Alguém bate na porta.

  

Ló: Quem é?

Morador: Abra a porta ou arrombaremos.

   Ló abre a porta, e quando abre se depara com uma multidão, pessoas vindo de toda parte de Sodoma, homens de todas as idades, dentre eles está Eitan, o namorado de Maika. Ló sai devagar e serenamente, carregando no rosto um olhar sério de dar medo, fecha a porta atrás de si. Olha atentamente para cada um.

Ló: Posso ajudar?

Morador: Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos rela­ções com eles.

   Ló continua do mesmo jeito, encarando o sujeito. Ló olha para Eitan.

Ló: Então foi isso que você estava sussurrando com Yair? Eu nunca... nunca confiei em você.

Eitan: Espera, eu nunca sussurro nada. Eu nem sussurro ninguém e nem deixo que me sussurrem. Na verdade, eu não gosto muito de sussurração, sabe?

   Ló torna a olhar o sujeito que bateu na porta.

Ló: Não, são meus ­amigos! Não façam essa perversidade! Olhem, tenho duas filhas que ainda são virgens. Vou trazê-las para que vocês façam com elas o que bem entenderem. Mas não façam nada a estes homens, porque se acham debaixo da proteção do meu teto.

Morador: Saia da frente! Este homem chegou aqui como estrangeiro, e agora quer ser o juiz! Faremos a você pior do que a eles.

   Então, os homens avançam para a porta. Ló tentou lutar com eles, mas sem sucesso. Há um tumulto em frente da casa de Ló. Ele não sabe o que fazer, está caído no chão, em meio à multidão.

   Em Canaã, na tenda de Abraão, Sara entra no quarto, senta na cama com Abraão, e percebe que tem algo de er-rado com ele.

Sara: Abraão, alguma coisa o perturba?

Abraão: Não, Sara. Não é nada.

Sara: Abraão, eu te conheço.

Abraão: Está bem. Eu confesso. O SENHOR me disse hoje que destruiria Sodoma. Eu sei que ELE não IRÁ desamparar meu sobrinho. Mas... algo está dizendo em minha mente, muito forte, que eu devo orar pelo meu sobrinho, mas o meu coração diz que não devo fazer isso. Não sei o porquê, mas...

Sara: Abraão, lembra quando o SENHOR lhe chamou pela primeira vez? ELE nem mesmo se apresentou, mas você confiou nas SUAS PALAVRAS mesmo sem entender. Por que agora você precisa entender? Ore. Escute sua mente e não seu coração, porque DEUS não age por sentimento, ELE não age pela emoção, mas pela razão.

Abraão: Você tem razão.

   Abraão sai de sua tenda e vai em direção de onde ele e SENHOR conversaram pela última vez. Ele se curva com o rosto no chão e ora: Meu DEUS... lembra-TE da nossa conversa de hoje. O SENHOR disse que ainda que tivessem dez justos em Sodoma, o SENHOR pouparia a cidade pelos dez. Eu sei, porém, que não chegam a dez justos. São menos que isso. Mas eu creio que o SENHOR tudo pode, por isso, o SENHOR pode destruir Sodoma, mas tire primeiro Ló de lá! Eu rogo-te.

Estou aqui, Agora

Para fazer prova com DEUS

Quem usa a fé faz à hora

Determina o que é seu

Hoje eu marquei CONTIGO

O meu desabafo, meu DEUS

Com um clamor de fé

De um servo TEU

Faz a diferença, SENHOR

Entre aqueles que servem

E aqueles que não

Faz a diferença, meu PAI

Dos que depositam seu tudo no altar

Dos que nem lembram da TUA existência

Daqueles que tem a esperança em TI

Dos que TE honram na TUA PRESENÇA

Faz a diferença

   Em Sodoma, com a mesma cena de antes, Ló consegue ir até a porta de sua casa e ficar entre ela e a multidão. A porta se abre e um dos anjos puxam Ló para dentro. Eles olham atentamente nos olhos de cada um, entram na casa de Ló e fecham a porta e, rapidamente, os moradores da cidade ficam cegos. Dentro da casa de Ló...

Um dos anjos: Vo­cê tem mais alguém na cidade - genros, filhos ou filhas, ou qualquer outro parente? Tire-os daqui, porque estamos para destruir este lugar. As acusações feitas ao SENHOR contra este povo são tantas que ELE nos enviou para destruir a ci­dade.

   Ele reúne suas filhas, sua esposa e seu genro.

Ló: Saiam imediatamente deste lugar, porque o SENHOR está para destruir a cidade!

Yair: Háháhá. O senhor é muito piadista.

Ló: Eu não estou brincando.

Yair: Hehe. Tá, sei. Com licença, eu vou ali e já volto. Hehe.

Ló: Pessoal, vocês têm que acreditar em mim.

Danna: Nós acreditamos. Vamos avisar aos outros de nossa família. Eu vou tentar convencer Yair. Maika, tenta convencer Eitan, tá?

Maika: Certo.

Ló: Meu amor, o que você dizia sobre DEUS cegar o povo de Sodoma?

Esposa de Ló: Tá, Ló. Depois você me envergonha, tá?

Ló: Tudo bem. Arruma as coisas para irmos quando os visitantes mandarem.

Esposa: Ló... eu não sei... eu não sei se quero ir embora... de Sodoma.

   Ló se assusta.