(versão abreviada e esboçada)

Pastor George Emanuel

  • T.B: Ef 6:12

Introdução:

Lendo o livro do Dr. Ron Rhodes, cujo titulo em inglês está como "The Challenge of the Cults and New Religions: The Essential guide to their History, theis Doctrine, and Our Response", (O Desafio dos Cultos e da Nova Religião: A sua essencial, sua historia, sua doutrina, e nossa resposta). Deparei-me com um capitulo que o autor aborda quanto à questão de Satanás como "o Diabulos Simius Dei", lt: o Diabo Imitador de Deus.Esta terminologia foi elaborada por Tertuliano (155-222 a.D.), o grande apologista da fé cristã. Tertuliano se referia ao Diabo como um "imitador de Deus". Porém, as imitações do diabo chegam somente até as aparências externas dos sinais, prodígios e maravilhas de Cristo e do Evangelho. Mas, nunca se iguala à essência da verdadeira operacionalidade e intervenção divina por meio do ministério da justiça de Cristo e de seus discípulos.

Sendo assim, em primeiro lugar, a proposta deste opúsculo é provar biblicamente que embora o ministério da iniqüidade e a apostasia estejam ganhando espaço nestes últimos dias (I Tm 4:1-2) através do curandeirismo, dos shows de exorcismos, da venda de milagres, e principalmente, por meio de um sistema de ensino demoníaco transfigurado de "espiritualismo pentecostal" que muito se assemelha ao paganismo e misticismo que solapou as bases doutrinarias do Cristianismo do primeiro século, mas especificamente, das igrejas neotestamentarias da era Apostólica; podemos ter a certeza que o melhor antídoto é instruir os ministros do Senhor a voltarem-se unicamente para as Escrituras, tornam-nos verdadeiros homos unius libri (homens de um só livro) a Bíblia. E que o engano de Satanás só encontra liberdade de ação quando os sacerdotes do Senhor rejeitam o conhecimento que procede unicamente de Deus e de sua Lei (Os 4: 6).

Em segundo lugar, estaremos analisando também nossa maneira de teologizar, pois, geralmente, estamos sempre muito propícios para os extremos dogmáticos e eclesiólogicos dos nossos devaneios e circunlóquios acadêmicos, chegando ao ponto de alguns teólogos defenderem que Satanás não passa de um mito; esquecendo-se na verdade que Satanás é um ser pessoal, que tem a sua doutrina bem organizada e formulada, que possui demônios ao seu serviço, e que os mesmo estão estimulando as mente dos hereges, dos pseudos-mestres, blasfemadores e apostatas, para que estes por sua vez, deturpem e desviem da fé os incautos, inconstantes e neófitos (II Pe 2: 2,14; 3:16). Satanás não deseja tirar ninguém das denominações, ele deseja é arregimentando o maior numero de pessoas nestas pseudo-igrejas. As ênfases doutrinarias de Satanás são: "profetismo sem bíblia", "sobrenatural sem o Espírito Santo", "caminho fácil sem via dolorosa" e "doutrina cristã sem Cristo, centralizada no homem e não em Deus".

Finalmente, estaremos realizando algumas aplicações como uma panorâmica geral dos tópicos mais pregados nos púlpitos das igrejas que tem como prioridade o verdadeiro ensino Bíblico centralizado na Soberania de Deus e no Senhorio de Cristo.

I. A Existência dos Demônios.

 1. 1. A BÍBLIA ensina claramente a existência de determinados seres espirituais que estão operando contra os seres humanos e estão dispostos a destruir as pessoas com enfermidades, caos, destruição e de todos os meios possíveis conduzi-los a perdição eterna. Estes espíritos são chamados de "demônios, espíritos malignos, espíritos familiares ou espíritos imundos".

  • Ambos os Testamentos afirmam sua realidade. No A.T. a expressão satanás aparece 49 vezes e termos semelhantes 13 vezes. Dentre eles espírito mentiroso, espírito de um morto, demônios, o destruidor, etc... Embora os seus aspectos sejam diferentes, contudo são enfatizados nos dois Testamentos, e não há nenhuma discrepância doutrinária quanto a esta questão.  A maioria das referências é encontrada no NT, e especialmente nos Evangelhos Sinóticos.  As expressões diabo aparecem 31 vezes, espíritos imundos 12 vezes, espírito maligno 2 vezes e satanás 34 vezes.
  • O ensino doutrinário do nosso Senhor Jesus Cristo incluía sua opinião quanto à existência dos demônios e de seu chefe satanás.  Uma grande parte do ministério de Jesus foi enfrentando os demônios. Posto que, as pessoas estavam sujeitas aos espíritos imundos na maioria dos casos de libertação.  Todas as tentativas de tentar mostrar os demônios como um mito ou como superstição no A.T e no N.T. cai por terra quando analisamos os ensinos doutrinários de Jesus com relação ao seu opositor numero um, o contrafator de Deus, Satanás.

