OS HOSPITAIS ESTÃO PREPARADOS PARA OFERECER SEGURANÇA AOS SEUS PACIENTES E COLABORADORES?

 

O hospital não uma organização qualquer, pois lida com um elemento valioso, que é a vida humana, sendo assim é preciso que a funcionalidade desta organização seja eficiente, não apenas no aspecto da saúde, mas na satisfação e segurança daqueles que são atendidos diariamente em um hospital.

O aumento da criminalidade tem atingido de forma contundente os hospitais, diversas ações criminosas acontecem nos hospitais e estes eventos na maioria das vezes não chegam à mídia, pois a preocupação dos administradores é a preservação da imagem do estabelecimento e como consequência disto, é uma insegurança por parte de quem utiliza um hospital. Mesmo assim, diariamente os meios de comunicação divulgam noticias de eventos que de maneira direta ou indireta, causam danos as organizações hospitalares. Os administradores devem pensar não apenas na prestação de serviços propriamente dita, mas oferecer estes serviços com qualidade, oferecendo também segurança aos usuários de modo, que a tranquilidade e a segurança oferecida possa ser mais uma ferramenta na recuperação do paciente.

A segurança de um hospital, não pode ser discutida de forma amadora, mas de forma sistêmica, onde todos os elementos que compõe o conjunto da segurança estejam unidos e busquem aumentar a visão sistematizada para melhorar a capacidade de identificação dos riscos e ameaças que possibilitem a adoção de medidas práticas e preventivas.

Dentro deste contexto a implantação do sistema de segurança deve ser discutida como elemento básico da integridade física dos colaboradores e pacientes. Para implantar um sistema de segurança eficiente no âmbito hospital é preciso haver uma perfeita combinação dos recursos materiais e humanos, de maneira que se alcance os resultados esperados. O que se espera através do sistema de segurança hospitalar é a  tranquilidade para os pacientes, os funcionários, prestadores de serviço e voluntários.

O planejamento da segurança de uma organização hospitalar deve ter em seu arcabouço uma forte política de segurança, e amplamente divulgada nos diversos setores envolvidos na atividade hospitalar, quando isto ocorre todos serão unanimes nas ações que visem impedir um ato delituoso. A segurança da organização hospitalar deve ser elaborada dentro de procedimentos e critérios que visem garantir a integridade física de bens e pessoas e a funcionalidade do hospital, entre elas podemos citar:

  • A aprovação do plano de segurança patrimonial e funcional do hospital.
  • Controlar a saída de materiais e equipamentos do hospital.
  • Controle da escala de serviço fora do horário de expediente administrativo.
  • Zelar pelo cumprimento das medidas relacionadas com a segurança patrimonial e funcional.
  • Definir limites de horários para entrega/ recebimento de materiais e serviços fora do expediente administrativo.
  • Promover a fiscalização do estacionamento, visando preservar os veículos do estabelecimento hospitalar, pacientes e funcionários.
  • Controlar o acesso de pessoas pertencentes ou não ao quadro de funcionários.
  • O acesso ao hospital deve ter vigilância ostensiva e sistema integrado de segurança (equipamentos eletrônicos de vídeo monitoramento CFTV, cercas elétricas e sensores de alarmes), com o objetivo de inibir a intrusão de vândalos e criminosos.
  • Implantar o controle de acesso biométrico, estabelecendo níveis de acessos por grau de risco.
  • Entre outros...

O sucesso e a funcionalidade de qualquer sistema de segurança dependem do grau de envolvimento, cooperação e da participação do público interno, que precisa ser estimulado a inserir no dia a dia as medidas e procedimentos estabelecidos.

.

Jonas Marques Vago

Especialista em segurança privada, pessoal

e gestão de segurança empresarial