1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade desempenha um importante papel no controle do patrimônio empresaria, alem de notificar informações úteis para tomada de decisão dentro e fora da empresa. Constituindo ainda um conjunto de conhecimentos sistematizados, com princípios e normas próprias, regulados pelo Conselho Federal de Contabilidade pela resolução 750/93. 

Portanto, o Conselho Federal de Contabilidade instituiu as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) e os Princípios de Contabilidade, definidos em: Princípio da Entidade; Continuidade; Oportunidade; Registro pelo Valor Original; Competência; e Prudência. Nesse sentido o presente trabalho busca fazer uma argumentação mais detalhadas desses princípios essenciais no campo da Contabilidade.

 

Tais princípios relacionados à contabilidade são de suma importância, pois  possibilitam a uniformidade das terminologias utilizadas pelos profissionais da área e a fidelidade demonstrativa do patrimônio e serem instrumentos de base para a normatização da atividade contábil. (SÁ, 2007, p. 20),

 

Partindo deste conceito os Princípios de Contabilidade são fundamentais para que o profissional possa ter conhecimento para o sucesso da profissão, para uma melhor tomada de decisões diante de um problema, evidenciando sua importância quanto à avaliação, registro e mensuração dos fatos contábeis no processo evolutivo da contabilidade. 

Os princípios são os alicerces para a contabilização, visto que a fundamentação para realizar os lançamentos contábeis se dá aparte das normas dos princípios, e seu uso correto é fundamental para que as demonstrações sejam fidedignas a realidade empresarial. 

Sá (2007) complementa que os princípios são a essência das doutrinas e teorias relacionadas à contabilidade, predominante na área científica e profissional do Brasil, atribuindo à contabilidade no seu objetivo primordial o estudo da avaliação patrimonial das empresas.