Software Livre é uma expressão criada pela "Free Software Foundation" para representar qualquer software que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrição. O conceito de software livre não se opõe a vendas de software, apenas acredita que através de licenças as empresas produtoras podem abrir o código ou disponibilizar para livremente para uso.

A cada ano que passa, o debate em torno do tema software livre aumenta. O seu uso é amplamente divulgado e difundido na internet de forma que, é possível encontrar diversos sites e blogs que falam sobre o tema. Se você também se interessa pelo tema e quer se aprofundar no assunto conheça os melhores espaço na rede sobre software livre.

Um lugar perfeito para o debate é a rede social Software Livre. Mantida pela Associação Software Livre, uma organização que reúne universidades, empresas, poder público, ONG´s e ativistas que lutam pela liberdade do conhecimento, essa rede é uma ótima oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o assunto. De maneira fácil, você ainda poderá se relacionar com outras pessoas que se interessem por essa política.

Essa iniciativa é ótima não só para beneficio próprio, como também para educação. O site Software Livre na Educação é um espaço que procura colaborar e divulgar o uso educativo do famoso software Linux. Com posts que falam de inovação e tecnologia, o blog consegue desmistificar os mitos e receios que se tem em volta do uso desse software.

Outro site importante para o debate sobre software livre é o softwarelivre.gov.br. Mantido por um órgão governamental, esse site é na verdade um grande portal sobre o assunto. Além de trazer as principais noticia recentes sobre o assunto, ele ainda conta com artigos e, uma agenda sobre os principais cursos e eventos da área.

Mesmo que você não entenda muito sobre o assunto, a política do software livre pode trazer muitas vantagens para a população em geral. Os blogs também são uma ótima forma de debater esse e outros temas. Crie seu blog no blog-br.com! É grátis, fácil e vai acabar se tornando um dos seus passatempos preferidos.