Voltaire:
"Os preconceitos são a razão dos imbecis."

Essa frase me faz pensar o quanto nos enganamos, pensando, achando, "elucubrando" que somos melhores que outras pessoas, quando, na verdade, não somos, podemos ser até diferentes, por nossas experiências, aptidões e visão de mundo, mas melhores, sinto dizer, não, não somos.

Penso que mesmo vivendo numa terra multicultural e multirracial, como o Brasil, ainda a questão do preconceito, do racismo aflora por toda parte. E digo isso de perto, de quem ouviu frases esdrúxulas de quem possui uma visão distorcida da vida, do mundo, do ser humano.

Terei a fineza de não citar as tais frases aqui, nos poupemos de tais baixezas que não dizem respeito, principalmente quando nós procuramos apreender o conhecimento, nos melhorarmos em todos os sentidos, mas fico impressionada com as piadinhas, os trocadilhos, atestando em 1º grau a ignorância da pessoa que enuncia tais frases.

Bem disse o filósofo francês Voltaire: "Os preconceitos são a razão dos imbecis."

Além da questão da pele, há outros preconceitos que grassam por aí afora, como o preconceito social, o sexual, e outros tão imiscuídos na personalidade de muitos (pobres) cidadãos. Eu digo que o preconceito é um comportamento aprendido. Como explicar que crianças já saibam ser homofóbicas? Como dizer de pessoas que "odeiam" gatos (não porque não apreciam o bichano, mas porque ouviram alguém falar que o bicho dá azar, que é falso, traidor...). De onde tiraram isso? A ciência, a inteligência e a razão jamais embasariam tais estapafúrdios. E a lista segue abaixo.

Quando nós não aprendemos a nos esclarecer, estudando, pesquisando, centrados em nós mesmos, não de forma egoísta, mas de forma a centrar a nossa inteligência e força em nós, para podermos produzir boas ações afora, só encontramos o eco do vazio em nós mesmos, tornando nossas mentes uma verdadeira lata de lixo, sem conteúdo, apenas com frases feitas, decoradas, e comportamentos repetidos como se tivéssemos sido adestrados.
Salve, Voltarie! O conhecimento libera. A ignorância aprisiona.