OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA GETÚLIO VARGAS.

MESQUITA, Aline Cristina de Araújo¹

Resumo:

A adolescência é um período de várias mudanças que acontece entre os 10 e 20 anos de idade, marcado por transformações físicas aceleradas e características da puberdade, diferentes do crescimento e desenvolvimento que ocorrem em ritmo constante na infância. Essas alterações são influenciadas por fatores hereditários, ambientais, nutricionais e psicológicos. Estudos sobre a alimentação de grupos de adolescentes brasileiros indicam ocorrência de inadequação alimentar com ausência de ingestão de produtos lácteos, frutas e hortaliças e excesso de açúcar e gordura (GAMBARDELLA, 1996). O objetivo geral foi avaliar os hábitos alimentares dos adolescentes na Escola Getúlio Vargas. O estudo foi realizado na escola estadual Getúlio Vargas no município de Manaus, onde foram avaliados 56 estudantes do ensino fundamental de ambos os sexos, com faixa etária entre 11 e 16, foram utilizadas apenas duas turmas do ensino fundamental 8 e 9 série. A avaliação do consumo alimentar dos alunos foi investigada através de questionário, para verificar a frequência que os alunos realizam suas refeições. Segundo os dados do questionário, 69% dos alunos realizam o café da manhã e 31% não realizam, 97% dos entrevistados realizam a refeição do almoço e apenas 3% não realizam e o jantar 87,5% dos alunos realizam essa refeição e apenas 12,5% não realizam a refeição do jantar. Os principais alimentos escolhidos pelos alunos foram: carne de boi, hamburguer, feijão, ovos, salgados fritos, biscoito recheado, batata frita, margarina, refrigerantes. Enquanto que frutas e hortaliças não foram a preferência da grande maioria dos entrevistados. 94% dos alunos realizam suas refeições em suas residências e apenas 6% não realizam uma das refeições em casa.Verificou que 91% dos alunos costumam comprar o lanche na cantina e apenas 9% costumam trazer o lanche de casa.
Palavras-chave: hábitos alimentares; adolescência; alunos.
1-Aluna de Graduação ? Universidade Nilton Lins- Manaus.


THE FEEDING HABITS OF STUDENTS FROM ELEMENTARY SCHOOL GETÚLIO VARGAS.

Abstract:
Adolescence is period of several changes that take place between 10 and 20 years of age, marked by accelerated physical transformations of puberty and caracteristics, different growth and development occuring at a steady pace in infancy. These changes are influenced by hereditary, environmental, nutritional and psychological. Studies on feeding groups of Brazilian adolescents indicate the occurrence of inadequate food intake with no dairy products, fruits and vegetables and too much sugar and fat (GAMBARDELLA, 1996). The overall objective was to evaluate the dietary habits of adolescents in school Getúlio Vargas. The study was conducted at the state school Getúlio Vargas in the city of Manaus, where they were evaluated 56 elementary school students of both sexes, aged between 11 and 16, were used only two classes of elementary school 8 and 9 classe. The assessment of dietary intake of students was investigated by questionnaire, to check the frequency that students complete their meals. Data from the questionnaire, 69% of students perform breakfast and 31% do not, 97% of respondents held the lunch meal and only 3% do not dinner and 87,5% of students perform this meal and only 12,5% do not dinner meal. The main foods chosen by students were : beef, hamburger, beans, eggs, fried snacks, sandwich cokkies, potato chips, margarine, soft drinks. While fruits and vegetables were not the preference of the vast majority of respondents. 94% of students perform their meals at home and only 6% did not do a meal at home. Verificoy that 91% of students usually buy lunch in the canteen and only 9% regularly bring lunch from home.
KEYS WORDS: feeding habitats; adolescence; students.







1. INTRODUÇÃO

A adolescência, do latim adolescere (crescer), é um período de várias mudanças que acontece entre os 10 e 20 anos de idade, marcado por transformações físicas aceleradas e características da puberdade, diferentes do crescimento e desenvolvimento que ocorrem em ritmo constante na infância. Essas alterações são influenciadas por fatores hereditários, ambientais, nutricionais e psicológicos (Organizacion..., 1965; Post & Kember, 1993).
É característica da alimentação desses jovens o consumo de lanches e fast foods, entre as refeições. Esta atitude pode ser justificada pela falta de tempo disponível para dedicar a uma refeição, preferências individuais.
O impacto nutricional dos lanches e fast foods pode ser influenciado por alguns como, a frequência de consumo e valores nutricionais dos alimentos escolhidos. Tais preparações podem ser aceitáveis, quando parte de uma dieta adequada e balanceada, mas, geralmente apresentam alta quantidade de energia e baixa quantidade de ferro, cálcio, vitaminas A e fibras.
A família é a primeira instituição que tem ação sobre os hábitos alimentares do individuo. É responsável pela compra e preparo dos alimentos em casa.
Estudos sobre a alimentação de grupos de adolescentes brasileiros indicam ocorrência de inadequação alimentar com ausência de ingestão de produtos lácteos, frutas e hortaliças e excesso de açúcar e gordura (Gambardella, 1996).
Assim os objetivos foram avaliar os hábitos alimentares dos adolescentes na escola, verificar a frequência que os alunos realizam as refeições, verificar a frequência de alimentos ingeridos pelos alunos, verificar onde os estudantes realizaram suas refeições na última semana e verificar onde os alunos costumam lanchar na escola.
A avaliação do consumo alimentar dos alunos foi investigada através de questionário, para verificar a frequência que os alunos realizam suas refeições, com que frequência eles consomem os alimentos, questionar onde esses estudantes realizaram suas refeições na última semana e também verificar onde os alunos geralmente costumam lanchar na escola.


