OS MANDAMENTOS DO AVIVAMENTO

 

Em Tiago 4.7-11 lemos: Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.

 

Somente a leitura deste texto dispensa quaisquer explicações. Quando Tiago escreveu estas palavras, ele conseguiu fazer um resumo abençoado e poderoso de tudo o que é Necessário para uma igreja passar, rapidamente, de uma igreja fria, formal e sem sucesso em uma igreja dinâmica, crescente, poderosa. Mas, somente para refrescarmos a memória, vamos repetir cada ponto e comentar alguma coisa a respeito. Que o Senhor me abençoe neste intento.

 

  1. Sujeitai-vos, pois, a Deus. Seria necessário o apóstolo escrever isto? Não está implícito na vida do crente que ele tem que se sujeitar a Deus? Está implícito, mas será que acontece? Nem sempre. O ser humano é muito auto-suficiente em seus pensamentos, decisões e vontades. Mas, a grande verdade é que quanto mais nos submetemos, mais vemos coisas maravilhosas acontecerem.

 

  1. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Como resistir ao diabo? O apóstolo Pedro nos dá a resposta: “Sede sóbrios. Vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé”. 1 Pedro 5.8,9.

 

  1. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Que teorema simples, não? Deus coloca sempre diante de nós uma questão de atitude. E não o faz de maneira indiferente. Quando Israel vagava pelas terras sem essa conotação de buscar ao Senhor, de procurá-lo, de se aproximar dele, Deus fez coisas que nos admiram. Veja o que diz o profeta: “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se afastavam de mim; sacrificavam aos baalins, e queimavam incenso às imagens esculpidas. Todavia, eu ensinei aos de Efraim a andar; tomei-os nos meus braços; mas não entendiam que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e me inclinei para lhes dar de comer. Oséias 11.1-4. Parece incrível, não?  O próprio Deus Todo-poderoso se inclinando para o homem.

 

  1. Alimpai as mãos, pecadores. Por que as mãos? Porque são elas que mais são usadas pelo corpo para poluir a vida. São as mãos que apertam botões, assinam documentos falsos e perigosos, escrevem ordens de guerra, puxam o gatilho das armas, apontam o dedo para o semelhante, seguram o copo da embriaguez, acariciam o corpo da traição, esganam, enforcam, esbofeteiam, fazem gestos obscenos, apertam, rasgam, ferem, baleiam, esfaqueiam, roubam, defraudam, desfalcam, saqueiam, enganam. Por que alimpar as mãos? O que fazem mãos limpas? Erguem-se em adoração, louvam a Deus, oram, acariciam, afagam, levam o alimento à boca, agradam, amimam, alentam, afagam um neném, alisam a testa de um enfermo ou moribundo, são apertadas em sinal de amizade, consentimento ou acordo, acenam, dão adeus, fazem um sinal de vitória, mostram que está tudo legal, unem-se em sinal de concordância, torcem, aplaudem alguém por um merecimento especial. São instrumentos abençoados que Deus nos deu. Vamos alimpá-las a cada dia, a cada momento.

 