1. 2. O ensino Bíblico rejeita toda e qualquer noção errada sobre os demônios, principalmente a visão deturpada da teologia medieval e dos modernos ensinos cabalísticos, gnosticos e mórbidos da feitiçaria.

II.A Natureza e o Caráter dos Demônios.

2.1.      Os demônios embora espíritos sem dimensões espaciais, ou seja, eles podem possuir um homem adulto quanto um porco de pequeno porte. São formados de uma personalidade maligna e possuem varias características.

(Mt 8:31) Eles falam e se comunicam com as pessoas. 

(Mt 12:43) Eles procuram descanso no corpo de uma vitima.

(Mc 1:24) Eles sabem que estão condenados a perdição, e possuem ciência elevada do mundo espiritual.

(Lc 9:1) Eles só são submetidos com uma autoridade superior a deles.

(Tg 2:19) Eles possuem conhecimento total das Verdades Eternas, mas não possuem obediência e amor a Deus, nem esperam coisa boa da parte de Deus. É possível que haja "cristãos" com essa mesma espécie de fé, diz Tiago.

2.2. Os demônios são "anjos" (mensageiros de satanás).(Mt 25:41)

2.2.1.avgge,loujs(angelos): Mensageiro, comumente transliterado por "anjo". Satanás possui seus ministros de iniqüidade, seres espirituais que estão ao seu serviço 24hs para perturbar a obra de Deus. Os homens caídos iram acompanhar Satanás e seus anjos para o inferno.

2.2.2. Paulo estava sendo afligido por um (avgge,louj Sata/n), mensageiro de Satanás ( II Co 12:7). A aflição do Apostolo estava personificada na figura dos "Judaizantes", os opositores e algozes de Paulo.

2.3.Os demônios não são espíritos desencarnados de homens maus.

(1) Os homens quando morrem passam para um outro estado (estado intermediário) e não retornam de lá, visto ter se seguido o juízo após a morte. (Lc 16:26); (Hb 9:27).

(2) No caso de Moises e Elias no Monte da Transfiguração (Mt 17:3), devemos levar em conta que estes homens não morreram de morte natural como todos os demais homens. Moises foi recolhido (Dt 34:7) e Elias foi arrebatado vivo ao céu em um redemoinho (II Rs 2:11). Ademais, não houve comunicação entre eles e os apóstolos, mas apenas a Jesus, disse o Pai, é que os discípulos deveriam ouvir.

(3) No A.T. encontramos o caso do pseudo Samuel. Porém, uma exegese acurada do texto deixa claro que aquele espírito que subiu da terra não era o profeta Samuel, mas o próprio diabo envolto numa capa. Seus oráculos a Saul não se cumpriram e pelo intermédio de sua agente, a pitonisa de En-Dor, é que ele foi convocado, para aquelas sessões ocultistas e abomináveis, que era contra a Lei e contra os princípios dos verdadeiros profetas como Samuel. (Leia os textos I Sm 28; Dt 18:9-14)

2.4.Os demônios são retratados na Bíblia como possuidores de um caráter totalmente maligno.

2.4.1.Não há nenhum exemplo de um demônio bom na Bíblia. 15 vezes aparece a expressão "maligno" no N.T. atribuindo uma completa ausência de bem. A palavra grega éponhro.j (ponerós). A essência dos demônios é má. (Mt 13:19); (Lc 8:2).

2.4.2. Parafraseando o que diz o Dr. Russell Shedd: A expressão "o maligno", retrata o termo no absoluto, atribuindo assim ao diabo um novo nome e uma faceta de seu caráter. Não fosse o maligno, a maldade do mundo careceria de coordenação e alvos específicos. Devamos agradecer a Deus, pois Ele guarda Seus amados do maligno (Jo 17:15); (I Jo 5:18).

