ao ser-se infectado por VIH, se multiplica a produção do vírus. Os resultados deste novo relatório revelam como o VIH pode invadir a actividade imunológica das células dendríticas e, ao mesmo tempo, ampliar a própria reprodução do vírus. "
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=21717&op=all Acessado dia 30/12/2010


"Para cada preparação, os teores de THC variam, aproximadamente, conforme abaixo demonstrado:

Maconha: de 0,5% a 14%
Skunk: de 7% a 14%
Haxixe: de 2% a 20%
Óleo de cannabis: de 15% a 60%

O skunk é também chamado de sinsemilla (sem semente) nos países de língua castelhana. É importante lembrar que nos anos sessenta, a concentração de THC na maconha consumida pelo movimento dos hippies era de cerca de 1%."
Fonte: http://www.profdouglas.com.br/maconha.htm



Seja a maconha, a cocaína sempre quando a pessoa fazer uso vai ficar no sangue o tempo depende da freqüência e da ultima vez utilizada
As células que o HIV invade são essencialment e os limfòcitos T CD4 +, mas também em menor mede os monòcitos / macròfagos, as células dendríticas, as células de Langerhans e as células de microglia do cérebro. A replicação viral tem já lugar em tecidos vários (de ganglios limfàticos, intestíno, cérebro, timo, ...).
Os órgãos limfoides, sobretudo os ganglios limfàticos, constituem a principal sede da sua replicació. O vírus está presente em numerosos líquidos do organismo, em particular o sangue e as secreçoes genitais.
Existe uma série de caracteristicas que interagem com o meio e o hospedeiro.Como a infectividade que é a capacidade deste virus alojar-se e multiplicar ?se no homem e transmitir deste para outros(aumento da carga viral,imigração de genes).
O grau de Patogenicidade capacidade deste vírus causar a doença em um hospedeiro ( o homem )suscetível.
A sua Virulência ,ou seja seu grau de patogenicidade é expressado pela gravidade da doença, especialmente pela letalidade.Que depende do paciente alguns vivem muitos anos sem o aparecimento de sintomas.


Fatores de ambiente físico e social
As doenças infecciosas são significativamente influenciadas pelo ambiente, pelo aspecto físico,biológico ou social.
Nisso entra no caso do HIV a eficiência do contato na transmissão de pessoa para pessoa, pois facilita a sua transmissão.
Mesmo o ambiente social como migrações ,imigrações apresenta relação com a doença





.



1.20)Mutações
As mutações em todas as espécies até hoje estudadas com cuidado tem um efeito mais nefasto que benefico.No HIV não pode ser diferente.

Retranspossons ou Elementos de Classe I
Uma seqüência de DNA do HIV pode ?se mover independentemente em diferentes partes do genoma da célula parasitada.
Nesse processo podem causar mutações e mudanças no seu genoma . Movem-se no genoma sendo transcritos a ARN e depois em DNA por retrotranscriptasa
Existe essa sugestão que a mutação no HIV seria também desse tipo que são elementos genéticos móveis.

1.21)A variabilidade do HIV

Variação da seqüência de codificação de proteína do envoltório viral que varia até cinquenta por cento.
Tendem ?se agrupar em regiões hipervariaveis



1.22)Relação ecológica
A relação que tem com o homem é de parasita-hospedeiro , sendo benéfica para o vírus mais nociva para o homem.Para satisfazer suas necessidades.

1.23)Fenótipo
Cada um desses pequenos seres apesar de muita semelhança apresentam diferenças nas características física mudando seu áspecto como o formato em resposta ao meio em que vive.


1.24)Adaptação
Apesar da imensa semelhança entre sangue humano e chimpanzé, pois um pode doar sangue para o outro.Existem diferenças entre estes de 1,23% do genótipo.
Entretanto o homem vive diferente de um chimpanzé podendo colocar o seu organismo em contato com tóxicos ,por exemplo, que alteram a constituição do sangue que tem o HIV de enfrentar.
Ao comparar o sangue dos dois ,percebe que o chimpanzé é mais próximo para o homem do que para os outros primatas.Como é demonstrado na pesquisa de Ajit Varki, professor de medicina na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD.
O organismo humano também está se adaptando ao organismo humano como publicado na revisa Nature mostra que está a ganhar resistência às características imunitarias varias .
Quanto ao nível populacional tem conseguido o esforço de evadir da proteção do sistema imunitario.
O mecanismo de entrada mostra que a ligação química tem moléculas corretas senão o arranjo não daria certo
o grau de adaptação da espécie em sua função de parasitar o homem. Quanto maior essa adaptação, maior será a proporção de casos subclínicos da doença infecciosa por ele causados.


