Os ganhos de nutrientes nos ecossistemas

Esse pequeno texto pretende expor de onde vêm os nutrientes de um ecossistema.

Em um ecossistema natural tal como uma floresta tropical, as fontes de nutrientes para esse sistema são: a chuva, o intemperismo, e a absorção de gases.

A chuva contém nutrientes, pois a água reage com gases atmosféricos, dissolvendo alguns deles que se transformam em formas solúveis de nutrientes. Uma vez que a chuva cai em algum lugar, contabiliza-se a entrada de nutrientes nesse determinado local que pode ser, mas não necessariamente deve ser, uma floresta tropical. O nitrogênio e o enxofre são nutrientes que podem ser adicionados a um ecossistema por esse processo.

O intemperismo também é uma fonte importante de nutrientes. Ao se alterarem, os minerais liberam vários nutrientes como, por exemplo, o fósforo, o cálcio, o magnésio e o potássio.

Outra maneira de adquirir nutrientes pode ser por meio da absorção de gases. Nesse sentido, a fixação biológica de nitrogênio assim como a absorção foliar de outros gases tal como a amônia constitui uma forma de acrescentar nutrientes a um ecossistema.

Vale observar que em ecossistemas feitos pela ação do homem, como é o caso dos agroecossistemas, ou seja, os ecossistemas agrícolas, a aplicação de fertilizantes é uma fonte importantíssima de nutrientes para que as plantas possam assimilá-los e se desenvolverem sem restrições nutricionais.



Figura 1. Aplicação de fertilizantes é uma forma de adicionar nutrientes a um agroecossistema.


Fonte da foto: http://photos.uwex.edu/images/full/anhydrous_app.jpg

Em suma, essas são as fontes de nutrientes para um determinado sistema ecológico. As formas de perda de nutrientes serão abordados em outro texto futuramente.

Preparado a partir de:

VITOUSEK, P.M.; SANFORD, R.L. Nutrient cycling in moist tropical Forest. Annual Review of Ecology and Systematics, v.17, p.137-167, 1986.