O avanço econômico que cresce com a modernidade, não muda em nada a situação do Brasil. Pois mesmo assim ele é visto como o país das tragédias onde as personagens dessa história, estão acostumadas com essa situação e muitas vêem de perto essa realidade e não fazem nada para mudar essa situação. A economia do país cresce e com esse crescimento vem atrelado outro tema bem comum na realidade brasileira, a desigualdade social que traz fome e faz com que os semelhantes não se reconheçam, passando a estanhassem e agredissem uns aos outros .

A principal causa desse canibalismo todo não é a falta de alimento que faz com que as pessoas sejam vistas como canibais modernos, e sim a maneira como nossos alimentos que são produzidos aqui, são usados como financiamento econômico e que exportando alimentos que podiam ser utilizados pelos próprios brasileiros, não muda em nada a situação do país, pois a economia que gera as exportações, não chega as classes mais baixas da população que em contraste participam mais brasileiros. Pois não é novidade que os brasileiros tentam tirar proveitos de várias situações para conseguirem aquilo que eles almejam.

O egoísmo brasileiro cresce consecutivamente, mas ele torna também as mesmas pessoas que o tem, pessoas deficientes ao ponto de não conseguirem enxergar que o bem estar comum também gera um bem estar ainda maior individual. É mais eficiente que se invista em educação, para capacitar a sociedade a ficarem mais aptos a escolherem e buscarem bens de serviços, gerando assim também um bem estar privado do que excluir esses possíveis novos consumidores do mercado consumidor.

Tudo pode ser resolvido através da educação, mas que os brasileiros preferem se engolirem de tal maneira que não pensem no futuro destruindo florestas, poluindo rios acabando com o país , tirando a esperança de um mundo melhor onde deveriam estarem procurando a melhora para que os próximos brasileiros possam desfrutar dessa maravilha e que por irônia do destino serão parte da mesma família.