Claudio Abreu Gonçalves
Terapeuta Fisio-Molecular
Reg. e Licença 1173 / 34646-0
Clínica Integral - Rua Mq. Herval, 366 - Centro
São Leopoldo - RS
Fone (51) 9159.6985

OS IMIGRANTES EM NOSSAS VIDAS

Em quase todos os países há imigração, onde observa-se uma variedade de novas atividades culturais, comerciais e industriais inseridas na sociedade nativa e que são dignas de reconhecimento porque fazem parte de um impulso significativo na Sociedade em geral de uma nação que recebeu seus novos habitantes.
Nos Estados Unidos tive a oportunidade de observar este fenômeno que mobilizou milhões de pessoas que deixaram seus países e parentes para buscarem na América distante uma melhor condição de vida, muitas vezes pressionadas por guerras, perseguições ou simplesmente por encararem novos desafios, marcando positivamente com seu caráter os povos que as receberam.
No Brasil e mais especificamente em nosso Estado (RS) não é diferente e devemos ser gratos por esta variedade de etnias que chegaram até nós: africanos, italianos, alemães, árabes, judeus, japoneses, chineses, coreanos, portugueses, espanhóis dentre outras tantas nacionalidades que estão incorporadas no nosso dia a dia e que nem nos damos conta. Não só na Agricultura, mas na Gastronomia, nas Artes, na Música, na Literatura, na Construção Civil, na Economia, nos idiomas e em outras tantas profissões eles incrementaram a diversidade em nossa terra. Eles plantaram e irrigaram com o seu suor as sementes do progresso e que gerou inúmeros frutos positivos propiciando uma melhor condição de vida para si e para os seus descendentes.
Os primeiros imigrantes sofreram mais, pois tiveram que preencher muitas lacunas, carências, pois não tinham quase infraestrutura e sofreram preconceitos, mobilizaram grandes esforços para alicerçar uma sociedade melhor, realizar seus sonhos e para seus filhos, seus netos e com reflexos benéficos para nós até hoje. Mas acredito que ficaram felizes quando a Natureza ofertou-lhes os frutos do seu trabalho. Vivemos muitas experiências que eles nos deixaram, marcadas por suas bravuras em enfrentar territórios inóspitos, inférteis que transformaram em oásis para os futuros residentes. Eles simplesmente não mediram esforços para implantar o futuro que para eles já tinha chegado.
Os imigrantes fizeram uma verdadeira revolução pacífica para onde imigraram com suas culturas, criações e seus instrumentos de trabalho que foram enchadas, pás, machados, seus fogões a lenha e seus tachos, suas máquinas primitivas que com suas mãos habilidosas e calejadas acionaram a engrenagem do progresso que atravessou gerações.
A integração mútua dos imigrantes com os nativos enriqueceu muito os povos em todos os sentidos.
A variedade étnica coloriu nossa sociedade e sua dedicação incondicional legou-nos um futuro melhor, de novos valores, e de cidania que até hoje usufruimos.
Os museus do Imigrante são testemunhas vivas destes povos que deram tudo de si, acreditando e investindo em nossa terra e estão vivendo em nossa genética, em nosso sangue e em nossos corações pelo amor que os uniu, gerando nós todos, seus filhos - ([email protected])
-o-o-o-o-o-