INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do presente Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado "Os Primórdios da Representação do Espaço", ocorreu a partir do interesse em verificar a inovação na linguagem pictórica trazida por Giotto di Bondone.
A pesquisa se baseou em levantamentos bibliográficos que consideraram alguns aspectos históricos relevantes (sociais, econômicos, políticos e artísticos) do final da Baixa Idade Média, a biografia do artista em questão (origem, formação artística, influências, etc), uma breve elucidação sobre o estilo bizantino e o período em que vigorou na pintura ocidental (levando a um melhor entendimento de suas características, de modo a favorecer uma comparação com as características inovadoras da pintura de Giotto), os elementos de renovação na linguagem pictórica (a nova forma de conceber o espaço pictórico, com um olhar mais humanizado) e uma análise mais detalhada de duas de suas pinturas ("Lamentação ante Cristo Morto" e "Encontro de Joaquim e Ana no portal de Ouro"); como também, alusão ilustrativa de trechos de obras literárias consagradas ("A Divina Comédia" de Dante Alghieri e "Decamerão" de Giovanni Boccaccio), que dão testemunho da grandeza deste pintor italiano.
A importância incontestável de Giotto para a superação do tradicional estilo bizantino (ou "maneira grega") e para a inserção da Arte em uma nova etapa, abrindo caminho rumo ao Renascimento, justifica um estudo mais apurado sobre a "representação do espaço" na composição de suas obras.