2.5. Os demônios seduzem e prendem as pessoas nas praticas imorais e pecaminosas.

Oséias 4:12.~ynIWnz> x:WrÜ(ruarr zanuwn). A tradução é espírito de adultério, de prostituição, de fornicação. Em I Cro 5:25, diz que Israel se prostituiu seguindo os "deuses dos povos da terra" (#r<a'êh'-yMe[; yheäl{a/), ou seja, Baal e Astarote, deuses caananitas, cujo culto incluía praticas de prostituição cultual, onde homens e mulheres serviam nos santuários baalins como devotos do sexo, também chamados de prostitutos/e ouprostitutas cultuais ( Dt 23:17);(I Rs 14:24):(II Rs 23:7). A Bíblia de Genebra coloca nestes termos atuação dos demônios: O adultério espiritual de Israel é causado pelo poder inebriante e sedutor que os atraiu ao pecado.

Em Marcos 16:9, diz a Bíblia que Jesus expulsou sete espíritos imundos de Maria. Ela era natural de Magdala, sua fama como prostituta era muito conhecida, de sorte que todos a desprezavam ou abusavam dela (Lc 7:39); (Jo 8:4). A prostituição é o meio que os demônios utilizam para corromper os homens, sobretudo os crentes que são o templo do Espírito Santo( I Co 6:18s.). Somente no poder do Nome de Jesus (Mc 16:17) é que conseguimos prevalecer contra estes espíritos imundos que seduzem os homens e os conduzem a perdição e a ruína (Prov 7:21); (Ap 2:20).

III. Os Poderes e as Atividades dos Demônios.

3.1. Os demônios para enganar os incautos fazem sinais e prodígios de mentira.

(II Ts 2:9) ;( Mt 24:24) ;( II Co 11:15).

3.2.Os demônios constituem a parte de um reino conduzido por Satanás.

(Mt 12:25-27); (Ap. 16:13-14)

3.3. Os demônios querem se comunicar com os seres humanos.

·No A.T:

(baalat ov): "Possuidora de um [espírito de um] morto" — ISamuel 28.7, 9-("necromante"). (yidoni) (ha yidonim): "Possuidor de um espírito conhecedor/conhecido/familiar. Agoureiro analisava as entranhas de um animal para prognosticar o futuro — ISamuel 28.9". ("adivinho/agoureiro"), (espírito "ele me conhece") Levítico 20.6 ("mortos/feiticeiros").(Lilite): "Fantasma/demônio da noite" ou "uma deusa conhecida como um demônio noturno que habita lugares devastados" – Isaías 34.14 ("Lilite").

·No N.T:

(Mc 1:34) Jesus não permitia aos demônios que falassem porque o testemunho prestado por um demônio sobre o Reino de Deus não seria favorável em nada para seus propósitos Messiânicos. E sobre hipótese alguma Jesus juntaria forças com o mal, ainda que fosse para um "bom" testemunho dado para com a Sua pessoa. Devemos lembrar que os demônios são espíritos malignos com um único propósito: desvirtuar a obra de Deus. Por isso, não devemos nos associamos a eles em nenhuma circunstância ou condição (II Co 6:14-15).

(At 16:16) Uma jovem possessa de um espírito de adivinhação, no gregopneu/ma pu,qwna(pneuma-puthon). Pitonisa era o nome dado às sacerdotisas de Apolo, em Delfos, e, posteriormente dado aos adivinhos em geral. O deus Pitom, deus em forma de "serpente" era consultado através dos oráculos e um demônio se apoderava dos adivinhos (que entravam em transe e delírios) a fim de predizer o futuro. O demônio que estava naquela jovem influenciava e tinha controle sobre as pessoas de Filipos; pois, todos davam credito as suas "profecias", sendo aquela Jovem uma grande fonte de renda para seus senhores. A palavra "adivinhando dava lucro" deixa claro que ela não passava de uma escrava dos homens e dos demônios. Posto que a jovem com freqüência repetia o ato de honrar Paulo com seus "elogios", o apostolo se sentiu incomodado e perturbado com aquela recomendação e apoio satânico, sabendo que, embora fosse verdade, ele não estava disposto a aceitar honrarias de espíritos imundos que não provinham da parte de Deus. Portanto. Paulo o expulsou, ordenando que aquela jovem fosse libertar da possessão demoníaca, em Nome de Jesus.

