A poupança é um dos investimentos mais tradicionais e populares em Portugal. Isto deve-se à facilidade de abertura e manutenção das conta-poupança, mas também à segurança do investimento. A chegada do fim do ano é, tradicionalmente, um momento de reflexão sobre a importância da poupança: muitos aproveitam o subsídio de férias e Natal para começarem e/ou aumentarem as suas poupanças, apurou a Cetelem.
Na Cetelem acreditamos que investir numa poupança é essencial para garantir uma certa tranquilidade financeira e estar preparado para possíveis imprevistos. A Cetelem aconselha-o a fazer uma revisão da sua gestão financeira mensal e, se ainda não o faz, a destinar parte dos seus rendimentos a uma poupança. Afinal, poupar com o intuito de investir, é fundamental para a sua saúde financeira. Para o ajudar, a Cetelem destaca cinco princípios básicos da poupança.
O princípio base da poupança é tentar poupar sempre um valor próximo de 10% do rendimento mensal. A Cetelem sabe que é difícil reservar parte dos seus rendimentos, porém com o desenvolvimento de um planeamento financeiro e uma organização dos projectos prioritários a realizar, torna-se mais viável o investimento.
Outra das soluções passa por cortar nos chamados gastos supérfluos, em conjunto com uma boa gestão orçamental. O planeamento orçamental deve estar em dia e evitar os pequenos gastos não essenciais ajudam na manutenção da poupança. Experimente ainda aplicae em numa conta-poupança uma parte dos seus rendimentos extra, como prémios e subsídios, sempre que possível. O final do ano, com os subsídios de Natal e Fériasm é uma optima altura para a gestão das suas poupanças e investimentos.
Na Cetelem acreditamos que poupar o suficiente para garantir uma segurança financeira que permita enfrentar uma adversidade é fundamental nos tempos que correm e pode ser uma grande alida. Em momentos de desemprego, por exemplo, o planeamento financeiro e investir em contas-poupança podem ser cruciais para a saúde financeira.
Por fim, a Cetelem recomenda que se informe atempadamente sobre as possibilidades de poupança, as vantagens e exigência de cada produto, etc. Procurar uma financeira ou um banco da sua preferência é o primeiro passo, pois estes podem ajudá-lo a diversificar os seus investimentos e também a dar vida a todos os seus projectos.