Ao analisar os portadores percebe que existe uma variação do tempo do desenvolvimento em AIDS que tem como causa além dos co-fatores é uma variação temporal.
Que tem como causa a variabilidade do complexo de genes HLA.
Estes genes são diferentes em todas as pessoas e permitem o reconhecimento dos agentes patogénicos, desencadeando a resposta imunitária ao HIV.
E dar nessa doença esta passagem para fase sintomática.
Ataca principalmente os linfócitos CD4+ ,quanto mais capaz for o organismo de reconhecer o vírus através dos genes HLA, mais rápida e fortemente os CD8+ podem ser acionados para matar os CD4+ infectados e travar a infecção.

De acordo com as variações populacionais no HLA , que permite uma resposta mais forte ao HIV, pois seleciona paralelamente a isso os que consegue sentir menos os efeito do sistema imunitario dentre como a pesquisa de Rodney Philips coletou o alto de nível de mutações.
O estudo concentrou-se em várias regiões do globo, como o Reino Unido, África do Sul, Botswana, Austrália, Canadá e Japão.

O exemplo do Japão é paradigmático. O HLA-B*51 é uma variação de um dos genes do complexo que melhor respondem ao HIV.
No entanto, 96 por cento das pessoas infectadas pelo HIV que têm este gene já apresentam o vírus com uma mutação capaz de se desviar dele.

No Japão, esta variação do HLA é muito comum na população. Isto faz com que mesmo entre as poucas pessoas que não apresentam esta variante genética, 66 por cento estejam infectadas com o vírus mutado para resistir a esta forma alternativa do gene.

Hoje em dia, a resposta imunitária entre pessoas com e sem o HLA-B*51 é parecida, quando nos anos 1980 quem tinha a variante resistia melhor à infecção.


Uma das implicações do estudo é que uma vacina futura tem que jogar com a capacidade de mutação do HIV e "actualizar-se", como se faz actualmente com o vírus da gripe.

Theodosius Dobszhansky (1901-1969) mesmo tendo vivido antes do conhecimento do HIV no mundo, muito do que pesquisou por falar de evolução , pode ser usado para o entendimento do papel dinâmico do homem .
"O estado de ser adaptado contribui para a sobrevivência individual, ou para reprodução, que se tornem possível à sobrevivência da espécie "(Dobszhansky(1970) apud Ayala(1966"

http://www.gforum.tv/board/1092/308389/hiv-esta-adaptar-se-aos-seres-humanos.html




Tabela : A resistência entre os países
Porcentagem de resistentes (%) Países
5 a 11% Suécia
10 a 17% França
13% Alemanha
14% Reino Unido
15 a 26% América do Norte
23ª 26% Espanha
6,6% Brasil




Aqui são pacientes que não se contaminam com o HIV devido a mutação na sua molécula cd4 provavelmente surgida na Idade Média por causa da peste negra.
No caso do homem isso é um fenômeno adaptativo



1.25)O tratamento do HIV
Existe o tratamento fitoterapico , não recomendado pelo ministério da Saúde , o homeopático visto para alguns como placebo .Entretanto o mais utilizado é o alelopatico.
Demonstra que contribui para o aumento de mutante entre os vírus ,para evitar isso é recomendado a combinação dos medicamentos que é chamado de HAART ou popular coquetel " (terapia anti-retroviral altamente potente), retarda o surgimento da resistência, dado que os vírus resistentes a um dos medicamentos podem ainda ser controlados pelos outros aos quais são sensíveis."
Fonte: http://www.soropositivo.org/dst/hiv/vida-com-hiv/256-resistencia-aos-medicamentos-anti-hiv.html Acessado 01/01/2011
Se aplicarmos a teoria de Darwin ao estudo do HIV, veremos que, por uma questão de evolução, os macacos desenvolveram, ao longo dos anos, resistência ao vírus. Entendendo como isto ocorreu, podemos ter respostas bastante interessantes", disse Jones.



