Com os pequenos valores dos pc´s e aparelhos que ligam à internet, como smartphones e tablets, como também a massificação do uso das ciências tecnológicas de comunicação, uma questão em debate recentemente é a relação entre a violência infantil e games online. Se por um lado pais e criadores se desenvolveram sem essas tecnologias, há bastante tempo atrás esse mesmo debate rolou devido a desenhos animados e filmes para crianças. A verdade é que ninguém nos dias de hoje é bruto devido a desenhos do Pica Pau ou do Coiote e Bip Bip. O imaginário infantil é bem grande, porém não ao ponto de haver efeitos na composição do caráter por causa de programas infantis.

Os jogos online, em sua maior parte, apresentam alguns personagens de desenhos animados de antigamente. Nos jogos do Mario, por exemplo, o Mario Bros, personagem principal, está constantemente em luta diante dos seus oponentes, porém não é por isso que um garoto ou garota irá para o horto dar marteladas em guachinis ou tartarugas. Não tem influência direta entre violência de crianças e games on-line.

Mais um elemento dos jogos online são o crescimento cognitivo, crianças expostas à games online possuem um desenvolvimento bastante alto em relação à diversas crianças que não tem acesso aos mesmos. Disciplinas como a matemática deste modo são favorecidas pois, ao inverso da televisão, os jogos on-line incentivam o raciocínio e contas mentais. Pra genitores e responsáveis os quais não conseguem seguir seus filhos nos trabalhos os quais no dia-a-dia fazem na internet, é possível encontrar filtros especiais que tem a possibilidade de ser ligados para que menores de idade não tenham entrada à produtos impróprios e mensagens incovenientes. Quaisquer navegadores hoje, como também quaisquer sistemas em vigor, são dotados destes filtros pra que exista verificação dos responsáveis.

Junto com o crescimento em determinadas áreas, também existe o elemento lúdico, coisa alguma impede que os pais saudosistas brinque, por exemplo, uns jogos do Chaves. É uma forma bastante divertida de ficar uns momentos com seus filhos e aprender um bocado mais sobre o que os pequenos encontram-se efetuando na web.