Esposa de Ló: Sério? Como? ELE cegará o povo da cidade para que não nos vejam saindo? Faça-me o favor.

Ló: Eu estou falando a verdade, e você verá.

   No dia seguinte, Abraão acorda e sai da tenda, onde sua esposa continua dormindo. O céu já está quase alto. Abraão pega uma pedra e senta nela na frente da tenda. Ele escreve no chão. Ao meio dia, quando o sol estava bem quente, Abraão levanta a cabeça e eis que três homens estavam parados na sua frente, não muito longe dali. Abraão sabia que não eram homens comuns, pois dois deles eram anjos e o TERCEIRO ERA nada mais, nada menos que o SENHOR DEUS. Abraão, na mesma hora corre em direção a eles, e prostra-se com o rosto no chão.

Abraão: Meu SENHOR, se mereço o SEU favor, não passe pelo seu servo sem fazer uma parada. Mandarei buscar um pouco d'água para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore. Vou trazer a vocês também o que comer, para que recuperem as forças e prossigam pelo cami­nho, agora que já chegaram até este seu servo.

Um dos anjos: Está bem, nós aceitamos.

   No mesmo instante Abraão corre igual a um jovem saudável até a tenda de Sara.

Abraão: Depressa, pegue três medidas da melhor farinha, amasse-a e faça uns pães.

   Ele, depois, corre ao rebanho e escolhe o melhor novilho, e o dá a um servo, que se apres­sou em prepará-lo. Trouxe então coalha­da, leite e o novilho que havia sido prepa­rado, e os serviu. Enquanto comiam, ele ficou perto deles em pé, debaixo da árvore.

Um dos anjos: Onde está Sara, sua mulher?

Abraão: Ali na tenda.

O TERCEIRO ANJO: VOLTAREI na primavera...

   Sara escuta toda a conversa de dentro da tenda.

O TERCEIRO ANJO: ...e Sara, sua mulher, terá um filho.

   Sara ri baixinho em sua mente e pensa: Depois de já está velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?

 

TERCEIRO ANJO: Por que Sara riu e disse: 'Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa?' Existe alguma coisa impossível para o SENHOR? Na primavera VOLTAREI a você, e Sara terá um filho.

   Sara sai da tenda e vai em direção aos visitantes.

Sara: Eu não ri.

TERCEIRO ANJO: Não negue, você riu. E o nome do seu filho será Isaque, que significa, ele ri.

   Em Sodoma, na casa de Ló.

Esposa de Ló: Cadê o libertador, Ló? Estou esperando.

Ló: Sério? Já tem sentido enjoos?

Esposa de Ló: Não seja besta.

Ló: Meu amor, essa sua falta de fé pode lhe custar a vida. Eu vou dar uma volta lá pela entrada da cidade. Irei ficar numa praça lá. Até mais.

   Ló vai até onde ele disse que iria e lá senta-se em um banco de madeira.

   Em Canaã, os visitantes se levantam para ir embora. Eles vão até um lugar alto e Abraão os acompanha. Os visitantes olham em direção à Sodoma.

TERCEIRO ANJO: Esconderei de Abraão o que estou para fazer? Abraão será o pai de uma nação grande e pode­rosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abenço-adas. Pois EU o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do SENHOR, fazendo o que é justo e direito, para que o SENHOR faça vir a Abraão o que lhe prometeu. As acusa­ções contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave que descerei para ver se o que eles têm feito corresponde ao que te­nho ouvido. Se não, EU saberei.

   Abraão olha assustado para DEUS. Como se já soubesse o que iria acontecer.