3.4. Os demônios trazem males sem par aos homens que se desviam de Deus e de suas Palavras.

I Samuel 16:14, 23.h['Þr"-x:Wr)(ruach raah): espírito maligno/ perverso — ("um espírito maligno provindo de YHWH"). Devemos lembrar que na concepção profética a Soberania de Deus é ressaltada. Nada acontece por acaso ou por uma vontade independente do controle de Deus. O espírito maligno passou a perturbar e afligir Saul por uma permissão de Deus. O texto quer deixa claro que Saul não está sofrendo de depressão ou qualquer problema patológico. Saul está possesso por demônios por ter rejeitado a Deus e sua Soberania. Portanto, todos aqueles que não se submetem ao governo e ao controle de Deus, uma vez tendo ciência de Deus e de sua Lei, não estão protegidos dos efeitos nefastos e maléficos dos demônios. Neste caso em específico, Saul tornou-se vulnerável aos demônios por ter rejeitado a Deus.

I Tm 1:20(pare,dwka tw/| satana/|) Está expressão no grego "paradidomi to satana", deixa claro que o apóstolo Paulo está entregando Himeneu e Alexandre ao diabo para serem afligidos e castigados por seus pecados de apostasia e rebelião doutrinária, que gerou escândalo no seio da igreja e desvio dos novos convertidos na fé. Por Satanás "controlar" o mundo fora dos limites da igreja, estes homens que foram excluídos do corpo de Cristo por causa de suas blasfêmias, seriam agora alvos fáceis para o diabo os destruir; pois, não estariam mais debaixo da proteção de Deus em Cristo.

3.5. Os demônios podem causar enfermidades físicas, e distúrbiosmentais nas pessoas. (Mt 9:32-33); (Mc: 5:1-14); (Lc 13:16).

3.5.1 devemos lembrar que as enfermidades possuem categorias especificas de manifestações. Elas podem ser orgânicas, psicológicas ou espirituais; que nem sempre uma enfermidade é uma ação demoníaca. Tomar cuidado com os extremos também deve ser uma atitude correta contra os demônios que se aproveitam do fanatismo religioso da humanidade. Era comum os antigos associarem as enfermidades a ação dos demônios criando assim uma demonologia sujeita aos erros doutrinários.

3.5.2 Jesus veio para curar todas as enfermidades:

·Orgânicas: (Mt 8:14-15); (Mt 9:1-8); (Mt 9:19-22).

·Psicológicas: (Dt 28:28); (Is 61:1); (Lc 4:18).

·Espirituais: (Mt 10:1);(At 5:16) ;( At 8:7) ;( At 19:12).

Obs: Com isso não queremos dizer que Deus tem a obrigação de curar todos aqueles que aceitam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Estamos apenas afirmando que Ele tem poder para curar, mas não estamos dispostos a manipular a Deus ou à Sua Soberania de operar de conformidade o Seu próprio desígnio. Temos sido testemunhas oculares de curas e milagres extraordinários, entretanto não está em nosso poder o agir e o realizar, mas sim em Deus por meio de Jesus Cristo.

IV. Características de Possessão Demoníaca.

4.1. Nós não devemos confundir pessoas que são possuídas com pessoas que se deixam possuir. Como por exemplo, as pessoas do A.T que tinham espíritos familiares, praticavam a necromancia, eram adivinhos ou feiticeiros envolvidos nas praticas abomináveis que o Senhor Deus instituiu como puníveis de morte em (Lv 20:27).

4.2. A Lei de Moises ordenava que o povo de Israel destruísse todos aqueles que possuíam envolvimento com os espíritos familiares. Estes indivíduos eram considerados como criminosos e eram punidos com a morte. (Dt 18:9-12); (Lv 18:24-25).

4.3. Entretanto, no Novo Testamento, Jesus foi compassivo e misericordioso com pessoas que estavam escravizadas por demônios. Jesus expulsou os demônios de muitos possessos e trouxe alivio para os que estavam oprimidos pelo diabo. (Mt 4:24); (Mc 1:34); (Lc 4:40-41).

  • Muitos eram possuídos e queriam a libertação.
        • (Mt 12:45); (Lc 8:2); (Mc 5:9).
  • Os demônios e suas vitimas se identificam, possuindo conhecimento dopoder do Senhorio de Cristo sobre eles. (Mc 1:23); (Mc 5:6).
  • Os demônios controlam as ações das suas vítimas (At 19:15-16).
  • As possessões por vezes são acompanhadas pelas desordens psicológicas, enfermidades, loucura e etc...(Mc 5:19)
  • A vítima se mostra muitas às vezes com uma força extraordinária e super-humana (Mc 5:4).
  • A possessão por vezes é acompanhada de convulsões e pela prostração completo (Mc 9:22, 26).

