Os fundamentos e desenvolvimento da Física.

 

Física é a ciência que ocupa especificamente dos fenômenos naturais, de tudo que é da propriedade da matéria, para entender tais fenômenos, torna-se indispensável aplicação de determinadas metodologias dentro naturalmente da aplicação da epistemologia indutiva.

 No caso especifico em questão trata da aplicação da teoria e da observação da mesma com a finalidade de obter resultados. Hipótese e comprovação por meio do campo empírico em referencia comprobatória do princípio da análise.

Durante a existência do homem nesse planeta ele sempre procurou entender os fenômenos da natureza, a composição da estrutura lógica do universo, como surgiu o referido desenvolveu e para onde caminha, naturalmente.

Para tal objetivo é necessário encontrar as leis fundamentais que determinam a natureza do universo, sendo que as mesmas precisam ser obviamente o máximo com objetividade.  

Para formular tal propósito, é indispensável o desenvolvimento científico, evoluiu-se a Física como uma das disciplinas científicas para compreensão da natureza.

O objetivo da Física é estudar sistematicamente, os fenômenos da natureza, no uso constante de um método rígido na aplicação de princípios específicos, disciplinados pelo campo da experimentação.

No seu campo específico a Física tem como finalidade compreender, o estudo das propriedades da matéria os níveis de organização e das leis, fundamentais de seu movimento e transformação.

As leis devem ser elaboradas na linguagem matemática com a finalidade sempre de atingir o maior número possível de fenômenos, no uso permanente do método indutivo.

A definição da Física como Ciência da natureza enfrenta, no entanto, a questão necessária do método adequado a questão da qualificação e ao mesmo tempo ao limite do campo das aplicações indispensáveis a essa Ciência em processo de compreensão.

 Os pares das Ciências da natureza são imensos, sem dizer que a Física no seu campo de estudo está em permanente mudança, graças a novos instrumentos de pesquisa científica.

 Com efeito, a ideia que as mudanças competem ao as Ciências do espírito, não faz mais sentido aos nossos dias, por atender referências diversas aos demais significados elaborados.    

Considerados os fundamentos químicos e biológicos da matéria, entendem-se também como conteúdos dessas disciplinas outros níveis diferenciados de estudos.

 Níveis microscópicos básicos da matéria subnuclear, nuclear, atômico e molecular, além naturalmente de quatro modos de organização os denominados estados: gasoso, sólido, líquido e plasmático.

 Suas leis de transformação dos movimentos foram elaboradas diante de certas interações básicas:  eletromagnética, interação forte e interação fraca. As últimas atuam especificamente nos domínios fundamentais dos níveis: nuclear e subnuclear.

Alguns cientistas acham que é necessário excluir do domínio da Física certos aspectos que constituem como fundamentos de outras Ciências da natureza.

 O que imagino a esse respeito, existe certa radicalidade, ao fato de constituírem campos interdisciplinares, a respeito naturalmente  das disciplinas:  a biofísica, a geofísica e a físico-química.

Em uma epistemologia mais coerente o estudo é desenvolvido do ponto de vista da Física, mas o objeto de estudo pertence  outras áreas. Apenas esse entendimento.

O que é naturalmente diferente em entendimento a astrofísica, em relação aos objetos de estudos servem a natureza dos testes desenvolvidos como  dos conhecimentos fundamentais a compreensão do desenvolvimento da Física.

Outra questão a ser considerada a respeito dos domínios filosóficos aparece implicitamente no conceito exposto acima, nas seguintes propriedades as leis dos movimentos da matéria.

 As referidas existem independentemente dos procedimentos epistemológicos empregados para elaboração do saber. O que está sendo refletido,  pertence à teoria do conhecimento.

Boa parte dos físicos, por não ter domínio da Filosofia como Ciência dos fundamentos,  acreditam que o mundo material preexiste com suas leis próprias não associadas as teorias dos fundamentos.

Acham o que eles descobrem representam a imagem da materialidade e não percebem as diferenças das crenças dos paradigmas. O  que é mais da projeção ideológica e não do significado da realidade do fenômeno enquanto tal.

As teorias filosóficas relacionam-se com as etimologias de espaço e de tempo, a questão da  matéria e do movimento, compreensões outras  como os limites da existência do universo e  as categorias  deterministas  e efeitos das  causalidades.

As fronteiras técnicas as origens empíricas da Física, a constituição de modelos experimentais e instrumentos de medidas. A Física ora cria e aperfeiçoa esses instrumentos, ora os busca em outras áreas de estudo.

O entendimento dos proveitos da Física para a criação  técnica de instrumentos aproveitáveis pelas diversas Ciências o que levou a mesma a esforços e recursos humanos com o objetivo de explorá-la sistematicamente a objetivos complexos de outras necessidades técnicas.

Edjar Dias de Vasconcelos.