Antes o orientador era considerado um psicólogo dos alunos com problemas. Atualmente está mais inserido no processo educativo como um todo. Na realidade atual, o papel do orientador educacional diz respeito ao estudo da realizada do aluno, a fim de promover o seu desenvolvimento em uma ação educacional coletiva, assessorando o corpo docente no processo educativo.O trabalho do orientador educacional em conjunto com o professor reflete na relação processo-aprendizagem e identifica aspectos que necessitam de ampliação, modificação ou aprofundamento.

A organização do trabalho escolar articula os movimentos que acontecem entre a vida e a escola, entre o social e o educacional, entre o político e o pedagógico, e também entre o saber e a pesquisa. Isso significa que o trabalho do orientador educacional, hoje, é inseparável dessa prática social mais ampla, das questões básicas da educação mais solidária, comunitária e com troca de experiências.

A escola tem a função de formar estudantes que sejam capaz de aprender sempre, e para isso a reconstrução da identidade do Orientador Educacional e de sua prática passou por uma redefinição ampla enquanto profissional. Hoje, a organização do trabalho escolar clama por um perfil de Orientador Educacional que possua uma visão ampla do processo ensino-aprendizagem e das relações sociais da escola e na escola, o que sugere uma orientação coletiva e participativa na busca de uma sociedade mais justa, mais democrática, que forme um cidadão mais consciente no mundo em que vive.