V. As Possessões Demoníacas e as Doenças Físicas

    • Jesus distingue muito bem pelos Escritores do NT que são coisas diferentes.(Mt 8:16); (Mt 10:1); (Mc 1:32-34); (Mc 6:13).
    • Mas os demônios também podem trazer com a possessão as doenças físicas (Mt 17:14-18).
    • Os demônios ao serem expulsos levam consigo as enfermidades e as aflições das vitimas. (Mt 12:22); (Lc 7:21); (Lc 13:10-17).

 VI. Como Devemos Tratar com Pessoas que estão Possessas de Demônios.

·Os demônios são sujeitos ao Nome de Jesus e devem ser mandados embora por meio da autoridade dada aos discípulos (Mc 9:38).

VII. Os Demônios e Cristo.

    • Os demônios reconhecem que Jesus Cristo é Deus (Lc 4:41).
    • Os demônios prestam honra a Jesus, reconhecendo que Ele como Deus deve ser adorado (Mc 5:6-7).
    • Os demônios sabem que o destino final deles está determinado e sujeito à autoridade do Cristo de Deus (Mt 8:29); (Lc 8: 31).
    • Os demônios sabem que são proibidos de fazer conhecidos o Nome de Cristo e Sua Natureza Divina (Mc 3:11-12) (At 16:17-18).

VIII. As Possessões Demoníacas e as Doenças Físicas

    • Jesus distingue muito bem pelos Escritores do NT que são coisas diferentes. (Mt 8:16); (Mt 10:1); (Mc 1:32-34); (Mc 6:13).
    • Mas os demônios também podem trazer com a possessão as doenças físicas (Mt 17:14-18).
    • Os demônios ao serem expulsos levam consigo as enfermidades e as aflições das vitimas. (Mt 12:22); (Lc 7:21); (Lc 13:10-17).
    • A possessão por vezes é acompanhada de convulsões e pela prostração completo (Mc 9:22, 26).

 IX. Como Devemos Tratar com Pessoas que estão Possessas de Demônios.

    •  Os demônios são sujeitos ao Nome de Jesus e devem ser mandados embora por meio da autoridade dada aos discípulos (Mc 9:38).

X. Os Demônios e Cristo.

    • Os demônios reconhecem que Jesus Cristo é Deus (Lc 4:41).
    • Os demônios prestam honra a Jesus, reconhecendo que Ele como Deus deve ser adorado (Mc 5:6-7).
    • Os demônios sabem que o destino final deles está determinado e sujeito à autoridade do Cristo de Deus (Mt 8:29); (Lc 8: 31).
    • Os demônios sabem que são proibidos de fazer conhecidos o Nome de Cristo e Sua Natureza Divina (Mc 3:11-12) (At 16:17-18).

Conclusão:

Analisamos alguns aspectos da demonologia no A.T e no N.T com a finalidade de estarmos aptos para fazer diferenciação entre as ações e manifestações dos demônios e a operação poderosa e libertadora de Deus através de Jesus Cristo e de Sua Palavra. A Bíblia não deixa duvida quanto à existência dos demônios e de Satanás. Satanás é o opositor da humanidade, de Deus e de Sua Igreja. As atividades malignas devem ser discernidas e repreendidas pelo poder do nome de Jesus. As pessoas que estão oprimidas, possessas e enfermas por causa das atividades demoníacas podem e devem ser libertas e curadas pelo poder da Palavra de Deus. A Igreja deve enfrenta as trevas dentro da esfera do sobrenatural e só existe uma forma de prevalecer contra esses seres malignos que são mais poderosos e inteligentes que as criaturas humanas, e é por meio de Jesus Cristo e de Sua Palavra. Não existe combate vencido neste âmbito espiritual sem a ajuda de Deus através do seu Filho Jesus Cristo; por isso, os pecadores estão oprimidos e sendo atacados diuturnamente pelo poder do maligno. Todos quantos desejam vencer seus piores inimigos (Os Demônios) devem aceitar o Senhorio de Cristo e a Bíblia como a única regra de fé e pratica. Através do arrependimento e da conversão sincera, os pecadores devem abandonar de seus pecados e praticas pagãs e mundanas condenadas tanto no A.T quanto no N.T. Praticas como: a idolatria, a feitiçaria, a necromancia, e todos os elementos do paganismo e das religiões mundanas devem ser abandonadas imediatamente para que o Senhor Jesus Cristo seja adorado, servido e honrando. Não poderemos prevalecer contra Satanás e os demônios se não estivermos em consonância com as Escrituras e escudados pelo poder do Nome que está acima de todo nome. Somente desta forma teremos condições de prevalecer contra as astutas ciladas do diabo, e sermos mais que vitoriosos por meio de Jesus Cristo.