A palavra SOLIDARIEDADE tem vários significados. Pode ser traduzida por Ajuda; Amparo; Apoio; Cooperação; Coparticipação; Amizade; Companheirismo; Compromisso; Irmandade; Interdependência; Reciprocidade. Dentre todas as palavras a "Irmandade" deveria sobressair na Solidariedade dos padres, pois são todos irmãos no clero. Mas a Solidariedade da Diocese de Formosa foi marcada com um Compromisso pelo qual os padres se obrigam uns pelos outros e cada um por todos.
Foi uma Solidariedade de compromisso obrigatório, pois entre os dias 16-19 de maio houve em São João d?Aliança um Encontro de Atualização do Clero que tratou do Sacramento do Matrimônio a partir do Código de Direito Canônico com o Doutor Pe. Valdir Mamede, do Clero de Brasília, e no final do encontro falou-se do FAPE (Fundo de Ajuda aos Padres), o qual teve uma maturação e efetivação a aproximadamente três anos. Contudo, não estava abarcando todas as necessidades dos presbíteros: uns conseguiam ajudar, outros eram ajudados, e outros não conseguia ajudar e não eram ajudados.
Então, para diminuir esta discrepância de côngrua (contribuição que os padres recebem para seu sustento), foi proposto e aprovado uma côngrua única para todos os padres obtidos a partir de repasse mensal de todas as paróquias à cúria diocesana e posterior divisão em partes iguais para o clero. Com isso, mesmo que um padres esteja em uma Paróquia com menos recurso ele terá a mesma ajuda de custo que aquele que esteja onde tem recurso. Cada Paróquia deverá, segundo suas condições, depositar em tempo estipulado uma determinada quantia para a Cúria e esta fará a divisão. O rateio terá início em Agosto.
Na Carta Encíclica PACEM IN TERRIS o Papa João XXIII diz que "sob o impulso da solidariedade fraterna e da caridade cristã, se empenham em liminar a dor". Os padres da Diocese de Formosa mostram-se Solidários uns com os outros não para eliminar a dor de ninguém, apenas propõe um Compromisso que os obrigam uns pelos outros e cada um por todos.
Assim, seja pela Solidariedade fraterna, seja pela Irmandade ou mesmo com um Compromisso que obriga, os padres mostraram-se, com este gesto, um amadurecimento na fé e caridade Cristã. Esta é uma Solidariedade que deve ser expandida para outras Dioceses e colocada em prática também no dia a dia. Diante disso, pergunto: você tem sido solidário com alguém?

Joacir Soares d?Abadia, padre, Filósofo e autor de vários livros