Partindo do interesse em compreender os novos desafios do ensino jurídico no Brasil, a partir do processo ensino aprendizagem, se faz o fenômeno da Educação onde , e principalmente no aspecto jurídico e em detrimento as questões relacionadas à formação do bacharel em Direito através de sua constituição de conhecimento profissional que, de acordo com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Direito (Portaria nº 1.1886/94 do MEC), terá que caráter inteiramente humanístico e da contribuição desta para futuras pesquisas é que se solidifica a justificativa deste trabalho, considerando a temática ainda escassa na literatura brasileira referente à temática. Ademais, acredita-se na relevância da pesquisa em alavancar possíveis contribuições para o conhecimento da sociedade em geral que obtém interesse pelo assunto, pois denota ser uma temática escassa em estudos brasileiros e em literaturas abrangentes referentes à área da postura docência.  Para tanto, propõe-se realizar um estudo de caráter exploratório a nível nacional, para estudar de um modo geral, esta discussão corrobora para elaboração de estudos posteriores com base nesta, pois não há nenhum registro, até o presente momento, de pesquisas referentes a esta temática de cunho experiencial do ensino jurídico num sentido aprofundado.A partir da contextualização apresentada define-se como objetivo geral do trabalho: analisar os novos desafios do Ensino jurídico no Brasil, delineando-os a partir do processo ensino-aprendizagem.  A pesquisa será descritiva, visto que permitiu identificar e obter uma melhor compreensão do comportamento dos diversos fatores que influenciam determinados fenômenos sociais. Quanto aos meios, a pesquisa será bibliográfica, visto que será desenvolvida com base em fundamentação teórico-metodológica, investigando os seguintes assuntos: artigos de periódicos eletrônicos, Leis artigos postados em sites de caráter científico. Apesar de apenas uma pesquisa tratar da temática envolvida neste, todos os trabalhos pesquisados contribuíram de alguma forma, seja pela explanação e/ou conceituação dos fatores aqui trabalhados – desafios, educação e experiência docente. Vale ressaltar ao longo do presente trabalho, a atenção dada à temática sobre os novos desafios do ensino jurídico no Brasil, a partir do processo ensino aprendizagem A problemática desta discussão aponta para os seguintes fatores: A falência da metodologia nos cursos jurídico no Brasil e quais sentidos/significados buscados pelas políticas educacionais e finalidades das leis em relação á educação brasileira. Desse modo, a questão da ausência do compromisso do professor, pode ser entendida pelo não estímulo por parte do governo e que se observa uma venda parcelada de conhecimento.

Em pleno século XXI, o nosso país vem por um processo evolutivo de grande impacto educacional,justamente em relação aos novos desafios no ensino jurídico no Brasil a partir do processo ensino aprendizagem, que é de um valor de significativa importância no desenvolvimeto educacional de nossa nação, em relação ao índice de aumento de renda, no alcance cultural e social e para tanto econômico no crescimento cultural da nação.

Portanto seu enfoque principal é mostrar de forma compreensiva  a história do Ensino Jurídico no Brasil, com os objetivos de analisar, investigar, descrever e compreender as atividades educacionais, onde as experiências estão vinculadas ao problema da pesquisa qualitativa, verificando-se que a postura atual está aquém de preservar e estimular o papel histórico e social de formação cultural e científica no processo de ensino-aprendizagem.

Além de que, a nível social, o Brasil representa um marco de mudanças com a reforma da Educação superior, onde se observa que a cada ano acontecem variações devido a essa inconstância.

Dessa forma, será analisada, em um primeiro momento, qual a natureza jurídica constitucional do direito na  educação, no decorrer da feitura acadêmica, fazendo com que o  este ensino jurídico, seja feito por uma analise crítico-reflexiva através de novos desafios que são encontrados diariamente no processo de aprendizagem no nosso ensino jurídico a partir de questões de ordem metodológica, tendo como enfoque do ensino jurídico uma construção pautada no intelectual e na materialidade que é fornecida em sala de aula.

São feitos comentários de soluções para um melhor ensino no Brasil, baseados em dados de pesquisa e estudos bibliográficos feitos no decorrer histórico da nossa sociedade vigente até os dias atuais.

