Em 1994, trabalhava numa empresa de seguros, e um colega ateu, sabendo que eu era cristão me propôs um seguinte pergunta: “Deus pode criar uma pedra, que Ele mesmo não possa levantar?”, confesso que, na ocasião, fiquei embaraçado em responder. Esta pergunta é uma das preferidas dos ateus desde os tempos mais antigos e é conhecida como o “paradoxo da onipotência”.

A intenção desta pergunta é criar uma cilada para quem vai responder, pois se dizemos : “Deus não pode criar a pedra”, supostamente quebramos o atributo da onipotência de Deus e se respondemos que “Ele pode criar a pedra que não possa levantar”, de igual forma, o atributo da onipotência é quebrado. Como resolver esta questão ?

Podemos adotar alguns caminhos para resolver esta questão, vamos lá:

1-      É refletir se o homem, que é um ser limitado, finito, preso ao tempo e ao espaço, tenha a condição de definir o que é onipotência? Assim como não vamos ao mecânico, buscando um parecer seu para um questão de saúde física, também não podemos, ainda que, com todos os recursos possíveis, concluir o que de fato seja onipotência e, especialmente, a onipotência de Deus. O homem nunca provou da onipotência, como então pode defini-la? Como posso definir o que há numa galáxia, ainda não descoberta? A onipotência é para o homem esta galáxia não descoberta.

2-      Podemos, segundo o monge dominicano do século XIII, São Tomás de Aquino, reconhecer que para Deus existe sim alguns impossíveis, sem que isto constitua uma quebra de onipotência. Ele cita como exemplo, o impossível: “Deus não pode fazer alguém mais poderoso do que Ele.” Os ateus podem chamar isto de impotência, mas para mim, isto revela ainda mais a sua onipotência. Seria como desconfiar do poder do velocista jamaicano Usain Bolt de correr, pelo fato dele não poder criar um outro velocista melhor do que ele. O poder de Deus SER onipotente não pode ser questionado pela (suposta) incapacidade de CRIAR outro ser maior do que Ele.

3-      A bíblia não tem receio de reconhecer alguns impossíveis de Deus e até mesmo expõe alguns deles. O mais conhecido é o impossível de algum homem agradar Deus sem fé (livro de Hebreus 11:6) e este mesmo verso bíblico acrescenta que é necessário que qualquer homem que se aproxime de Deus “CREIA QUE ELE EXISTE”. A Bíblia também fala que é “impossível que DEUS MINTA” (Hebreus 6:18). 

Podemos concluir que há coisas que Deus não pode fazer, sem que isto implique em dizer que ELE não é onipotente. Entendo as argumentações dos ateus em querer confundir as pessoas, tal como meu colega de trabalho fez comigo em 1994, mas creio que eles incorrem, mesmo sem reconhecer, num dos poucos impossíveis de DEUS: que alguém possa agradá-Lo sem fé.