Claudio Abreu Gonçalves
Terapeuta Fisio-Molecular
Reg. e Licença 1173 / 34646-0
Clínica Integral - Rua Mq. Herval, 366 - Centro
São Leopoldo - RS
Fone (51) 9159.6985
www.naturallpower.com.br
[email protected]

OS PERIGOS DO EGO

Acredito que o ser humano original, perfeito foi dotado de um Eu muito superior, com todas as qualidades espirituais do Criador quando disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança" mas também deu o livre arbítrio, senão seríamos apenas um robô, mecânico, não tendo a possibilidade de optar pelo melhor, assim pode tomar decisões sábias em face de várias situações. Ou seja conscientemente rejeitaria pela sua boa índole os pensamentos incorretos. Na Bíblia é exposto o princípio de que cada um é provado e engodado pelo seu próprio desejo, então o desejo tendo se tornado fértil, produz o erro. Isto é, por mais perfeita que a pessoa fosse ou seja, pode vir a ela alguns pensamentos e desejos que a desafiam para decidir mas se alimentar tais sentimentos incorretos acaba praticando atos contrários aos bons princípios.
Certo psicólogo contou um caso de uma mulher que quando ia atravessar a rua ficava travada, imóvel. A princípio parecia um complexo ou algum outro trauma, mas ele verificando as causas das causas como ele disse, conseguiu decifrar o problema dela: o orgulho, porque ela se sentia feia, gorda, muito branca e não queria enfrentar a opinião ou as críticas de outras pessoas. Puro orgulho! A partir daí ela entendeu e quando foi desvendada o motivo mais profundo conseguiu sanar aquela situação. Nosso ego prega peças, esconde nossos sentimentos e nos torna "vítimas", culpamos os outros e somatiza tudo isto em doenças fisicas, emocionais, traumáticas. É preciso ficar frente a frente conosco mesmos e termos a coragem de assumir e resolver nossos orgulhos para que isto não atrapalhe a nossa vida e nem a dos outros.
A humildade que não significa humilhação, pode neutralizar tais impulsos do ego e resguarda a paz entre os humanos, partindo do princípio de amor ao próximo e respeito pela Natureza, pois a Terra é uma usina nuclear em potencial, poderosa que infelizmente é mal utilizada para domínios animalescos, competições, o que tem causado um desequilibrio ecológico devido as ambições de egos exacerbados que não respeitam as leis que regem o Universo e a vida, feito feras que pelas guerras, corrupções e ganância, ceifam muitas vidas. Deus não se arrepende de ter criado o ser humano, pois sua obra é perfeita e deu condições e crédito para que vivessem em harmonia, e no seu amor infinito, nunca duvidou de nós. Nas Escrituras podemos obter mais instruções para dominar nosso ego e porque o Criador permitiu tais condições, e também podemos buscar orientações profissionais para administrar tais sentimentos egocêntricos. Podemos ver muitos exemplos do passado e em nossa volta que o orgulho não compensa. Todo o ser humano é igual, e o que tem mais pode ensinar o outro a melhorar, assim dando sua contribuição para o equilibrio social. (Claudio Abreu Gonçalves - Terapeuta Fisio-Molecular).

-o-o-o-o-o-o-