1.26)Seleção natural
Quando o HIV ao invadir o novo hospedeiro era uma nova oportunidade de existência entretanto ao mesmo tempo de desafio.
Por enquanto para este deve ter sido uma vantagem pois é uma pandemia mundial.

"Ao iniciar um tratamento com medicamentos anti-HIV, os vírus extremamente sensíveis desaparecem rapidamente, permanecendo as variações que se auto-copiam apesar da presença de medicamentos. Com o passar do tempo, o "grupo" de vírus incluirá cada vez menos variações sensíveis e cada vez mais variações resistentes aos medicamentos, as quais podem ou não prejudicar o organismo."
Fonte: http://www.soropositivo.org/dst/hiv/vida-com-hiv/256-resistencia-aos-medicamentos-anti-hiv.html Acessado dia 01/01/2011

O objetivo é analisar como ocorre os processos de evolução no HIV.
A justificativa é que os processos da evolução é uma das responsáveis pela grande ferocidade do vírus para o organismo humano.



2.0)O caminho metodologico



Para Jones,Charles Darwin só pôde elaborar sua teoria porque tinha diferentes grupos de animais para comparar uns com os outros .Assim aqui será feito um pouco.

2.1)O tipo de pesquisa

A pesquisa é do tipo que ao estudar o caso procura colher diferentes fontes de informações qualitativas e quantitativas que procura demonstra a evolução no HIV como acontece e contribui para o desenvolvimento da mesma nos pacientes.
Alguns dados são bem pertinentes como a presença do HIV relacionada com
a medicação errada, automedicação, ausência, usar um único medicamentoso.
É possível outras causas também.Como a adaptação no homem pois apesar da semelhança entre as duas espécies.E adaptação do homem que tem como origem a peste negra e também a esse vírus .Entretanto estes são procesos em contrução.
2.2)Cenário da pesquisa


O cenário em que desenvolve a evolução ocorre a nível microscópico e molecular in vivo no homem.
Por isso se torna tão difícil seu acompanhamento e tem que juntar varias partes para montar um modelo do que seria essa realidade.

2.3)Seleção de dados

Alguns dados foram importantes pela participação na evolução dessa especia.Como a presença de um material genético em RNA(este tem um papel na transmissão das características maior do que em adenovirus)
A variabilidade gerada por mutação ,recombinação e retrotranspossons.
Seu numero a nível de espécie mas quando se observa em numero populacional é suficiente para passar um caráter favorável aos sucessores.
A reprodução alta , que relaciona com o grau de infectividade, quanto maior é a gravidade e a passagem para a fase sintomática.
O meio age como selecionador das espécies mais bem adaptadas a viver no meio do sistema de defesa e que consegue se defender desse ataque.
O meio é complexo , pois um interage com o outro, até hoje o mais estudado foi a ação dos agentes retrovirais mas deve outras situações que o HIV deve conviver para sua sobrevivência.
É importante conhecer para dentro do possível de alguma maneira diminuir esse numero para isso tem que saber as causas
Variação da seqüência de codificação de proteína do envoltório viral que varia até cinquenta por cento.Tendem ?se agrupar em regiões hipervariaveis
Tem pontos que apresentam menor variabilidade como a gp 120 importante para sua reprodução.



2.4) Amostragem
2.4.1) tamanho da amostra
A amostra foram levantados a amostra colhida por diferentes artigos sobre o HIV no mundo inteiro
Esse estudo analisa o HIV a nível individual e populacional.Estuda a freqüência ,a distribuição de determinados traços na população.

