No século XVIII, desenvolve-se na Inglaterra a impresa, e tem-se o grande surto industrial, que favorece às camadas altas e aumenta as desigualdades sociais. Em virtude disso, a globalização atual, continua atrelada as mesmas disparidades, consagrando as novas invenções.
Todo esse processo é fruto do capitalismo, que possui grande aproveitamento, perante novos métodos que impõe nos consumidores a comprarem produtos e equipamentos novos, avançados e na moda. A maioria das pessoas são ludibriadas pela força do marketing, beneficiando sempre as grandes empresas.
Os malefeitos dos equipamentos tecnológicos, e seu uso abusivo pode tornar-se doenças graves como - o consumismo - ; o fácil manuseamento aumenta o risco de ficar sedentário, convivendo num mundo das máquinas e ausentando-se das práticas esportivas. Logo, a má alimentação poderá torna-se um distúrbio, antecipando a própria morte.
Em suma, não se sabe até onde o sistema capitalista vai chegar, ficando claro a sua soberania perante a população, que é a principal vítima de todo esse processo.