CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO

O Banco do Brasil é uma empresa jurídica de direito privado que tem mais de duzentos anos e se confunde com a história do Brasil, pois foi implantado em 1808 pelo príncipe regente Dom João de Bragança (futuro Rei D. João VI de Portugal). O principal objetivo deste trabalho é analisar de que forma um programa de sustentabilidade implantado no setor de engenharia do Banco do Brasil poderia impactar na visão de seus clientes, e como isso refletiria na sua imagem.
O tema sustentabilidade está presente em todas as suas políticas. A constante preocupação do Banco com o tema foi um dos fatores que influenciaram esta pesquisa, que procurará observar os benefícios de um programa de sustentabilidade no seu setor de engenharia.
O crescimento populacional e do país de maneira desenfreada mostra todos os dias seus impactos negativos na natureza. Enchentes, tsunamis, picos de temperatura, dentre outros, são alguns avisos que a natureza vem dando ao longo do tempo para o mundo.
Dessa forma é de suma importância que haja um dimensionamento constante voltado à sustentabilidade. Para tanto, muitos aspectos devem ser levados em conta. Além das Políticas Públicas, conscientização da população e dos empresários.
Devemos levar em conta o papel que a engenharia exerce sobre o assunto em diversos aspectos da área de atuação.
O crescimento populacional sustentável está diretamente ligado à engenharia de maneira que se a população cresce, consequentemente o consumo aumenta, a produção também aumenta e os recursos naturais tendem a findar.
A engenharia deve ser considerada um papel fundamental para um crescimento consciente e sustentável de maneira que os recursos naturais possam ser aproveitados na construção de prédios, casas, fábricas, estradas, infraestruturas, enfim tudo que é essencial para suportar o aumento 6 populacional por muitos anos de forma que não se esgotem todos os recursos para as gerações futuras.
Dessa forma o trabalho será iniciado pelos objetivos seguidos, no segundo capítulo, pela caracterização da empresa bem como as características do setor estudado. Cabe ressaltar que o capítulo dois foi todo pesquisado diretamente dos portais do banco. Os aspectos abordados neste capítulo são acessados pela intranet do Banco do Brasil, no qual apenas funcionários têm acesso, e pelo portal do banco na internet, (disponível em:
<www.bb.com.br> e, <www.intranet.bb.com.br>).
O terceiro capítulo é composto por artigos científicos, referenciais teóricos e citações sobre o tema abordado. O quarto capítulo abordará a revisão da literatura, no qual o ponto de vista de alguns autores tentará responder os objetivos específicos de maneira clara e objetiva. Por fim as considerações finais, que abordará a opinião do pesquisador sobre o tema, bem como as considerações a serem feitas.