Na atual conjuntura um dos maiores desafios do professor é a adaptação com a era digital em que vivemos. O tradicional e não o arcaico giz e quadro negro estão sendo ou já foram trocados por um Datashow e uma caneta a laser. Isso é resultado de um mundo globalizado e avanço tecnológico, essas ferramentas de ultima geração têm como objetivo aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, se torna um desafio a ser superado, o mercado de trabalho está muito competitivo e a demanda de profissionais na área é crescente.

Outro desafio é a preparação para esse mercado, não estar apenas atualizado tecnologicamente, mas como está preparado para uma boa apresentação, atualizando o conteúdo, formação e etc. Vejo professores nas salas de aula com pouco conteúdo e um enorme desinteresse pela profissão, não trabalham com metas a serem batidas, trabalham apenas para cumprir tabelas sem comprometimento algum com a educação.

O número de evasão no ensino Superior não é apenas um desafio da instituição no quesito diretoria, mas é um desafio para os docentes a serem mais comprometidos com o futuro profissional do aluno. Será que os professores estão preocupados com a evasão no ensino superior? As instituições deveriam capacitar os docentes a agirem concernentes a essa situação. Esses são alguns desafios a serem superados para um profissional do Ensino superior.

        As perspectivas do professor deveriam ser amplas, estudamos durantes esses dias a deficiência desse assunto. A visão do professor é apenas colocar um notebook e um data show debaixo do braço e transmitir informações. Isso não é uma perspectiva de um professor globalizado. Hoje o professor além de um transmissor de informações deverá se preocupar se o conteúdo está sendo ingerido pelo aluno. O aprendizado do aluno tem que ser eficiente. Outra característica que um docente deve ter é uma visão além da sala de aula, de pesquisas e relacionamentos. Uma visão social de sua formação.

        Esses desafios estão sendo superados e as perspectivas estão se ampliando tudo por causa das exigências da era digital.