  1. E, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago diz que o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Tg 1.6. A pessoa de duplo ânimo não é digna de confiança, porque tanto pode estar pelo Norte como pode estar pelo Sul. Uma hora está muito bem, outra hora está muito mal. A pessoa de duplo animo é lançada de uma para outra parte. É uma pessoa sem definição, sem nada fixo, sem orientação, semelhante a um barco à deriva que não chega a lugar algum. A palavra de Deus manda àqueles de duplo ânimo que purifiquem o coração. Sabe o que é uma pessoa animada? É uma pessoa que toma uma decisão, traça uma meta, elabora um plano, esquematiza um ideal e sai à busca de sua realização. Conheci um rapaz que morava comigo em uma pensão em Maceió, filho de um fazendeiro, que viera à capital para fazer um curso de Medicina. Ele estudou bastante, fez o vestibular, mas não passou. Naquele tempo só se fazia o vestibular uma vez, no início do ano. No ano seguinte alguns colegas disseram: “Faz Odontologia ou Farmácia”. Ele respondeu: eu vim a Maceió para fazer Medicina. “Se eu não puder ser um médico, voltarei para a fazenda do meu pai e vou cuidar do gado”. Ele fez o vestibular no segundo ano e não passou. Pensa que ele desistiu? Coisa nenhuma! Naquele tempo ninguém conseguia subir pela janela na universidade, tinha que passar pela porta de entrada. Bem, para encurtar esta história comprida, ele fez o vestibular durante SEIS ANOS! Chegara a Maceió com 23 anos. No último vestibular já estava com 29 anos. Mas ele não tinha duplo ânimo – tinha um só propósito na vida – ser médico. No último vestibular ele passou. Estudou mais seis anos e com 35 anos terminou o curso de Medicina. Tornou-se um médico brilhante. Eu mesmo, quando tinha 19 anos disse para meus colegas de colégio interno que um dia iria aos Estados Unidos. Levei a maior vaia. Mas não desisti. Estudei muito Inglês, tornei-me o primeiro não só da classe mas de todo o colégio em Inglês. Os colegas riam tanto de mim que me colocaram o apelido de Mr. Paul. Isto foi no ano de 1959. Mesmo sendo um jovem pobre, continuei com meu propósito no coração. Muito mais tarde, finalmente, consegui ir aos Estados Unidos. Isto foi no ano de 1980. Vinte e um anos depois! Mas eu fui! Fiquei alguns meses lá. Visitei muitas igrejas, ganhei ofertas, comprei coisas boas e voltei vitorioso. Alguém disse: “Puxa, você é persistente. Conseguiu ir aos Estados Unidos”. Sim, consegui. Alguns anos depois fui novamente. Um dia destes fiz a conta e sabe quantas vezes eu já fui aos Estados Unidos? Dez vezes! Já tive até escritório lá e fui dono de um jornal em Pompano Beach, Florida. Também já fui algumas vezes à Europa. Estou com 67 anos e ainda pretendo visitar alguns países da África e a maior parte da Ásia que conseguir. Mas, o país que realmente ainda sonho de visitar é a Austrália. Meu irmão, se você tem duplo ânimo, limpe o coração.

 

  1. Senti as vossas misérias. Que estranho, não?! A palavra de Deus nos dá uma ordem insólita: Senti as vossas misérias. É isto que muitas igrejas estão ensinando? Não! Muitas igrejas estão ensinando que não temos que sentir nada negativo. Mas é a Bíblia que está dizendo para nós: “Senti as vossas misérias”. O que isto significa realmente? Significa que as coisas ruins, maldosas, malfazejas, malignas, malvadas, maléficas, más e perversas que existem em nossa vida não devem ser esquecidas. Há muitos que têm a consciência cauterizada com a expressão: “Que é que tem?” sim, eu faço isto, que é que tem? Tem muita coisa. Sua vida está poluída, sua consciência está doente, seu coração está vazio, sua alma está afastada de Deus, seu espírito não tem paz, suas palavras não edificam, nem salvam. Tudo isto porque você não sentiu as suas misérias, passou por cima, esforçou-se para esquecê-las ou seguiu uma doutrina triunfalista e irreal.

 

 

  1. Lamentai e chorai. A Bíblia tem um livro que se chama “Lamentações”. Foi escrito por Jeremias ou pelo seu amanuense Baruch. Tiago deu este mandamento para a Igreja. Mandou lamentar. Muitos hoje diriam que não tem nada para lamentar. Porque estão satisfeitos com o status quo. Estão satisfeitos com a situação deprimente e decadente do mundo e do próprio cristianismo. No livro de Ezequiel nós encontramos este episódio sobrenatural: “E a glória do Deus de Israel se levantou de sobre o querubim, sobre o qual estava, indo até a entrada da casa; e clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão à sua cintura. E disse-lhe o Senhor: “Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela”. Ezequiel 9.3,4. Na continuação do relato Deus manda ferir todos os outros que não tinham este sentimento. Está vendo? Um abençoado pregador norte-americano afirmou certa vez: “Se Deus não tomar uma providência em relação às abominações que se cometem atualmente na terra, ele vai ter que ressuscitar o povo de Sodoma e Gomorra e as outras cidades do pecado e dizer: “Gente, desculpem por ter mandado fogo e enxofre para destruir vocês”. Jeremias sentiu isto na própria pele. Veja o que ele diz: “Torrentes de água derramaram os meus olhos, por causa da destruição da filha do meu povo. Os meus olhos choram, e não cessam, porque não há descanso, até que o Senhor atente e veja desde os céus. Os meus olhos entristecem a minha alma, por causa de todas as filhas da minha cidade”. Lamentações 3.48-51. Medite nisto.