Por fim, foi proposta uma análise na metodologia do ensino-aprendizagem e um aprofundamento na situação em que encotra o nosso país, vislumbrado em um ensino jurídico em crise, frente ao impacto do mal ensino e suas devidas consequências na aprendizagem jurídica dos bacharéis em Direito.

Vale ressaltar,  que a pesquisa será realizada em nível nacional, pois o tema gira-se em torno da educação brasileira, somente o curso jurídico que será voltado a ênfase em relação a curso superior, colocando frente a frente o papel do professor em relação aos desafios do acadêmico de Direito, sendo um assunto repassado de forma simples e de uma leitura compreensível.

Como objetivos específicos têm-se: discorrer  sobre como a educação, que é responsável a partir do compromisso feito pelos professores no ensino-aprendizagem a partir do ponto de vista social, cultural e econômica na vida dos alunos através da formação educacional que é recebida na prática dia-a-dia.

Descrever os principais momentos históricos do ensino do Direto no Brasil; Traçar uma linha comparativa da metodologia do processo ensino-aprendizagem utilizada no início da década de 1990 com atual.

Analisar os novos contornos tecnológicos para um ensino jurídico de qualidade.Levantar informações acerca dos motivos que regem as questões metodológicas ligada a linha comparativa da aprendizagem em pleno ano de 2013,verificar as consequências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, como está lei contribui e rege a educação brasileira através de seus princípios históricos e fundamentos que são colocados em sala de aula, como contribuiu  e até hoje favorece o desenvolvimento da educação de nosso país.

Da análise desses objetivos, para uma melhor estruturação e compreensão da problemática, o projeto de pesquisa é dividido em três capítulos quais sejam: esboço da evolução histórica das dos aspectos históricos relevantes, do ensino jurídico no Brasil e a adoção de novas estratégias para o ensino jurídico.

No primeiro capítulo, será feito um estudo sobre a história e o processo evolutivo da educação histórico  no processo de ensino-aprendizagem.

No segundo capítulo, realizar-se-á uma análise da evolução do processo de ensino jurídico, levando a questão metodológica, pela linha conservadorista, mostrando de forma concisa os novos desafios do ensino jurídico no Brasil, trazendo para a atualidade a figura professor,consequentemente, passou a ser um sujeio em extinção.

Por fim, no terceiro capítulo serão apontadas os novos contornos tecnológicos na busca de um ensino de qualidade, isto significa dizer que a interdisciplinariedade é de suma importância para uma aprendizagem clara e objetiva, e finalizando será exposto novas estratégias para uma melhor  adoção no ensino jurídico.A problemática desta discussão aponta para os seguintes fatores: A falência da metodologia nos cursos jurídico no Brasil e quais sentidos/significados buscados pelas políticas educacionais e finalidades das leis em relação á educação brasileira.

A pesquisa será bibliográfica, por meio do qual foi feito o levantamento de dados e todo o decorrer histórico baseado no uso de livros, revistas jurídicas, artigos é modo  mais apropriado para desenvolver o presente trabalho, recorrendo-se de diversas fontes bibliográficas, e internet como fonte unicamente de pesquisa para se basear nos acontecimentos de como surgiu a educação em nosso pais.O método de procedimento, será o exploratório, descritivo e analítico, onde o primeiro nos proporcionará uma maior intimidade  com o tema, pois buscaremos descobrir os elementos que compõem a temática,

Como método de procedimento, utilizaremos dos métodos exploratório e descritivo, pois, baseado na pesquisa bibliográfica, por ser o melhor percurso metodológico para o aprofundamento do conhecimento sobre os desafios a serem percorridos durante a pesquisa. O tipo de estudo exploratório descritivo permitiu identificar e obter uma melhor compreensão do comportamento dos diversos fatores e elementos que influenciam determinados fenômenos sociais.

A utilização do método dedutivo neste tema se pela ocasião de já existir indícios    no passado de dados sobre a educação  para chegarmos a um conclusão de uma educação com uma aprendizagem objetiva e interdisciplinar, na atualidade em que nos encontramos.