O sumo-sacerdote do povo de Deus levava sobre o peito estes misteriosos Urim e Tumim, que são palavras plurais em hebraico e significam "As luzes" e "As perfeições.

Estes estranhos objetos serviam para confirmar coisas ao povo de Deus. Vejamos alguns textos a respeito:

"Então disse o Senhor a Moisés: toma para ti a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele. E se porá perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o Senhor. conforme o seu dito sairão. e conforme o seu dito entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação." (Números 27:18,21).

"E de Levi disse: Teu Tumim e teu Urim são para teu amado, que tu provastes em Massá, com quem contendestes nas águas de Meribá." (Deuteronômio 33:8).

Vemos aqui que o Urim e o Tumim eram da guarda exclusiva e especial dos levitas, os sacerdotes escolhidos por Deus. Somente eles tinham permissão de operá-los.

"E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas." (I Samuel 28:6).

Ao que tudo indica, como vemos adiante, Urim e Tumim só respondiam positivamente, logo Saul jamais teria uma resposta, pois a resposta de Deus, daquele tempo em diante, foi e sempre seria, NÃO!

"E o tirsata (ou governador). lhes disse que não comessem das coisa sagradas até que houvesse sacerdote com Urim e com Tumim."

Alguns traduzemUrim e Tumim como "O brilhante" e "O perfeito".

Jerônimo traduziu como, "Doutrina" e "Julgamento".

A tradução dos setenta preferiu "Declaração" e "Verdade", ou ainda "Manifestação e "Verdade".

O sacerdote, quando inquiria de Deus, usava o Urim e o Tumim, e antiga tradição hebraica afirma que, ao ser positiva a resposta de Deus, luzes sobrenaturais de variadas cores acendiam-se nas doze pedras preciosas, com os nomes das doze tribos de Israel, que se encontravam no peitoral do sacerdote. (Êxodo 28:15-21).