Os Líderes e a Síndrome de Midas

Tenho lido artigos, revistas e visto reportagens de muitos líderes que pastoreiam as chamadas megas Igrejas existentes em nosso País. E alguns desses homens, na minha análise. estão infectados com a síndrome de Midas. Mas quem foi Midas?
Midas era um rei completamente apaixonado por dinheiro e, apesar de milionário, queria ter sempre mais para ser a criatura mais rica do planeta. Quando Baco lhe ofereceu a realização de um desejo, como recompensa por ele ter cuidado de um amigo, Midas pediu o poder de transformar em ouro tudo o que tocasse. Baco percebeu que esse desejo significava a destruição de Midas, mas, como havia prometido realizar qualquer desejo, cumpriu a palavra.
Midas voltou a seu reino e resolveu testar se realmente havia ganhado esse poder. Durante a viagem, tocou uma pedra e imediatamente ela se transformou em uma enorme pepita de ouro. Logo adiante encontrou um galho de árvore e, ao segurá-lo, percebeu que ele se transformara numa barra de ouro. Tudo o que ele tocava virava ouro. Não demorou a perceber que poderia ser o homem mais rico da Terra. Seus cavaleiros ficaram sobrecarregados de tanto transportar ouro.
Chegando ao palácio, mandou servir um jantar delicioso, com todo o requinte. Então levou um choque. A realidade mostrou-se cruel. Todo alimento que seus lábios tocavam viravam ouro. O pão transformava-se em ouro, assim como qualquer alimento. E, para seu desespero, a água que quis beber, quando tocada por seus lábios, também se transformou em ouro. Percebeu, então, toda a loucura de seu desejo. Não conseguia mais se alimentar, não poderia dormir num leito macio nem tomar banho numa banheira cheia de água morna.
O rei Midas voltou a procurar Baco e pediu-lhe que tirasse dele esse poder. Baco orientou-o para que se lavasse nas águas do rio Pactoros e, com efeito, depois de ter tomado banho naquele rio, ele perdeu o poder de transformar tudo em ouro. A consciência dessa transformação fez com que Midas abandonasse sua ambição material e passasse a viver de maneira mais simples e afetiva.
A síndrome do rei Midas é vivido por muitos lideres que desejam ter o poder de transformar em ouro tudo aquilo que tocam. Se forem pastores de uma mega Igreja, ela será uma mina de lucros. Se forem pastores sobre outros lideres de uma escala menor (pequenas Igrejas) se sentem no direito de obterem lucros por fornecerem cobertura espiritual. Os projetos que administrarem sempre serão bem-sucedidos.
Esses líderes infectados pela síndrome de Midas são semelhantes ao que ocorre com uma pessoa que passa a vida inteira andando de avião. Ela pensa que conhece todas as cidades, seus povos, costumes e paisagens. Mas, na verdade, o que ela conhece são aeroportos, hotéis, escritórios e salas de convenções. Isto é uma vergonha!
Esses pastores-Midas estão sempre se preocupando em acumular riquezas materiais, imaginam-se potentes e se vestem como reis com poder de abençoar ou amaldiçoar as ovelhas do Senhor. Alguns procuram acumular poder através de cargo ou título como "apóstolo" e se tornam arrogantes porque detêm muitos conhecimentos. Sem seguirem os ensinamentos do grande apóstolo Paulo, esses apóstolos auto-intitulados gostam de luxo, carros importados, helicópteros milionários e títulos de doutor comprados em qualquer seminário de má fama por R$ 500,00 (doutores honoris causa sem honoris causa). Isto é lamentável!
Infelizmente este é o quadro que estamos vivendo no meio da liderança Evangélica de nossa Nação. Precisamos orar e jejuar para que o Senhor mude este quadro e faça uma limpeza no seio de sua Igreja.
No caso do rei Midas houve jeito (ele se arrependeu!). Será se esses líderes estão dispostos a abandonarem suas ambições materiais e passarem a viver de maneira mais simples e efetiva?
Quero concluir este artigo afirmando que, ainda há muitos homens de Deus espalhados por esta Nação; homens que amam a obra de Deus e que não dobraram os seus joelhos a Mamon; homens que não foram infectados pela síndrome de Midas; homens segundo o coração de Deus!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]