Faculdade FNC

Orientadora - Profª Esther Cosso

 

OS MUITOS PROCEDIMENTOS E SUA IMPORTÂNCIA

Muitos encaram procedimentos como regras, o que é um erro. Procedimento difere de regra em que esta pode ser abstrata, convencional, voltada para algo não físico ou sem finalidade prática, enquanto que procedimento será aqui algo fundamental para a realização de alguma tarefa prática. Ora, se um astronauta viaja ao espaço e não segue corretamente ou negligencia os procedimentos de segurança que são fundamentais em tais ambientes, ele certamente perderá a vida. Assim como quando nos dispomos a realizar algum objetivo, se não seguimos as regras que são fundamentais à sua realização, corremos o risco de comprometer os resultados esperados.

Especialmente no mundo do trabalho são exigidos inúmeros procedimentos, estes muitas vezes devendo ser cumpridos em cadeia, ou cronologicamente. Uma só negligência rende trabalho em dobro para o próximo estágio. O grande desafio está em cumprir todos os procedimentos e à risca, poupando-se de erros e economizando trabalho, e nos casos em que há algum risco poupando sua integridade. É como um jogo de vídeo game, cada estágio deve ser vencido no momento certo.

É bem verdade que o ser humano não gosta muito de regras, e mesmo aqueles que se habituam a elas gostariam de não terem de segui-las. É preciso ter em mente que alguém desenvolveu os procedimentos baseado na experiência vivida, quer por si ou por outros, e essas experiências acumuladas é que formularam os preceitos para se adotar procedimentos específicos importantes quando não fundamentais para a realização de algo. Portanto até podemos negligenciar algumas regras, mas dificilmente os procedimentos.

A vida tal qual a vivemos é uma verdadeira constelação de procedimentos, muitos dos quais realizamos sem incômodo por já terem se tornado automáticos. Como escovar os dentes e os cabelos, ou amarrar os cadarços dos sapatos, por exemplo. Se decidíssemos deixar de fazê-los, nossos dentes apodreceriam, nosso cabelo se amarfanharia, e certamente perderíamos os sapatos já nos primeiros passos. Com isso concluímos que a vida é regida por procedimentos, que se não seguidos à risca torná-la-íamos impossível.

A disciplina empregada na realização dos procedimentos leva ao condicionamento, o que torna as coisas mais fáceis. O condicionamento nada mais é do que a automatização de determinado ato, ou seja, que se passa a realizar de forma quase que automática, mecânica. É comum até nos esquecermos de já ter realizado algo e nos aliviamos quando vemos que já a fizemos. Neste ponto condicionamos os procedimentos e os tornamos costumes. E é interessante observar que quando algo se torna um costume, também acaba se tornando fundamental para nós. Com disciplina e esforço, podemos vencer os muitos procedimentos e as muitas regras que a vida moderna nos impõe.