Os Macrodomínios Ambientais do Nordeste

Autor: Francisco Jose Filgueiras Russo. Formado em Lic Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em ESPECIALIZAÇÃO EM METOD DO ENSINO DA GEOGRAFIA . (Carga Horária: 480h).pela Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil. Atualmente cursa o mestrado em Geografia- (Propgeo- Ce). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional. Professor de , geografia física e humana , geografia do Nordeste e do Ceará. Professor de curso preparatório de vestibulares com experiência em formulação e resolução de questionamentos do ENEM. Nome em citações Bibliograficas : RUSSO, F. J. F. (Ver obras na base LATTES)

DESENVOLVIMENTO DA OBRA



1- MEIO NORTE
O Meio Norte encontra-se localizado entre o sertão semi-árido e a Amazônia Equatorial o mesmo é considerado uma zona de transição.
Essa área ocupa o norte do Piauí e o nordeste da Maranhão. As principais características desta sub-região nordestina são:
a) Solos profundos e em geral de baixa fertilidade.
b)No relevo, temos o destaque para o planalto do Maranhão ? Piauí situado mais na porção sudeste e sul da bacia sedimentar do meio-norte. Esse relevo se caracteriza por apresentar variadas formas de planaltos rebaixados de estrutura sedimentar até a presença de algumas cuesta (Ibiapaba).
c)A vegetação de transição e variável e apresenta biomas da caatinga, cerrado, cocais e babaçu.
d)O clima é o equatorial-tropical com chuvas de verão.
No setor litorâneo chove cerca de 2000 mm ao ano, indo mais em direção ao leste e /ao rumo do interior esse índice cai para 1500 mm ao ano, no sul do Piauí onde existe uma semelhança maior com o sertão só chove em média 700 mm ao ano.

Segundo Araújo (99) "A chamada pré-amazônia é uma porção de terra referente ao noroeste do Maranhão e a mesma tem as seguintes características: solos profundos com relevo
planos e suaves; baixa fertilidade natural; vegetação perenifoliada, mata de babaçu e floresta serranas nas áreas elevadas. Precipitações acima de 1200mm/ano. Essas características a grosso modo são semelhantes as da Amazônia, embora esta área não apresente a mesma grandiosidade florestal nem o mesmo clima. "
O Meio-Norte é uma sub-região que abrange os estados do Piauí e do Maranhão. Na porção sul e centro do Piauí foi uma área ocupada pela expansão de fazendas de gado, que vinham do interior de Pernambuco e do Ceará. A atividade pecuarista foi a responsável pela fundação de Teresina, a única capital do nordeste não situada a beira-mar.
O Vale do Parnaíba é considerada uma área especial, pois a mesma é recoberta pela mata dos cocais o que proporcionou a atividade extrativista do óleo do babaçu e a cera da carnaúba.
Nas áreas úmidas situada ao norte do estado do Maranhão, situada próxima as terras da Amazônia, formaram-se fazendas policulturas que cultivam o arroz como principal produto (várzeas dos rios Pindaré e Mearim).
Mais atualmente temos como destaque na agricultura comercial a produção do algodão nas áreas mais secas e a soja cultivada no sul do Maranhão e Piauí.
A capital do Maranhão, São Luis é a principal cidade do meio norte e teve sua economia incrementada a partir da construção do porto de Itaqui e da estrada de ferro Carajás-Itaqui além do projeto Alumar, pelo qual varias empresas se associaram para o aproveitamento da bauxita do Pará para a produção de alumínio.

2 - SERTÃO
O sertão central atravessa o nordeste de norte a sul e tem como características principais:
a) Solos rasos (litossolos) e pedregosos sofrem ações do intemperismo físico. Nas regiões de brejos (áreas úmidas) existem solos mais desenvolvidos (latossolos) e mais férteis..
b) O relevo predominante é a chamada depressão sertaneja de estruturas cristalinas. As elevações isoladas no contexto das depressões formam os denominados inselbergs (morros residuais), também de estruturas cristalinas.
c) A vegetação em destaque é a caatinga (xerófitas) associada ao clima semi-árida com chuvas escassas e mal distribuídas durante todo o ano;
d) a hidrografia é formada por vários rios que secam durante as estiagens (intermitentes sazonais).

Entende-se do litoral setentrional do Nordeste, em terras do Ceará e do Rio Grande do Norte, até a fronteira com Minas Gerais, área sob o domínio do clima semi-árido e de vegetação de caatinga, se localiza especialmente no trecho conhecido como Polígono das Secas.
- Predomínio de prática da pecuária extensiva (bovinos ? caprinos ? eqüinos e asininos) destaque para o estado da Bahia. Lembre-se que a ocupação do interior do Nordeste deve-se à prática dessa atividade.
- Neste setor nordestino ainda podemos citar a prática do extrativismo: carnaúba (árvore da providencia), lucuri e a oiticica.
- Em certos trechos do sertão há maior grau de umidade, o que resulta em paisagens menos áridas, são as áreas de várzeas (frios) e os brejos. Lugares chamados de brejos ou pé de serras permitem cultivar diversos produtos, tanto para subsistência como comercial tais como: milho, feijão, cana, banana, mandioca etc.
- Na produção agrícola ainda merece destaque o cultivo do algodão arbóreo, frutas e a produção de soja no oeste baiano. O Ceará é o maior produtor de algodão arbóreo.

