LUZIANE S. C. SILVA

NEY J. C. SILVA


O processo educacional não presencial é deveras importante para a população estudantil e profissional atual, pois viabiliza o aprendizado dentro das necessidades e condições de cada indivíduo, considerando, claro, que sociedade pós-moderna vive um caos informativo por falta de tempo, ou mesmo, de interesse.

Dentro desse processo, temos os “atores da educação” que, de certa forma, se desdobram para aprenderem e ensinarem, mesmo que a distância, suprindo assim suas necessidades educacionais, e estes são alunos ou cursistas, professores e tutores.

O professor que sempre foi considerado um dos protagonistas da educação, hoje tem deixado sua posição de transmissor de conhecimentos, e tem assumido em boa parte, de maneira inovadora e sustentável o papel de organizador, orientador e facilitador de aprendizado transformando a educação mais flexível e acessível a todos os tipos de profissionais.

Nota-se, e acrescenta-se que, na educação à distância, o professor desempenha, além da função pedagógica, a tecnológica e a didática, tornando-se fundamental na construção do sucesso pessoal e profissional  do alunado.

O tutor é, sem dúvida, o grande ator desse processo, que tem desempenhado sua função no ensino-aprendizagem de maneira mister, atuando como orientador, instrutor e principalmente, um educador.

Especialmente quanto o ser educador, claro, dentro de suas condições, no intuito de incentivar e estimular os cursistas no processo da educação à distância, pois o tutor é o grande responsável por essa inter-relação existente entre todos os envolvidos desse processo.

Pode-se dizer que, os tutores têm trabalhado suas perspectivas dentro de um contexto de busca da satisfação dos cursistas e no que concerne as suas necessidades educativas, e isso ocorre através de um ambiente adequado de ensino, desempenhando o tutor o papel de mediador, atuando, em muitos momentos do curso, como um intérprete do curso, pois está constantemente orientando, dirigindo e supervisionando o processo de ensino e aprendizagem através de suas habilidades científicas e pedagógicas.

Além desses elementos fundamentais da educação à distância, há também o aluno, este desempenha importantíssimo papel nesse processo, pois é através deste que todo conteúdo é colocado em prática, seja na teoria ou na prática, melhorando, facilitando e qualificando os mesmos.

Mas uma vez, nota-se que dentro do processo de educação à distância, as diversas modificações em relação ao ensino presencial, onde o professor se faz presente em sala de aula de maneira constante.

Observa-se que grande parte dos professores e tutores que atuam em cursos on-line, tem experiência dentro da sala de aula, pois embora os meios virtuais facilitem o aprendizado independente e colaborativo e ajudem a construir conhecimentos, ainda assim o contato direto com o professor melhora o desempenho dos alunos, mas nota-se que de uma forma ou de outra, a educação ainda é a base da humanidade.

Em relação ao aluno da educação à distância, diferentemente do aluno da modalidade presencial, que tem todo aparato a sua disposição, deve ser estimulado através de sua percepção e de muito estudo, a buscar cada vez mais por melhoria e aprendizado e qualificar seu profissionalismo, estando sempre ligado ao tutor/professor que é o grande responsável pela orientação e motivação. Assim, o que se observa é a grande necessidade dos cursistas pela busca ao aprendizado, sempre através de muito estudo, interesse, motivação, e ainda mais pela constante necessidade na melhoria profissional.

  

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

 NUNAN, D. (1999). A foot in the world of ideas: graduate study through the Internet. Language Learning& Technology, 3 (1), July 1999, pp.52-74.

PRETTI, Orestes. Educação à distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE, UFMT, 2000.

SÁ, I. M. A. A educação à distância: processo contínuo de inclusão social. Fortaleza: CEC, 1998.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARAHÃO. Núcleo de tecnologias para a Educação. Curso de Mediação em Ead.

Disponível em:

http://ava.nead.uema.br/moodle/file.php/329/Modulo_4/4_Papeis_dos_Atores.pdf

http://ava.nead.uema.br/moodle/file.php/329/Modulo_4/6_Como_Avaliar_a_Distancia.pdf

http://ava.nead.uema.br/moodle/file.php/329/Modulo_4/5_Criterios_de_Avaliacao.pdf

Acesso em: 10/06/2012

VOIGT, P.; Leite, L., Investigando o Papel do Professor em Cursos de Educação a Distância, 2004.