Os Inimigos da Oração

A oração possui asas como de águias, e, ao orarmos, nos refugiamos no penhasco mais alto da presença de Deus. Entretanto, a oração tem cinco inimigos ferozes que a querem destruir. Conhecê-los nos ajudarão a sermos intercessores eficazes em nosso período de oração no nosso "Quarto de intimidade com o Pai Celeste". Vejamos alguns dos inimigos mais ferozes que querem paralisar as asas da oração dos filhos de Deus:

1) Cansaço ? O cansaço paralisante, que impede de orar sem cessar. Quantas vezes nos prostramos ante a face do nosso Deus, e sentimo-nos fatigados a ponto de não conseguirmos levantar voo em oração? Parece que as asas de nossa oração estão pesando uma tonelada de cansaço! É nesse momento que devemos tomar posse do que está escrito em Isaías 40:29:31a: "Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Faz forte ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor". Se, em oração, tomarmos posse dessa preciosa promessa, certamente, nossa oração subirá até o trono da graça com asas de águias.

2) Distração ? A distração é um inimigo perigoso da oração, pois ela assola a mente de quem ora com pensamentos de diversos tipos. Você já parou para pensar quantas vezes, durante a oração, os seus pensamentos estão longe daquilo que a sua boca está falando? O intercessor deve contra-atacar esse inimigo da oração orando em voz alta. Davi diz no Salmo 55: 16,17: "Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. Á tarde, pela manhã e ao meio-dia farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz". Ore, ore em voz alta e inteligível, então os poderes da distração não terão efeito sobre a sua vida de oração!

3) Intranquilidade interior ? Muitas vezes nos prostramos diante do amoroso Aba-Pai com o nosso interior imbuído de uma intranquilidade inexplicável. E Satanás tem conseguido êxito usando esse inimigo para paralisar o nosso momento de oração com Deus. Porém, se quisermos vencer esse inimigo da oração, é necessário que oremos confiando n?Aquele que é o Pastor de nossa alma. Pois, o salmista declarou: "O Senhor é meu Pastor... Ele me conduz mansamente a águas tranquilas" (Sl.23:1,2). Seja qual for a origem da tua intranquilidade ? pecado, nervosismo ou incredulidade ? A Bíblia diz: "Confia os teus caminhos ao Senhor, e Ele te sustentará: jamais permitirá que o justo seja abalado" (Sl. 55:22). Esse inimigo da oração é vencido somente no "Quarto de Escuta".


4) Pressa! ? A pressa, diz o adágio popular; "É inimiga da perfeição". Entretanto, quero afirmar que é também inimiga número Um daqueles que querem levar uma vida de oração genuína. Você já parou para pensar no que diz Eclesiastes 8:3? "Não te apresses em deixar a presença d?Ele". Qual é o motivo da tua pressa no momento em que estás orando? Pela oração constante, a tarefa diária fica envolta nas fontes divinas. Quanto mais tempo passares na presença do Pai em oração fervorosa, melhor será o teu desenvolvimento espiritual, e o terrível inimigo da oração, "a pressa", ficará sem efeito!

5) Desânimo ? Muitos cristãos sinceros, que anelam uma vida, de oração têm sido derrotados por esse inimigo algoz da oração ? "O desânimo". Desânimo significa: " estar abatido, sem força ou energia". Estás desanimado por causa de tua fraqueza, por causa de tuas aparentes derrotas, por causa da dureza dos homens, por causa das dificuldades da vida? A única maneira de derrotares esse sentimento pusilâmine é através da oração sincera. Grita agora mesmo em oração: "Posso todas as coisas n?Aquele que me FORTALECE (que me dá energia)!!!"

Podemos Dizer que Oração é...

Comunhão íntima com Deus .
Comunicação com um Deus pessoal.
Reconhecer a presença de Deus.
Um derramar de alma perante Deus.
Um encontro do Pai celestial com o seu filho, numa comunhão de amor.
Conhecer e andar com Deus continuamente!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!
Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]