 

  1. Converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. A vida cristã não é tão simplista como muitos a vêem. O senhor nosso Deus espera o derramar de nossas lágrimas em muitas situações. Existe riso demais no mundo, riso falso, riso manufaturado, riso alienado, riso inconsciente. O povo judeu é conhecido como um povo que chora muito. Quando as coisas não vão bem, eles caem aos pés do Senhor com lágrimas e pranto. Até existe em Jerusalém um muro chamado “Muro das Lamentações”. O Muro das Lamentações, ou Muro Ocidental, (Qotel HaMa'aravi הכותל המערבי em hebraico), é o local mais sagrado do judaísmo.  Trata-se do único vestígio do antigo templo de Herodes, erigido por Herodes o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. Foi destruído por Tito no ano de 70. Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito. Antes da sua reabilitação por Israel, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, o local servia de depósito para incineração de lixo. Os restos que hoje existem datam da época de Herodes o Grande, que mandou construir grandes muros de contenção em redor do Monte Moriá, ampliando a pequena esplanada sobre a qual foram edificados o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém, formando o que hoje se designa como a Esplanada das Mesquitas. Quando as legiões do imperador Tito destruíram o templo, só uma parte do muro exterior ficou em pé. Tito deixou este muro para que os judeus tivessem a amarga lembrança de que Roma vencera a Judeia (daí o nome de Muro das Lamentações). Os judeus, porém, atribuíram-no a uma promessa feita por Deus, segundo a qual sempre ficaria de pé ao menos uma parte do sagrado templo como símbolo da sua aliança perpétua com o povo judeu. Os judeus têm pregado frente a este muro durante os derradeiros dois milénios, crendo que este é o lugar acessível mais sagrado da Terra, já que não podem aceder ao interior da Esplanada das Mesquitas, que seria ainda mais sagrado. O visitante pode ver muitos judeus com a testa no muro, derramando copiosas lágrimas por causa de tudo o que já aconteceu ao seu povo e para declarar novamente sua fidelidade ao Eterno.

 

  1. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Este é um mandamento com promessa. Deus cumpre o que diz, glória ao seu Nome. Há muitas coisas na própria existência humana que não entendemos. Uma delas é esta. Existem povos que colocam o orgulho acima de tudo, como um marco, como algo grandioso,

 

  1. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Se você encontrar uma igreja viva, dinâmica, em franco progresso espiritual e material, pode ter certeza que nessa igreja não impera a maledicência. Se eu fosse Tiago, eu teria começado estes mandamentos pelo último, porque a maior praga que existe em nosso arraiais é a praga do fuxico, da fofoca, das más conversações, que a Bíblia diz que corrompe os bons costumes. Nessa atividade maligna existem duas práticas, ambas perigosas: infamar e difamar. Se alguém infama alguém, significa que está atribuindo àquela pessoa algo ruim que a pessoa nunca fez, maculando, denegrindo, conspurcando o caráter de uma pessoa inocente. A difamação até parece uma coisa normal e até legal. Difamar é espalhar algum boato sobre alguém, algo que a pessoa realmente fez, mas ninguém precisa de um dedo em riste apontando em sua direção, revivendo seus erros a cada hora. Precisamos é de mãos estendidas, num gesto de afago, de afeto e de aceitação.

 

Bem, são estes os mandamentos do avivamento. Se cada um obedecê-los, logo a bênção de Deus será derramada sobre a sua vida e grandes resultados virão.