Os casos de obesidade tem aumentado não só no Brasil, mas no mundo.

Além do sobrepeso poder acarretar em diversas complicações, e problemas de saúde, traz também a preocupação com relação a estética, e a autoestima.

Mas seja para cuidar da saúde, melhorar a qualidade de vida, ou simplesmente prezar pela estética e aparência física, quando o assunto é emagrecer, o que não faltam hoje em dia são alternativas diferentes para alcançar o tão desejado emagrecimento.

Lembrando também que há dietas para diversos fins, não só para emagrecer, mas algumas também para engordar ou auxiliar no crescimento dos músculos.

Porém, infelizmente nem todas essas alternativas são realmente eficazes ou seguras...

Além dos diversos remédios para emagrecer que, não por acaso, já tiveram sua comercialização proibida pela Anvisa, há também dietas que parecem inofensivas à primeira vista, mas que na verdade, são verdadeiras vilãs de um emagrecimento eficaz e permanente, podendo ainda acarretar em problemas de saúde.

Todos os elementos de uma alimentação são fundamentais para o organismo e cada um deles funciona para algo diferente no corpo humano.

Dietas muito restritivas podem desencadear cansaço, alterações no sono, estresse físico, fraqueza muscular, e pode atrapalhar o funcionamento do fígado que, se não estiver funcionando bem, aumentará as dificuldades em eliminar o colesterol, e não regulará as gorduras de forma eficiente, dentre outros problemas.

Nestas dietas há um excesso de proibições, que pode ser uma armadilha por dificultar o comportamento de autocontrole. O simples fato de estar hipervigilante contando calorias, ou controlando o que deve ser ingerido pode originar um processo de desejo exacerbado, levando à instabilidade emocional. Deixando de comer o que mais se gosta, ou o que nosso corpo precisa, é provável que isso te deixe mais ansioso e estressado. Nisso, vem a frustração. Muitas pessoas não conseguem seguir essas dietas até o final, e acabam sentindo-se mal com isso, e culpadas. E isso pode levá-las a desanimar e desistir de emagrecer.

Além do mais, dietas desequilibradas nutricionalmente, e muito restritivas podem ocasionar em perda de peso, decorrente da baixa ingestão de calorias, o que leva à perda de água e massa magra que pode dar falsa ilusão de emagrecimento, mas além de também poderem causar problemas de saúde e desconfortos já citados, podem levar também ao efeito sanfona!

O efeito sanfona é temido, porque depois que a dieta acaba, todo o peso perdido é recuperado em pouco tempo, ou a pessoa ganha ainda mais peso!

Ou seja, emagrecer com dietas restritivas, não é um bom negócio, principalmente para quem busca um emagrecimento saudável, melhor qualidade de vida, e não voltar a emagrecer, ter um emagrecimento permanente.

Há alternativas melhores e mais eficazes às dietas restritivas. Algumas delas até mais fáceis de fazer, ou tão trabalhosas quanto.

O importante mesmo é apostar em um emagrecimento aliado à melhora da qualidade de vida, e cuidando do que se tem de mais precioso, que é a saúde!