Os objetivos da proganganda devem ser resultados de decisões que foram tomadas anteriorente a respeito dos mercados alvos, do posicionamneto da marca e do programa de marketing. A meta de uma propaganda diz respeito ao nível de sucesso que poderá ser atingido dentro de um determinado público, em um prazo pré-estabelecido. Os objetivos podem ser classificados de acordo com o propósito da propaganda.

            A propaganda informativa tem por objetivo fazer com que a marca fique conhecida, no caso de novos produtos, ou no caso de produtos que já existem, visa apresentar novos conceitos ou caracteristicas daquele produto.

            A propaganda persuasiva tem por objetivo criar a simpatia, ou ainda causar a preferência e a convicção do consumidor na hora da realização da compra. Algumas vezes as empresas optam por usar técnicas comparativas, onde há a comparação explicita entre duas marcas e suas diferentes caracteristicas.

            A propaganda de lembrança tem por objetivo gerar a repetição da compra de um produto ou da utilização de um serviço, estimulando o cliente a efetivar uma compra novamente.

            A propaganda de reforço tem por objetivo convencer os compradores de que estes fizeram a escolha certa na hora da compra.

            Na hora de detreminar o objetivo da propaganda a organização deve realizar uma análise ampla e completa do mercado e da situação atual em que se encontra. Se por exemplo, o produto for maduro, a empresa for líder de mercado, mas a utilização da marca estiver baixa, a propaganda deve estimular um uso maior, mas já se a situação for de um produto novo, onde a empresa nao é líder de mercado, mas a marca é superior a da líder de mercado, a propaganda deve convencer os consumidores da superioridade da marca. Uma propaganda bem sucedida será retorno garantido para a organização, já no sentindo inverso, uma propaganda mal sucedida além de prejudicar a imagem de uma companhia poderá fazer com que ela sempre seja lembrada por aquele fracasso, mesmo que inúmeros outros sucessos venham a suceder aquele episódio negativo.