2.MATERIAL E MÉTODOS

2.1 ÁREA DE ESTUDO

O estudo foi realizado na escola estadual Getúlio Vargas no município de Manaus, onde foram avaliados os estudantes do ensino fundamental de ambos os sexos, com idade mínima de 13 anos.
Os alunos foram levados para um espaço reservado na escola, durante o intervalo de aula, sendo coletado os seguintes dados: a frequência de consumo alimentar, sexo, idade.
Para a seleção da amostra, foi utilizada apenas duas turma do cada série do ensino fundamental.

2.4 CONSUMO ALIMENTAR

A avaliação do consumo alimentar dos alunos foi investigada através de questionários de frequência de consumo alimentar, trata-se de um questionário onde questionou o que o aluno consome nas refeições, os alimentos que eles consomem com maior frequência e o que consomem no lanche da escola.













2.5 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Foi realizado um questionário sobre o consumo alimentar com os adolescentes pertencentes das séries 8º e 9º, com um total de 56 alunos, sendo 28 alunos do sexo feminino e 28 do sexo masculino. Os alunos ambos os sexos tinham faixa etária entre 11 anos a 16 anos.
Segundo os dados do questionário, 69% dos alunos frequentemente realizam o café da manhã e 31% não realizam na última semana, 97% dos entrevistados frequentemente realizam a refeição do almoço e apenas 3% não realizam e o jantar 87,5% dos alunos realizam essa refeição e apenas 12,5% não realizam a refeição do jantar



Segundo os dados da amostra 94% dos alunos realizam suas refeições em suas residências e apenas 6% não realizam uma das refeições em casa.
Verificou que 91% dos alunos costumam comprar o lanche na cantina e apenas 9% costumam trazer o lanche de casa, isso significa que os alunos estão consumindo gordura pura , pois o que vende nas cantinas, salgados,pastéis todo tipo de alimento que são prejudiciais a alimentação.




No gráfico acima mostra em porcentagem a preferência dos alunos pelos alimentos na amostra, onde se destaca que os alimentos escolhidos por eles são alimentos que prejudicam a saúde. Alimentos com muita gordura, muito açúcar. Os principais alimentos escolhidos por eles foram: carne de boi, hambúrguer, feijão, ovos, salgados fritos, biscoito recheado, batata frita, margarina, refrigerantes, chocolates, pizza, macarrão. Enquanto que frutas e hortaliças não foram à preferência da grande maioria dos entrevistados










3.CONCLUSÃO

O trabalho permitiu concluir que os adolescentes, não consideram sua alimentação saudável.
Os adolescentes mostraram que são influenciados pelos amigos e principalmente pela mídia para comer produtos inadequados para a alimentação, mas falaram também que os pais influenciam para uma alimentação mais saudável ao contrário da mídia e dos seus amigos.
No questionário mostrou que os principais alimentos ingeridos pelos alunos foram aqueles que contem um grande número de gordura e açúcar o que comparando com pesquisas feitas com adolescentes do Brasil confirmam esse resultado de minha pesquisa.




















4. REFERÊNCIAS

1.J.J.B, Anderson. The status of adolescent nutricion .Nutricional Today, Baltimore, v.26, n.2,p. 7-10.1991.

2. FEKETE, Gabriela Maciel. A contribuição da escola para a formação de bons hábitos alimentares

3. CAMPOS, Marcos Vinhal. Hábitos alimentares de crianças e adolescentes: o papel da família e da escola.

4.CARDOSO,Gabriela Tavares;SILVA, Juliana Rezende Melo da. A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis: uma proposta metodológica de capacitação para educadores e donos de cantina escolar.

5. OSSUCCI, Rosana do Rosário. Hábitos alimentares na adolescência.

6. ORGANIZACION MUNDIAL DE LA SALUD.Problemas de salud de La adolescência.Genebra, 1965.29p (OMS- Serie de Informes Tecnicos,308). POST.G., Kember H.C.G.Nutrientes intake and biological maturation during adolescence.The Amsterdam growth and health longitudinal study.European Journal of Clinical Nutrition,Londo ,v.47,n.6, p.400-408,1993.

7. PEREIRA, Lícia. Obesidade na adolescência: a importância de bons hábitos alimentares.