- A metrópole regional de maior influencia sobre o sertão é Fortaleza; destaque: pólo têxtil, indústria alimentar, bebidas, couro etc


3 ? AGRESTE
O agreste é uma faixa de transição ecológica situada entre a zona da mata e o sertão. Na verdade essa sub-região corresponde ao planalto da borborema.
As principais característica deste estreita faixa de terra são:
a)solos profundos (latossolos e podzolicos)
b)a vegetação apresenta-se também variável com presença de vegetação caducas, o clima e do tipo tropical típico ou sub-umido (alternado seco-umido), as precipitações também variam entre 300 e 1200 mm, sendo as predominantes de 700 mm a 800 mm.

Segundo Araújo (99) "Vários estudos identificam o agreste como uma área não continua e apresentando várias características próprias. Área tipicamente de transição, o agreste sofre a influência direta da configuração do relevo. Ao norte o planalto da borborema que influência na formação do brejo paraibano, o agreste alto e o agreste baixo.
Mais abaixo aparecem áreas de tabuleiro com dissecações profundas, dando relevo ondulados. Nas partes mais baixas do relevo formam-se as áreas drenadas pelos rios Capibaribe, Ipujuca e Una "

O povoamento do agreste foi conseqüência da expansão da cana da zona da mata. Expulso do litoral, os sitiantes e criadores de gado instalaram-se nas terras do interior, antes ocupadas por indígenas. Dessa forma, o agreste transformou-se em área produtora de alimentos.
Suas principais características:
a)Enquanto na zona da mata prevalecem os latifúndios monocultores, no agreste temos o predomínio de minifúndios policultores (comerciais e subsistência).
b)Destaca-se também a prática da pecuária intensiva (gado de leite).
c)Produtos cultivados em destaque: (feijão, milho, batata, hortaliças etc), além do algodão e do sisal ou agave.
d)Principais cidades comerciais: Campina Grande (PB); Feira de Santana (BA), Vitória da Conquista(BA), Caruaru e Garanhuns (PE).

4- ZONA DA MATA OU PORÇÃO ORIENTAL DO NORDESTE
Na estreita zona da mata, que vai do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia encontramos as seguintes características naturais ou física:
a)Clima tropical quente úmido com chuvas concentradas no inverno e índices pluviométricos em torno de 2000 mm a 2500 mm ao ano.
b)Os solos são profundos com o destaque para o Massapé. O intemperismo ai em ação é do tipo químico (umidade).
c)Essa região compreende uma zona de Barlavento dos planaltos da borborema e da diamantina.
d)Desde o período da colonização a floresta desde setor começou a ser devastada para dar lugar as diversas atividades econômicas.

No início da colonização, a zona da mata não era dominada completamente pelas plantações de cana. A população das cidades e das fazendas necessitava de alimentos. Por isso uma parte da terra ficava reservada para culturas de milho, mandioca, feijão e frutas. Também existiam pastagens para a criação de gado. Essas terras eram os tabuleiros, áreas um pouco mais elevadas situadas entre os vales de dois rios.
Com o passar do tempo muita coisa mudou e o fato se deve principalmente a valorização do comercio de açucares para a Europa, pois sítios foram comprados pelos fazendeiros e as culturas de subsistência foram sendo substituídas por novas colheitas de cana. A escravidão foi sendo substituído pelos trabalhadores também explorados chamados de bóias frias, os antigos engenhos foram sendo substituídos pelas usinas de açúcar e álcool.
Outras atividades também foram desenvolvidas na chamada zona da mata em particular em nas sub-setor denominado de recôncavo baiano (cultura do fumo). E o sul da Bahia, na área de Ilhéus e Itabuna, plantações de cacau.

ASPECTOS IMPORTANTES (SINTESES)
A Zona da Mata apresenta no seu quadro natural um domínio de clima tropical úmido, e a presença de um solo fértil conhecido como Massapé.
Essa faixa de terra foi ocupada desde o inicio da colonização portuguesa no Brasil e se destacou com a extração do pau-brasil e posteriormente com a lavoura de cana-de-açúcar.
A zona da mata é a parte do Nordeste mais industrializada, mais desenvolvida, mais povoada e urbanizada.
Essa sub-região se caracteriza por apresentar uma estrutura agrária concentrada, onde se verifica a predominância das grandes propriedades voltada na maioria das vezes para a exportação.
Produtos: cana-de-açúcar destaque para Pernambuco e Alagoas; cacau no litoral do Sul da Bahia, fumo no Recôncavo Baiano; o arroz no Baixo Vale do São Francisco, o coco-da-bahia na Bahia etc.

A maior concentração industrial da região Nordeste está situada no centro industrial de Aratu (BA). Outros destaques são: refinaria de petróleo Adulto Alves (Recôncavo Baiano) e o pólo petroquímico de Camaçari (região metropolitana de Salvador).
A atividade pesqueira estar presente em toda a extensão do litoral nordestino. Os pescadores, além de pescarem para o consumo próprio, comercializam, sendo que os de maior valor comercial são a lagosta e o camarão.