OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL NO PERÍODO DE 1930 A 1945. 

1 Introdução 

Na sucessão presidencial de 1930, São Paulo e Minas Gerais discordarão sobre o nome do candidato que disputaria o pleito. O presidente Washington Lúiz apoiou a candidatura do populista Julio Prestes, ao invés de apoiar a candidatura do mineiro Antônio Carlos. Essa atitude levou Minas Gerais a romper com a aliança com populista e apoiar as oligarquias de outros estados: do Rio Grande do Sul e da Paraíba. Desse modo, esses três estados formam um grupo político de oposição chamado Aliança Liberal.

Sob o lema “representação e justiça” sua plataforma estava voltada fundamentalmente para a regeneração política, o que implicava na luta pela reforma eleitoral, voto secreto, moralização dos costumes políticos e das liberdades individuais. O programa propunha também a anistia dos revoltosos e medidas de proteção ao trabalho.

Essa aliança lançou a candidatura de Getúlio Vargas para a presidência com João Pessoa como vice. Mas, foi derrotado pelo candidato do governo, Julio Prestes. Insatisfeito, os liberais aliaram-se aos tenentistas. Contando com esse apoio, as oligarquias dissidentes de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul desencadearam um movimento de revolta em varias regiões do país. Diante de uma iminente guerra civil, as Forças Armadas (Exército e Marinha) deram um golpe de Estado depondo o presidente Washington Luis.

Uma junta militar transmitiu o governo a Getúlio Vargas, líder máximo da revolução. Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945. (Seu governo atravessou uma fase provisória (1930- 1934), uma fase constitucional (1934- 1937) e o governo Ditatorial 1937-1945) que promoveu muitas mudanças no país na esfera econômica e social.