3.0)Analise e discussão

A Mutação ocorre naturalmente no vírus.Entretanto em algumas pessoas se reproduzem rapidamente em cada geração gera novos descedentes ,que corresponde a um aumento da carga viral.Esse crescimento ocorre em Progressão geométrica.
Entre estes pode ter algum com um gene mutante que se adapta melhor ao meio, que consiga se livrar da ação feroz do sistema de defesa.
Explicando o que o pesquisador David HO , ao medir a quantidade de vírus circulante no organismo mais violenta é a doença é menos sobrevida do paciente e percebeu algo muito importante para o acompanhamento do paciente que os médicos observam e comprovam essa teoria.
Isso se percebe também pelo nível mais baixo atingido pela carga viral após o inicio do tratamento, conhecido como "nadir", está relacionado ao rebote da carga viral.
Pois no primeiro momento ao utilizar um agente retroviral é destruído muitos vírus mas no decorrer do tempo seleciona as espécies resistentes.
As pessoas cujas cargas virais são reduzidas e mantidas abaixo de 50 cópias apresentam um risco muito menor de desenvolver resistência podendo, porém, desenvolvê-la a longo prazo.Pois se reproduzem menos.
É provável que o acréscimo ou a troca de um único remédio em um coquetel que não esteja contendo a carga viral não seja suficiente para impedir a replicação do vírus, o que poderia [[causar a resistência.


Baseando em que as mutações são nas espécies até hoje estudadas comparando com o HIV, não poderia provavelmente ter leis tão diversas, únicas que o diferenciaria de todos os seres vivos e mais especificamente os micro-organismos.
Vive num meio , e para enfrenta-lo as suas adversidades de adaptação na nova espécie parasitada .

O meio ambiente é complexo pois ao mesmo tempo que interage com o meio , este interage com ele.
O meio é vivo ,dinâmico não estático, nele estão os co-fatores
Apresenta grande diversidade pois tem muitas mutações, de pacientes diferentes , teria que ter um número elevado de cada paciente em cada situação para comparar estatisticamenste se outras condições como outros farmácos,antibioticos, substâncias tóxicas presentes no sangue poderia afetar e como


A média de vida do vírus HIV é de 2,2 dias apesar da aparência de uma curta existência mas é suficiente para gerar descedentes e passar seu material genético.
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um retrovírus(do latim,voltar para trás) esse nome deve-se ao fato de que seu genoma é constituído de RNA e não de DNA.Assim isso leva ao se reproduzir utilizar a enzima de transcriptase-reversa responsável pela transcrição viral para uma cópia de DNA utiliza-se outra enzima a integrase que une ao genoma do hospedeiro é pequeno.

O HIV ramifica-se em dois tipos , o HIV tipo1 que é o mais comum encontra no Brasil,Peninsula ibérica e África Ocidental e HIV -2 mais encontrado na África.
Tabela 1: Classificação do HIV/AIDS
Subtipo A e D
África Central e Oriental

Subtipo B América do Norte,América Latina e Caribe
Subtipo C Europa, Japão e Austrália ,Região subsaariana.
Subtipo E Brasil e Romênia
Subtipo F Camarões , Caribe e Gabão
Subtipo O
Linhagem XBF30, 1998,em um paciente em Camarões
Subtipo V

















Fonte :wwwpbs.org Acessado dia 01/01/2011

A diversidade do HIV se deve ao contato com humanos que é diferente do meio que vivia antes com o Chipanzé.
O HIV -1 pode ?se subdividir em três subgrupos o M,N e O .A primeira linhagem engloba os três subgrupos de HIV-1 (M, N e O) e os SIVs encontrados em chimpanzés (SIVcpz). A segunda é a do vírus HIV-2, que causa uma forma menos agressiva de imunodeficiência no homem e é endêmico na África ocidental (Libéria, Senegal, Guiné-Bissau e Costa do Marfim).
Essa linhagem inclui ainda os SIVs do macaco africano mangabey-fuligento (SIVsm) e os obtidos em macacos asiáticos (SIVmac), como o macaco-rhesus, o macaco-de-rabo-de-porco e o macaco-urso.
A terceira linhagem é representada pelos SIVs encontrados em diversos macacos-verdes africanos (african green monkeys, ou AGMs) do gênero Chlorocebus. As duas outras linhagens são compostas por SIVs que infectam apenas uma espécie de primata: mandril (SIVmnd) e macaco-sykes (SIVsyk).
Recentemente, um novo vírus (SIVrcm) foi isolado no macaco mangabey-de-topete-vermelho, e a análise genética indicou que ele não se agrupa filogeneticamente com nenhuma das linhagens já descritas. No entanto, é preciso caracterizar de modo mais detalhado a informação genética do vírus para que seja classificado como uma sexta linhagem.
Outros SIVs foram caracterizados em outras espécies de símios africanos. Muitos podem ser incluídos em uma das linhagens descritas, como o do babuíno-amarelo, o do macaco-pata da África oeste-central, o do macaco-l?hoest e o do macaco-azul, entre outros. Mas a caracterização genética de alguns ainda não foi completada, como o do macaco-debrazza, o do macaco-de-cauda-dourada, o do macaco-de-cauda-vermelha e o do macaco-hamlyni.

