Mario Ferreira Neto; [email protected] 
Orientador: Prof. Ms. Cárbio Almeida Waqued; [email protected]
MBA em Perícia Judicial e Auditoria – IPECON – PUC/GO

RESUMO

O presente artigo tem a finalidade de elucidar os impactos causados pela inflação e seus reflexos em relação à inadimplência da obrigação contratual refletida na aplicação dos consectários legais: correção monetária, juros moratórios e multa moratória, entre outros. Não se tem o objetivo de pacificar o assunto, por ter limitações, mas como tema que interessa aos operadores de administração, contábeis e direito.
Faz uma abordagem de toda análise econômica, utilizando-se de equações algébricas matemáticas, dados numéricos e estatísticos para viabilizar, uma melhor compreensão a respeito dos impactos causados pela inflação em relação à correção monetária.
Correlaciona os efeitos provocados pelo descontrole da inflação sobre a correção monetária e os juros, ressaltando-se os planos econômicos editados pelas autoridades governamentais brasileira, a época, para que pudessem combater e controlá-la, já que essas autoridades deveriam manter sob controle, se não fosse possível combatê-la.
Faz explicação geral matemática dos principais índices e institutos que calculam e divulgam a taxa de inflação. Para entender a funcionalidade prática, demonstra-a com exemplos de situações concretas. Avaliar os efeitos do aumento da inflação sobre os índices de preços.
PALAVRAS CHAVES Inflação. Economia. Correção.