Este trabalho pretendeu analisar os problemas do ensino escolar em Moçambique desde a Primeira até a Décima Segunda classe. Esta análise foi realizada mediante a identificação dos problemas tanto como para os alunos e bem como para os professores. Posteriormente traçaram-se estratégias que visam solucionar o problema em análise.

Para a realização do presente ensaio recorreu-se ao método de pesquisa bibliográfica que consistiu na leitura de várias obras relacionadas com a matéria em estudo.

O trabalho é constituído por elementos pré-textuais onde se encontra a capa, capa de rosto, índice e resumo; elementos textuais que compreendem a introdução, objectivos metodologias e o quadro teórico que corresponde ao desenvolvimento do trabalho. Nesta etapa é abordada os aspectos ligados ao conceito de políticas, políticas públicas, política públicas educativas, Lei 6/92, a conferência de Jomtien, e finalmente estes elementos foram tomados como base para a elaboração das estratégias soluções para o século XXI.  

O ensaio termina com uma conclusão onde se considera que qualquer política educativa é fundamental, pois que ela é que orienta o sentido e a direcção de qualquer estratégia adoptada no campo educativo.

Palavras-chave: Políticas, Políticas Públicas, Políticas Públicas Educativas, Estratégias, Problemas e ensino escolar.