Existência de seres humanos que são imunes ao HIV.Como diz Jones pesquisar esse mesmo processo nessas pessoas imunes ao vírus também seria interessante

O processo de seleção natural a seleção natural é o que ocorre no HIV não uma mudança súbita, pois se reproduz rapidamente como demonstra
Com base do que se observa na natureza pode ?se dizer que o homem assim como chimpanzé se adaptara ao HIV mas isso demora muito tempo e morre muitas pessoas até lá por isso tem que buscar outra solução da evolução para ajudar a resolver o problema.
O Hiv se espalhou pelo mundo não apenas pelo grande potencial do HIV mas teve como aliado a globalização.

4.0Referências Bibliograficas:

As condições adversas são os co-responsáveis pela mudança da fase assintomática para sintomática em pacientes imunoinfectados
http://www.webartigosos.com/articles/53503/1/As-condicoes-adversas-sao-os-co-responsaveis-pela-mudanca-da-fase-assintomatica-para-sintomatica-em-pacientes-imunoinfectados/pagina1.html
Priscila Dias de Carvalho
Graduada pela Fundação Educacional de Fernandópolis.Conhecedora de várias linguas. Autora de romances como Alena e outros que em breve serão publicados. Livros virtuais na área da ciencia como HIV e condições adversas Curso de Capacitação pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (360 horas) Cursos de capacitação profissional na área de saúde.
Por Priscila Dias de Carvalho
Publicado 1/12/2010


Dobszhansky,Theodosius, Genética do Processo Evolutivo,Editora Usp,1975
(HIV Positivo- O que faço agora? Distribuidora Roche ,s/d)
"(Brasileiro Filho,2004)
Giraldi,2007 (Stebbins 1970)

Enciclopédia conhecer ,editor abril cultural 1968, p 206 ,volume VIII

linfa. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-12-30].
http://www.csst.com.br/dicassaude/Aids/ComoPega.htm Acessado dia 26/12/2010
http://ciencias5f.blogspot.com/2010/01/constituicao-do-sangue.htm Acessado dia 01/01/2011
Tradução de Ana Paula Veloso Dias -O ciclo de vida do HIV-Publicado em 12/08/2008 pelo Wiki Repórter Claudius, São Paulo - SP
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=6575
Acessado dia 04/01/2011


http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=33911&op=all Acessado dia 03/01/2011

http://www.danny.hpgvip.ig.com.br/ut_publ/aids_hiv/teoria_de_darwin_pode_ajudar_na_luta_contra_aids.htm/ acessado dia 22/12/10 apud http://www.abrasp.org.br/
http://www.manualmerck.net/?id=193&cn=1621 Acessado dia 30/12/10
http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_07/05_01_05.html Acessado dia 30/12/2010


http://pt.shvoong.com/exact-sciences/374297-origem-hiv/ Acessado dia 23/12/2010
http://pt.wikilingue.com/ca/V%C3%ADrus_da_immunodefici%C3%A8ncia_humana
Acessado dia 31/12/10
Fonte: http://www.soropositivo.org/dst/hiv/vida-com-hiv/256-resistencia-aos-medicamentos-anti-hiv.html
/ Acessado dia 01/01/2011


http://super.abril.com.br/ciencia/aids-1-cura-436747.shtml Acessado dia 31/12/10
http://www.trabalhonota10.com.br/saude/historico-da-aids.html Acessado dia 23/12/10
http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/linfa.htm Acessado dia 30/12/2010

http://pt.wikilingue.com/es/Transpos%C3%B3n Acessado dia 02/01/2010
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plasma_(sangue) Acessado dia 24/12/10